Em meio a queimadas, Janja diz que crise do clima piorou e cita terrorismo climático na ONU

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em meio às queimadas no Brasil, a primeira-dama, Janja da Silva, afirmou que a crise do clima está se agravando e que a resposta global não está sendo rápida o suficiente. Em discurso na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, ela também destacou a atuação de terroristas climáticos.

"O contexto global se agravou, estamos vivendo crises que se interconectam e se retroalimentam", disse Janja, durante o 'SDGs in Brazil', realizado pela rede brasileira do Pacto Global da ONU. "A crise climática que se acelera, com eventos extremos se espalhando pelo mundo, com um custo humano e material enorme", emendou a primeira-dama.

Sem citar especificamente o Brasil, Janja disse que as enchentes, as secas prolongadas, e os incêndios estão cada vez mais "frequentes e intensos" em todas as regiões do mundo. "A resposta global às mudanças climáticas não tem sido rápida o suficiente para diminuir seu impacto sobre nossas vidas e futuros", avaliou.

Ela também criticou o que chamou de terrorismo climático, mencionando fala dita pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. "Como se não bastasse o desafio premente de nos prepararmos e nos adaptarmos para esses eventos extremos enquanto eles se aceleram, ainda precisamos lidar com ações e interesses criminosos de terroristas climáticos, como bem disse a ministra Marina Silva."

Janja afirmou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs uma agenda internacional focada na "cooperação, na solidariedade e no bem comum". E, conforme ela, tem a "urgência e ousadia necessárias para os grandes desafios do combate às desigualdades e à crise climática".

O petista é pressionado na política interna por causa das queimadas, e isso deve se refletir também no cenário internacional, durante a sua passagem pelos Estados Unidos.

A primeira-dama desembarcou em Nova York antes do presidente Lula, que chega somente no sábado, dia 21, para participar da Assembleia-Geral da ONU, na próxima semana. Janja não estava prevista no cronograma do evento 'SDGs in Brazil', mas a organização informou que ela havia sido convidada e que confirmou sua presença apenas hoje.

Em outra categoria

Vitória Strada foi a vencedora da Prova do Líder no BBB 25 na noite desta quinta-feira, 20. João Gabriel teve uma diferença de apenas 2 mil pontos da sister e quase assumiu a liderança do programa pela segunda vez.

Vinícius apertou o "botão misterioso" no gramado da casa nesta quarta, 26, e pôde escolher um dos participantes para vetar. Ele indicou Maike. Logo em seguida, o brother cumpriu o desafio do Quarto Misterioso e, além de ir para o VIP e receber imunidade, vetou também Vilma.

Além de Vinícius, que já estava no VIP, Vitória escolheu Thamiris e Diego Hypolito para o grupo.

O desafio envolveu habilidade. Na dinâmica, os jogadores tiveram de caminhar em uma esteira e apertar botões que correspondessem a imagens exibidas em celulares posicionados à frente. Venceu a prova quem juntou mais pontos.

A dinâmica dessa semana será diferente: desta vez, o anjo vai ter poderes em dobro. Além de imunizar uma pessoa, o vencedor terá de indicar outra ao paredão. A próxima eliminação ocorre na terça-feira, dia 4.

Blake Lively usou suas redes sociais para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. A atriz morreu na quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

As duas atuaram juntas em Gossip Girl, interpretando, respectivamente, Serena e Georgina. "Ela era eletricidade. Você sabia quando ela entrava na sala porque a vibração mudava. Tudo que ela fazia, ela fazia 200%", escreveu.

A mulher de Ryan Reynolds usou uma foto de quando conheceu Michelle pela primeira vez.

"Abrace aqueles que você ama e amou. O mundo perdeu uma pessoa profundamente sensível e boa em Michelle. Que seu trabalho e seu enorme coração sejam lembrados por aqueles que tiveram a sorte de vivenciar seu fogo."

Ed Westick, Chace Crawford, Jessica Szhor e Taylor Momsen, que também participaram de Gossip Girl, foram outros nomes que homenagearam a atriz.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Katy Perry irá viajar ao espaço em uma missão da Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, dono da Amazon.

O anúncio foi feito pela empresa nesta quinta-feira, 27. A data de lançamento não foi revelada.

A missão é chamada de NS-31, já que será o 31° lançamento do foguete New Shepard, além de ser 11° com passageiros.

Lauren Sánchez, namorada de Bezos, irá acompanhar a cantora. A tripulação da viagem será exclusivamente feminina. Além das duas, a cientista da Nasa Aisha Bowe, a pesquisadora em bioastronáutica Amanda Ngueyn, a jornalista Gayle King e a produtora cinematográfica Kerianne Flynn também serão passageiras do voo.

Elas participarão de um voo suborbital, ou seja, a nave não irá superar a atmosfera terrestre.

Confira aqui