Por que o céu está mais alaranjado? Seca e poluição ajudam a explicar

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um céu mais alaranjado tem sido observado em São Paulo nos últimos dias. A cena, que até pode ser bonita aos olhos, na verdade se dá em decorrência da camada de poluição acumulada sobre a cidade, assim como por efeito de queimadas mais frequentes. O tempo seco favorece tanto o acúmulo de partículas como o surgimento de focos de incêndios florestais e demanda mais atenção para cuidados de saúde.

A cor mais alaranjada do que o comum ocorre porque a frequência vermelha, emitida pelo sol, tem menor interação com as partículas de poluição, como poeira e fumaça. Devido à poluição, está sendo possível enxergar o reflexo de uma frequência que não é tão aparente em condições normais, segundo a explicação do meteorologista do Climatempo César Soares.

"Da mesma forma como a composição de oxigênio da atmosfera ressalta a coloração azul do céu, as partículas de poluição ressaltam as tonalidades vermelhas", diz o especialista.

O meteorologista Franco Vilella explica ainda que as partículas de poluição em suspensão na atmosfera mudam o índice de refração atmosférico, o que faz com que o espalhamento da luz solar se dê na cor vermelha, o chamado "espalhamento de Rayleigh".

"Quanto mais próximo do pôr-do-sol e do horizonte, maior é a camada de atmosfera que o raio solar tem que atravessar para chegar no nosso olho, pois o sol está mais 'baixo'. Então mais avermelhado fica, porque o raio solar encontra mais do material particulado (poluição) antes de chegar no olho", ele diz.

A seca é outro fator que influencia na aparição do fenômeno, já que a chuva e o vento "limpam" as partículas de poluição da atmosfera.

Além disso, as queimadas também podem afetar a tonalidade do céu, pois liberam carbono para a atmosfera, que também causam o mesmo efeito que a poluição.

"Como não estamos com chuvas frequentes em várias áreas do Brasil, o que é transportado (na atmosfera) é de mais partículas e carbono em suspensão, e por conta das queimadas a gente tem uma condição mais favorável", afirma Soares.

A junção da poluição, seca e queimadas causam impactos muito além da coloração do céu, podendo afetar inclusive a saúde humana. Não é incomum sintomas como garganta seca, irritação das vias aéreas, ardência nos olhos e, em casos mais extremos, até mesmo problemas cardíacos e pulmonares.

Em outra categoria

O BBB 25 começou com um "esquenta" do Sincerão, dinâmica que acirra os ânimos da casa, na noite desta terça-feira, 14. Cada dupla teve de avaliar as primeiras impressões sobre os demais brothers e escolher entre participantes que "jogam no seu time" e que querem "fora do seu jogo".

A dupla que obteve mais votos para ficar "fora do jogo", Guilherme e Joselma, dormiu fora da casa. Os dois ficaram empatados com Marcelo e Arleane, Vinicius e Aline, Diego e Danielle Hypolito, mas foram escolhidos por Camilla e Thamiris e por João Gabriel e João Pedro, os mais votados na categoria para "jogar no time" dos brothers, para enfrentarem a consequência do jogo.

O Prêmio Bafta (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) anunciou na manhã desta quarta-feira, 15, os indicados das 25 categorias, entre filmes britânicos e internacionais. O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O apresentador desta edição do Prêmio Bafta, que anuncia os vencedores no próximo dia 16 de fevereiro, é David Tennant (Doctor Who e Belas Maldições).

Fernanda Torres corrigiu a repórter da W Magazine que pensou que Fernanda Montenegro, de 95 anos, estava morta, durante uma entrevista publicada nesta terça-feira, 14. A entrevistadora disse que ela "era uma atriz muito famosa". "Era? Ela ainda é!", respondeu Fernanda Torres, de 59 anos.

"Ela acabou de ganhar o Guinness", comentou a atriz premiada com o Globo de Ouro, sobre a mãe. "O teatro lhe deu mil vidas. Ela era a filha de uma família muito simples, e através do teatro ela viveu a vida de rainhas, assassinas, o que ela quisesse".

"Minha mãe é o tipo de atriz que pensa que o teatro é a melhor coisa que existe. Ela quase sente pena pelas pessoas que não sabem o prazer do teatro", completou.

A atriz comentou também sobre o pai, Fernando Torres, que também foi ator e morreu em 2008: "Eu fui criada nas asas do teatro [...] Eu não poderia escapar. Então paguei muitas horas em terapeutas. Não sei como eu consegui", brincou, por fim.