Fumaça cobre Brasília após fogo no Parque Nacional; escolas suspendem atividades presenciais

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O incêndio no Parque Nacional de Brasília, que começou neste domingo, 15, encobriu a capital federal de fumaça durante a madrugada e manhã desta segunda-feira, 16. Como resultado, escolas - especialmente aquelas situadas próximo ao parque, na região da Asa Norte - suspenderam aulas. A Universidade de Brasília (UnB) também optou por não realizar atividades presenciais.

Em razão da queimada, é possível avistar pessoas usando máscaras para evitar a inalar a fumaça, que até dificultou a vista de quem transitava pelas ruas no começo da manhã.

A Secretaria da Educação do Distrito Federal permitiu que escolas próximas às áreas afetadas tenham autonomia para suspender as aulas caso identifiquem riscos à saúde dos alunos. Até o momento, o CEF 306 Norte, o Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN), o CEM Paulo Freire, na 610 Norte e o Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (CELAN) suspenderam as aulas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou o Parque Nacional no domingo e reuniu-se com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda para tratar das mudanças climáticas e dos incêndios que assolam o Brasil.

A queimada na região perdura. Por volta das 12h desta segunda, havia um efetivo de cerca de 70 combatentes, entre eles integrantes do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) e do governo federal.

Segundo o CBMDF, o fogo é considerado de "grandes proporções", mas está sob controle. Os combatentes, porém lidam com cautela, muito em razão do clima seco e demais circunstâncias climáticas.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar as causas do incêndio que atingiu o parque. As investigações já estão em andamento.

No domingo, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou uma série de medidas a serem adotadas pelo governo federal para conter a devastação em biomas como a Amazônia e o Cerrado. Entre elas, a abertura de crédito extraordinário, fora do arcabouço fiscal, para fazer frete à devastação. Essa pauta, aliás, foi defendida pela ministra Marina Silva em audiência no Senado há duas semanas.

Em outra categoria

Durante uma conversa na madrugada desta segunda-feira, 17, a participante Aline revelou novos detalhes sobre sua vida amorosa fora do Big Brother Brasil 25. Em papo com Guilherme e Vinícius, a confinada deu a entender que já se relacionou com um famoso antes de entrar no programa.

"Aqui dentro é todo mundo igual", comentou a participante. Os três estavam conversando sobre a presença de celebridades no reality show. "Acho que estava falando de Diogo na época, que eu estava gostando dele", afirmou a sister. No começo do jogo, ela engatou um romance polêmico com o ator Diogo Almeida, que entrou como camarote no programa, mas já foi eliminado.

"Eu estava considerando várias possibilidades, dentre elas, eu falei: 'Se ele estiver se achando porque é artista, deixa eu dizer uma coisa para ele: 'Para mim não diz nada'. Diga aí, Vini, que eu tenho uma carreira tão linda lá fora", riu a participante.

Após dar a entender que já havia se relacionado com algum ator, Aline reforçou a fofoca. A policial militar conversou com Vitória Strada, que também é atriz, e sugeriu que ela também conhece o affair misterioso.

"Eu acho que tu conhece. Acho não, tenho certeza", afirmou Aline. "No dia que Guilherme souber, vai cair para trás... Quem é a pessoa", brincou Vinícius. "Ou 'as pessoas', né?", rebateu Aline, rindo. "Aline, se poupe", riu o amigo, antes de completar: "Estou te poupando, mas você não se poupa, é difícil. Aline é Camarote".

Daniele Hypolito comentou sobre a postura de Renata no BBB 25 e questionou a confiança da sister nas informações que recebeu durante a dinâmica da Vitrine do Seu Fifi.

A ginasta afirmou que a percepção do jogo pode ser distorcida e que ouvir um grupo de pessoas não significa saber tudo o que acontece dentro da casa.

"Eu não vou sair brigando com as pessoas, no momento certo eu vou falar", disse Daniele. Em conversa com Maike, a ginasta comentou que ouviu algo na conversa de Guilherme que lhe causou estranhamento.

"Falei para o Maike que eu ouvi que eles falaram uma coisa na conversa do Gui, com o Gui, que ficou um ponto de interrogação na minha cabeça. Só que, na hora do calor ali, eu não ia levantar do sofá para ir lá questionar", explicou.

Mesmo sem atritos diretos com Renata, Daniele acredita que a sister pode estar exagerando na confiança sobre as informações externas. "Gosto muito? Gosto. Não tenho problema? Não tenho. Mas achar que sabe de tudo, porque algumas pessoas falaram algumas coisas para ela... está dando um tiro no pé", criticou.

Mais tarde, em conversa com Guilherme e Aline, a ginasta voltou a comentar sobre a influência da Vitrine do Seu Fifi. Para ela, as informações recebidas por Renata podem não refletir a opinião geral do público.

"O negócio do Fifi é legal, porque realmente eu acho que tem informações que são válidas de chegar, mas cara, não é porque você escutou um grupo de pessoas que você sabe tudo que está realmente acontecendo", afirmou.

Daniele argumentou que as interações na dinâmica são limitadas e não representam a totalidade do público do programa. "Por mais que tenha ido muita gente, perto do nosso País e perto das pessoas que assistem ao BBB, é muito pouco", disse.

Além disso, ela apontou que as pessoas que comparecem à Vitrine já podem ter torcida definida, o que influencia nas mensagens que passam aos participantes. "Muita gente que acaba indo, quando sabe que é a pessoa que foi votada, às vezes é muita gente que torce por ela, então não vai levar informação que não seja legal ou que as pessoas não achem que seja favorável para ela", concluiu.

Ana Maria Braga se tornou um dos nomes mais comentados das redes sociais na manhã desta segunda-feira, 17. A apresentadora iniciou o Mais Você com a música Malandragem, de Cássia Eller, e dividiu opiniões ao mandar um beijo para a cantora, que morreu em 2001.

"Beijo, Cassinha", disse ela.

Ana Maria Braga também errou a data do programa, alegando que seria dia 14 de março, mas foi corrigida por Louro Mané.

O comentário da apresentadora gerou repercussão na internet. Alguns defenderam a comunicadora, alegando que Cássia recebeu seu carinho onde estiver.

"Acho que é modo de falar, gente. Uma forma de dizer que ainda sente carinho pela cantora, mesmo ela não estando mais entre nós", escreveu um.

Outros internautas acreditam que a apresentadora errou no comentário.

"Faz anos que fica assim perdida no ar. Parece totalmente alheia ao mundo", disse um. "Ana Maria uma das piores leitoras de teleprompter. O texto na boca dela fica inverossímil", criticou outro.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais