Museu da Língua Portuguesa terá novo dia gratuito até o fim do ano; veja como funciona

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Museu da Língua Portuguesa terá entrada gratuita em todos os fins de semana até 31 de dezembro. A gratuidade aos sábados e domingos para todos os públicos começou a valer em junho e, agora, será estendida até o fim do ano. Segundo comunicado do museu, a medida ajuda a movimentar a região no dia em que o comércio fica fechado no Bom Retiro e na Santa Ifigênia, na região central de São Paulo.

O museu fica na Estação da Luz e pode ser acessado por trem ou metrô. Quem desembarca na Luz não precisa sair da estação, pois há um acesso direto.

Aos sábados, o museu oferece uma vez por mês outras atividades gratuitas, como trocas de livros e saraus. Nos domingos, a atividade paralela é o projeto Domingo no Museu, com uma apresentação artística. Além disso, o coletivo Aqui que a gente brinca! organiza jogos e brincadeiras.

O Museu da Língua Portuguesa fica fechado apenas às segundas-feiras. Nos outros dias da semana, crianças de até 7 anos, professores e funcionários das redes públicas de ensino também entram de graça. Para o restante do público, o ingresso custa R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).

Os visitantes têm acesso à exposição principal e à mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil. A exposição principal tem diferentes instalações audiovisuais, como a Nós da Língua, que apresenta a língua portuguesa falada em outros países. Na Palavras Cruzadas, o visitante conhece a origem de diferentes palavras do português.

A mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil tem curadoria do o músico e filósofo Tiganá Santana e fica em cartaz até 31 de janeiro. Esse espaço destaca a influência das línguas africanas, como iorubá e efe-fon, no português falado no Brasil.

Em outra categoria

Ao participar do programa Good Morning America, na manhã desta segunda-feira, 25, o cantor e compositor britânico Elton John revelou à repórter Robin Roberts que perdeu a visão do olho direito devido a uma infecção que contraiu em uma viagem pelo Sul da França. Por conta da situação médica, o lançamento do novo álbum do Rocket Man precisou ser adiado.

As complicações aconteceram em julho, mas só agora o caso veio à público.

"Tenho esperanças e quero acreditar que ficará tudo bem. Mas, no momento, estou travado. Posso até dar entrevistas, mas ainda não consigo gravar em estúdio porque não consigo enxergar as letras", disse à repórter Robin Roberts. Apesar disso, Sir Elton John buscou tranquilizar fãs: "Vai ficar tudo bem".

Ainda Estou Aqui, filme pelo qual Fernanda Torres está sendo aclamada internacionalmente no papel de Eunice Paiva, já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas. Nesta segunda-feira, 25, a atriz compartilhou fotos de quando fez uma visita ao túmulo de Eunice.

"Há um ano, se encerravam as filmagens de Ainda Estou Aqui e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice", escreveu Fernanda no Instagram. Veja aqui.

Eunice Paiva, advogada e símbolo da luta contra a ditadura militar, está no centro da narrativa contada nas telas pelo diretor Walter Salles, a partir do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e do político Rubens Paiva.

O desaparecimento e assassinato de Rubens (vivido por Selton Mello no filme) foi um dos mais emblemáticos casos de violação de direitos humanos durante o regime no País.

Zahie Téllez, jurada do Masterchef México, foi sequestrada enquanto dava uma entrevista ao vivo via Zoom no último sábado, 23.

Ela estava acompanhada do marido, Alberto Escobar, quando foi abordada pelos sequestradores. Os criminosos estavam armados e interromperam a transmissão. Em seguida, os entrevistadores avisaram as autoridades.

Após o sequestro, a Secretaria de Segurança e Proteção Cidadã de Morelos, no México, confirmou que o casal foi resgatado em segurança. "Uma pessoa foi detida e conseguimos resgatar com vida e sem ferimentos as duas pessoas privadas de liberdade", disse Miguel Ángel Urrutia, oficial responsável pelo caso.

De acordo com a CNN do México, Zahie e Alberto foram localizados na zona norte da cidade de Cuernavaca, capital de Morelos, sem ferimentos. A jurada não se pronunciou sobre o sequestro.