Mariana e Brumadinho: gigantes da advocacia deixam ação no STF após ingresso de outras bancas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma debandada inesperada de gigantes da advocacia de uma ação no Supremo Tribunal Federal provoca inquietação na classe. Seis bancas renomadas, titularizadas por Gustavo Binenbojm, Floriano de Azevedo Marques Neto, Beto Vasconcelos, Rodrigo Mudrovitsch, Eduardo Damião Gonçalves e Augusto de Arruda Botelho, renunciaram à representação do Instituto Brasileiro de Mineração em um processo sensível e de larga repercussão após a constituição dos escritórios Warde Advogados e Xavier Gagliardi Inglez Verona e Schaffer Advogados para também patrocinar os interesses do IBRAM no STF.

A reportagem do Estadão pediu manifestação do IBRAM. O espaço está aberto.

O Instituto representa as empresas e instituições com atuação expressiva no setor mineral e reúne mais de 200 associados.

O grupo de advogados renunciou à causa após receber a comunicação, na terça-feira, 24, da contratação e o ingresso das outras bancas na causa.

"Agradecemos a confiança que nos foi depositada até o momento, desde a formulação da tese, ajuizamento da ação, audiências e defesa dos direitos do IBRAM, e informamos, nesta oportunidade, que renunciaremos aos mandatos outorgados para atuação no processo", registraram em carta encaminhada ao Instituto na quinta, 25.

Dois escritórios que deixaram o processo - Gustavo Binenbojm e Associados e Mattos Filho - impetraram a petição inicial do caso no STF em junho deste ano. O pedido do Instituto Brasileiro de Mineração é para que a Corte máxima barre a participação de municípios em processos judiciais no exterior.

O instituto alega que as cidades buscam "fugir" do regime constitucional brasileiro.

Segundo o processo, o ajuizamento de ações judiciais no exterior, por municípios brasileiros implica em "violações aos princípios que devem reger toda a atividade administrativa, como a publicidade, a moralidade e a legalidade".

Ao acionar o Supremo, o IBRAM deu destaque às ações movidas na esteira de Mariana e Brumadinho, tragédias ambientais que chocaram o mundo. Mariana, em novembro de 2015, deixou 19 mortos. Brumadinho fez 270 mortos, sob um mar de lama, em janeiro de 2019. Milhares de famílias quedaram desamparadas.

O Instituto sustenta que a avaliação dos desastres por Cortes estrangeiras gera um "esvaziamento da jurisdição brasileira" que prejudica "esforços de operacionalização da reparação dos danos dos dois acidentes".

Em outra categoria

O ator Thomaz Costa passa bem após um susto médico que o obrigou a ser internado e passar por uma cirurgia de emergência. Na madrugada desta terça-feira, 3, Costa acordou com fortes dores abdominais e foi ao hospital após se medicar e não melhorar.

Em seu perfil no Instagram, o ex-Carrossel compartilhou ao longo da madrugada sua admissão no hospital e sua apreensão com o procedimento cirúrgico. "Tô vivo, gente", disse em sua primeira postagem após a cirurgia, que foi um sucesso.

"Eu capotei com a anestesia. Quando acordei, já estava fora da sala cirúrgica, super enjoado, tomei remédio e fui melhorando", relatou o ator. Ele ainda agradeceu aos seus seguidores pelos pensamentos positivos e orações direcionadas a ele.

Algumas horas após a cirurgia, Costa voltou a postar em suas redes sociais. Em um vídeo, o ator aparece andando pelo quarto do hospital e afirma que está praticamente sem dor. "Nunca mais vou ter esse problema na minha vida, não preciso mais me preocupar com apêndice", disse Costa, revelando o que o levou ao médico.

Lutas, conteúdos adultos e religião

Nos últimos anos, o ator Thomaz Costa viveu diferentes momentos em sua vida. O rapaz, que hoje está com 24 anos, chegou a vender conteúdo adulto na internet, mas se afastou da prática para se aproximar da religião evangélica.

Nas redes sociais, Costa fala sobre sua nova fase e chegou a afirmar que está há meses sem fumar maconha ou fazer sexo. Ele, que está solteiro, disse que só voltará a se relacionar sexualmente com alguém após o casamento.

"Já senti vontade, mas é uma vontade total da carne. Tenho certeza que não demoraria dois minutos para me arrepender se eu errasse", afirmou Costa em resposta aos seus seguidores.

O nome do ator também ficou em evidência nos últimos anos por conta das lutas de boxe que ele participa. Costa se tornou um dos lutadores mais badalados em eventos como a Fight Music Show, torneio que reúne influenciadores, artistas e boxeadores profissionais.

Em fevereiro de 2025, ele foi derrotado por Luiz Otávio Mesquita em uma luta polêmica da FMS 4. Já em outubro, nocauteou o ex-BBB Lucas Penteado na FMS 5.

Carlinhos Maia participou do programa De Frente com Blogueirinha na última segunda-feira, 2. Na entrevista, os dois influenciadores trocaram farpas, abordaram temas polêmicos e o resultado foi uma conversa cheia de tensões e, claro, risadas.

Já no começo da entrevista, a anfitriã comparou Carlinhos a Pabllo Vittar. "Sou tão famoso quanto a Pabllo", respondeu. O influenciador e a cantora tiveram um desentendimento nos bastidores de um trio elétrico em Salvador, conforme Carlinhos contou.

Mas o caldo entornou quando Blogueirinha chamou o entrevistado de "viado". "É uma gíria entre a gente, brincando, mas quando vira algo que muda sua identidade, o seu nome, a sua história, e você vira só um viadinho de madame, eu não gosto. Cada pessoa escolhe como quer ser chamada", disse.

Anitta também entrou na história. Blogueirinha questionou por que Carlinhos e a estrela pop tinham se afastado desde quando o influenciador se desentendeu com o colega Whindersson Nunes. "A gente [ele e Anitta] estava muito próximo. Ela foi lá para casa, dormiu lá, viajamos juntos... Mas aí veio o negócio do casamento, das polêmicas e ela se afastou até hoje", contou.

O influenciador revelou que se sentiu chateado quando o episódio ocorreu. "Mas hoje acho que foi a melhor coisa que aconteceu. Entendi que quem tem que estar comigo sou eu mesmo, pronto, acabou e um beijo! Ninguém é amigo de ninguém", alfinetou.

Em 2019, Whindersson, Anitta e outros tantos famosos foram convidados como padrinhos do casamento de Carlinhos e Lucas Guimarães. Whinderson e Luisa Sonsa, com quem era casado na época, não compareceram na celebração. Pouco tempo depois, o comediante desabafou em suas redes sociais que não tinha ido porque não gostava do modo como Carlinhos o tratava e que, inclusive, tinha sido bloqueado no WhatsApp. Anitta ficou do lado de Whindersson.

No fim da entervista, Blogueirinha pediu a Carlinhos Maia um objeto para o seu leilão beneficente, marcado para o próximo dia 9. Maia prometeu doar uma de suas joias. A renda do leilão será revertida à Casa 1, ONG de São Paulo que acolhe pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade social.

Os filhos mais novos de Claudia Raia e Edson Celulari, Luca e Chiara, respectivamente, se encontraram pela primeira vez no último domingo, 1º.

Um vídeo publicado no Instagram mostrou a reunião de Enzo Celulari, 27, e Sophia, 21, filhos do ex-casal de atores, com os caçulas, frutos dos casamentos dos atores com os atuais cônjuges.

Luca, de 1 ano, é filho de Claudia com Jarbas Homem de Mello, e Chiara, de 2 anos, é fruto da relação de Edson com Karin Roepke.

"Registro íntimo e cheio de amor de um dos dias mais emocionantes das nossas vidas - o primeiro encontro dos 4 irmãos. Amo vocês infinito", escreveu Enzo na legenda da publicação, feita na segunda-feira, 2. Veja aqui.

Os pais deixaram comentários carinhosos no vídeo. "Foi muito emocionante esse encontro. Quatro irmãos lindos e harmoniosos!", escreveu Edson Celulari. "Que coisa amada", comentou Claudia Raia.

Jarbas Homem de Mello descreveu o momento como "muito lindo e emocionante". Karin Roepke também deixou sua mensagem: "Que encontro doce e afetuoso. Lindo ver esse amor de irmãos. Amo vocês".

Nesta terça-feira, 3, Enzo ainda compartilhou uma foto do quarteto nos stories do Instagram.