Frente fria forte já tem data para chegar a São Paulo após onda de calor; saiba quando

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os casacos acabaram de voltar para o armário, mas já existe uma data para você tirá-los de lá: a primeira frente fria forte de setembro já está no radar dos meteorologistas.

Segundo a empresa Climatempo, a próxima onda de frio deve avançar por São Paulo e boa parte da Região Centro-Sul do País a partir do dia 19 de setembro. A data é próxima ao início da primavera (22 de setembro).

"A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns Estados", diz a Climatempo.

Antes da chegada do frio, a temperatura deve ficar alta, com índices muito baixos de umidade do ar. De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, essa onda de calor deve ser mais intensa que as duas anteriores, de março/abril e maio, tanto em duração quanto nos níveis de temperatura.

"Uma massa de ar quente já cobre o Brasil e vai se fortalecer muito nesta primeira semana de setembro, ganhando ainda mais intensidade e se expandindo para o Sul na segunda semana de setembro com temperaturas atipicamente elevadas e calor intenso até em áreas mais ao Sul do País em que as temperaturas muito altas não são frequentes nesta época do ano", diz a empresa de meteorologia.

A umidade do ar pode atingir valores de emergência - abaixo dos 12% em muitas áreas do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, no nordeste do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

A Defesa Civil fez também alerta para o risco de queimadas no interior paulista, que foi castigado por uma sequência recorde de focos de fogo em agosto. A Fundação Florestal de São Paulo fechou 80 unidades de conservação no Estado diante do alerta para incêndios.

No dia 7 de setembro, por exemplo, mais da metade do Estado de São Paulo estará com temperaturas 5°C acima da média histórica. Em praticamente todo o País, os termômetros devem marcar temperaturas de 1°C até 5°C acima do normal.

"Essa nova onda de calor está ligada às condições normais do clima. Isso não é anormal de acontecer nesta época", afirmou o meteorologista Luiz Felippe Gozzo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em entrevista ao Estadão.

"O aquecimento global colabora fazendo com que essas coisas sejam cada vez mais frequentes. Já houve algumas ondas de calor durante o verão deste ano e essa repetição é relacionada às mudanças climáticas", continua ele. "Mas não podemos dizer com base em um único caso - este de setembro -, porque existem outros fatores colaborando para que aconteça."

Em outra categoria

Frejat publicou um comunicado demonstrando a sua insatisfação com o fato de ter seu microfone desligado antes do fim de seu show no Allianz Parque no último sábado, 23, em São Paulo, quando fez uma apresentação de abertura para Lenny Kravitz.

"Indignado com o desrespeito que sofri ontem no fim do meu show de abertura da apresentação de Lenny Kravitz, no Allianz Parque, em São Paulo. Venho agradecer o carinho e o apoio do público presente que aplaudiu e cantou em cena aberta a canção que estava sendo tocada, que seria a última do meu show", escreveu.

Em seguida, Frejat concluiu: "Agradeço também a todas as postagens de apoio e indignação pelo ocorrido. Muito obrigado, de coração. A gente se vê por aí". Veja o comunicado aqui.

Eliezer usou seu perfil no Instagram para revelar que passou por uma cirurgia cardíaca de emergência recentemente poucos dias antes do nascimento de seu filho, Ravi, fruto de seu relacionamento com Viih Tube. Além do procedimento, ele chegou a ser internado numa UTI.

"Foi um grande susto. Está tudo bem agora. Não contei por alguns motivos pessoais, o principal deles é que estava acontecendo muitas coisas e eu não queria preocupar a minha família, que mora em Volta Redonda. [Estávamos] muito ansiosos pela expectativa do trabalho de parto", explicou.

Eliezer continuou: "O que aconteceu foi que três dias antes de a gente ter o Ravi eu passei por um cateterismo de emergência. Cheguei a ficar na UTI por um dia, internado".

Ravi, fruto de seu relacionamento com Viih Tube, nasceu em 11 de novembro de 2024. Nos dias seguintes, sua mulher também precisou ser internada na UTI para tratar algumas questões de saúde. Atualmente, todos já receberam alta e se reuniram em casa.

Gustavo Mioto e Ana Castela, cantores sertanejos que também formam um casal, receberam uma homenagem no quadro Tamanho Família do Domingão Com Huck deste domingo, 24. Entre músicas, ouviram depoimentos, por vídeo ou presenciais, de parentes no palco da atração.

Um deles foi feito pelo pai de Mioto, que apareceu em um cenário indicando um ônibus: "Oi, filho. Isso aqui é um símbolo daquele dezembro de 2011 que eu fui te encontrar na rodoviária em Votuporanga, onde eu tinha certeza de que você ia desistir e eu estava torcendo pra isso."

"Você entrou no meu carro todo sujo, a gente cheio de ideias. 'E aí, meu filho?'. 'Não, pai. Tenho certeza de que é isso que eu quero pra minha vida'. E naquele dia eu te abracei não só como pai, como seu empresário. A gente está junto até hoje e vamos até onde der", continuou. Gustavo chorou durante a homenagem.

Os convidados falaram sobre seu relacionamento quando questionados por Luciano Huck: "Eu prefiro vocês sentados juntinhos, assim. Achei mais fofo do que um em cada sofá, separados pela distância. Vocês têm tempo de namorar? Vocês se encontram quantas vezes?"

"Praticamente toda semana. Até pelas agendas, é ok, até mais. [Ana trabalha de quinta a domingo], eu faço sexta, sábado, sou mais velho, já não aguento tanto. Às vezes faço show perto", comentou o músico. O casal ainda destacou que Gustavo Mioto mora sozinho, enquanto Ana Castela mora com os pais.