Caso Anic: defesa de réu confesso diz que câmeras revelam conversa com viúvo de advogada

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Já estão em mãos da Polícia Civil do Rio as imagens e o áudio de uma câmera de segurança instalada na varanda da casa de Benjamin Cordeiro Herdy, viúvo da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, assassinada em 29 de fevereiro em Petrópolis, na região serrana. Segundo a defesa de Lourival Fatica, assassino confesso da advogada, o vídeo comprovaria que o marido foi o mandante do crime. A defesa de Benjamin já negou que ele tenha participado do assassinato e classifica a confissão de Lourival como "um ato de desespero e crueldade".

De acordo com Flávia Froes, a advogada de Lourival Fatica, a gravação vai revelar uma conversa de seu cliente com Benjamin em que os dois combinam o crime. Na última quinta-feira, 26, os peritos confirmaram que o corpo encontrado na casa de Lourival, cimentado em uma parede, era de fato da advogada Anic Herdy.

O próprio Lourival revelou onde colocou o corpo durante uma audiência na Justiça. A comprovação veio com a análise da arcada dentária.

Inicialmente Benjamin e Lourival teriam encenado um suposto sequestro para justificar o desaparecimento de Anic. Quando a polícia descobriu que essa versão não era verdadeira, Lourival confessou o crime, sem, no entanto, apontar o envolvimento do viúvo. Agora, ele apresenta uma terceira versão, segundo a qual cometeu o assassinato a mando de Benjamin.

De acordo com a defesa de Lourival, ele resolveu "revelar a verdade" quando percebeu que os próprios filhos poderiam ser envolvidos no crime e porque Benjamin não teria cumprido o trato de "cuidar de sua família". Agora, a defesa tenta comprovar esta nova versão. A gravação apreendida pela polícia seria a principal prova deste envolvimento.

Uma outra gravação, desta vez da câmera de um posto de gasolina, revelaria uma conversa dos dois combinando detalhes da versão do sequestro. A própria defesa admite, no entanto, que, sete meses depois, dificilmente esta segunda gravação estaria preservada.

Em nova entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, 27, Flávia Froes contou que, em janeiro, Benjamin teria feito a primeira proposta a Lourival para matar a mulher, mas ele teria recusado. Um mês depois, em fevereiro, uma nova proposta foi feita e, desta vez, aceita.

Segundo a advogada, o principal motivo para ele ter mudado de opinião foi o fato de Benjamin ter revelado que Anic abusava sexualmente da filha desde a infância. O suposto abuso, no entanto, não é narrado pela filha do casal no processo.

"Benjamin teria revelado a Lourival que Anic abusava da filha desde a infância", contou a advogada. "Além disso, o casal vivia brigando por questões de herança; a própria filha contou que Anic era muito violenta com o pai, que agredia o marido. Lourival contou também que Anic ameaçava o marido de morte, por conta das questões patrimoniais."

A advogada detalhou ainda como Lourival matou a vítima. Segundo ela, os dois foram a um motel para um encontro amoroso - Anic e Lourival eram amantes e, ainda segundo a advogada, Benjamin estava a par do caso. No motel ele a golpeou, matando-a. Depois, levou o corpo para casa, onde foi concretado junto a um muro de contenção que estava sendo erguido na garagem.

Lourival contou também que Anic tinha levado com ela para o encontro uma algema para brincadeiras sexuais que pertenceria à Polícia Civil do Rio e que teria emparedado a vítima com a algema presa ao pulso. De fato, a polícia encontrou a algema junto presa ao corpo.

A delegada Cristiana Bento, da 105.ª Delegacia de Polícia (Petrópolis), responsável pelo caso, no entanto, garantiu que a algema não é da Polícia Civil. A delegada contou ainda que o depoimento de Lourival foi muito fraco, e que ele caiu em contradição diversas vezes.

Relembre o caso

Anic tinha 54 anos, era advogada, estudante de Psicologia e casada com Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, herdeiro de uma família que foi proprietária de um importante grupo educacional no Rio. O casal vivia em Petrópolis, na serra fluminense.

Ela foi vista pela última vez em 29 de fevereiro saindo de um shopping de Petrópolis. Câmeras de vigilância do estabelecimento mostraram que ela parou o carro no estacionamento, trocou mensagens por celular e, minutos depois, saiu do centro comercial, atravessando uma rua.

No mesmo dia, Benjamin recebeu mensagem no celular informando que Anic havia sido sequestrada. As mensagens, enviadas do próprio celular da advogada, também traziam ameaças contra ela. Os sequestradores pediram R$ 4,6 milhões como resgate e orientaram o marido a não avisar a polícia.

O caso só foi informado à polícia 14 dias depois, por uma filha, e passou a ser investigado pela 105.ª DP (Petrópolis). Àquela altura, o montante pedido pelos supostos sequestradores já havia sido pago e um áudio de conversa de telefone entre Benjamin e Lourival foi gravado pela filha.

Quatro suspeitos foram presos, incluindo Lourival, que seria um homem de confiança da família e o mandante do crime. Ele se apresentava como policial federal, mas, segundo as investigações, nunca integrou os quadros da corporação. Além dele, um casal de filhos e uma mulher com quem ele teria um caso também foram presos.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) apresentou denúncia contra os suspeitos. Os investigadores tiveram acesso aos telefones de todos os envolvidos e cruzaram dados de localização do dia do sequestro e do pagamento dos resgates.

Segundo mostrou o Fantástico, da TV Globo, foi possível comprovar que Lourival não esteve em uma favela para supostamente pagar os criminosos - mas sim em uma concessionária na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde comprou uma caminhonete avaliada em R$ 500 mil e uma moto. Também adquiriu 950 aparelhos celulares, que foram levados a uma loja da família.

Os filhos estiveram na concessionária com o pai, e a mulher chegou a viajar a Foz do Iguaçu, no Paraná, para resolver pendências relativas à aquisição dos celulares. Os três também teriam ajudado a ocultar os valores do resgate.

Em outra categoria

Vinícius de Oliveira, que ficou conhecido por ter protagonizado o filme Central do Brasil ao lado de Fernanda Montenegro, quando ainda era uma criança, em 1998, publicou em sua conta no Instagram um relato sobre seu reencontro com a atriz quase três décadas após as gravações.

O fato se deu durante um evento de pré-estreia do filme Vitória: "É sempre um carrossel de emoções encontrar a maior representante da cultura desse País, a amiga de longa data, nossa rainha Fernanda Montenegro."

"Foi mais uma vez único, mas, como sempre, de aprendizado de vida. Estar ao lado dela me faz todo ouvidos. Sua paixão pela arte e pela vida é tamanha que o 'pouco' tempo que pudemos estar ali foi suficiente para eu repensar o entendimento da vida", refletiu Vinícius de Oliveira.

Em seguida, o ator explicou: "Afinal, aos 95 anos, com total capacidade intelectual e física, Fernanda veio do Rio, estava fazendo toda a social e, dali a algumas horas, partiria para o Rio novamente porque teria ensaio a tarde na ABL para a noite, então, fazer sua apresentação de 14 textos diferentes de literatura."

"Que artista, que ser humano é Fernanda Montenegro! Passarei a vida agradecendo esse acontecimento de mulher. Que ela siga nos brindando com sua arte. Obrigado e obrigado, Fernanda!", concluiu.

Em Central do Brasil, Vinícius de Oliveira deu vida ao menino Josué. Após a morte de sua mãe, no Rio de Janeiro, a personagem de Fernanda Montenegro, Dora, atravessava o País rumo ao Nordeste em busca do pai do garoto. O filme, dirigido por Walter Salles, concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.

Na tarde deste sábado, 15, no Big Brother Brasil 25, Gracyanne Barbosa reuniu os brothers na sala e pediu desculpas por ter pego a comida de outros participantes quando estava na Xepa. A informação foi revelada por Renata ao retornar da Vitrine Seu Fifi, onde recebeu informações do público que a observou em um shopping do Rio de Janeiro. A revelação abalou a musa fitness, que já havia desabafado sobre o assunto durante a madrugada.

"Eu queria pedir desculpas para todos vocês. Acho que a maioria já sabe que eu estava pegando comida. Não espero que ninguém entenda. Eu só queria explicar o que aconteceu comigo: não foi por ficar com fome, nem nada, mas é que o fato de que a gente ter pouca coisa me levou para um lugar que eu nunca mais achei que eu ia visitar", começou.

"São coisas que eu nunca compartilhei com ninguém, que eu não queria que ninguém soubesse, não queria dividir com ninguém, de quando eu passei fome, de quando eu tinha que comer do lixo. Aqui dentro, sabendo que eu estava sendo filmada, eu sabia que todo mundo ia saber. Eu não consegui controlar, porque, na minha cabeça, eu ia precisar de novo", completou.

"Peço desculpas para todo mundo. Sei que ninguém tem nada a ver com isso. Eu sei que é errado, mas eu não queria compartilhar isso porque não queria que a minha mãe soubesse. É uma coisa que eu passei que já passou, sabe", finalizou.

Esta matéria complementa com mais informações o texto enviado anteriormente.

Mais uma Prova do Anjo foi disputada na casa do Big Brother Brasil 25 neste sábado, 15 de março. João Gabriel saiu como vencedor e poderá escolher uma pessoa para imunizar do Paredão neste domingo, 16.

Antes da disputa, os brothers realizaram um sorteio e cada sorteado teve que vetar outra pessoa da Prova. Veja quem foi vetado:

- Diego Hypolito vetou Gracyanne Barbosa

- Renata vetou Aline

- João Gabriel vetou Vitória Strada

- Vinícius vetou Renata

- Aline vetou Eva

Já na Prova, os brothers precisavam jogar um dado por cima de uma trave e, dependendo do resultado, avançar por um tabuleiro. Quem caísse na Casa Dilema teria que enfrentar desafios que resultariam em atalhos ou caminhos mais longos.

Vencia quem chegasse primeiro ao final do tabuleiro. Além de se tornar o Anjo da semana, João Gabriel levou um prêmio de R$ 4,5 mil para casa, acumulado conforme ele avançava no jogo.

Nas primeiras três rodadas, Dona Delma saiu com vantagem e avançou na frente no tabuleiro. Nas rodadas seguintes, teve menos sorte e foi alcançada por João Gabriel, que empatou com a dona de casa na nona rodada. Depois disso, o brother assumiu a liderança e conquistou a vitória na 11ª rodada.

Quem foi para o Castigo do Monstro?

Após a vitória, João precisou escolher uma pessoa para sofrer o Castigo do Monstro. Ele escolheu Aline, que também perdeu 300 estalecas. Nesta semana, o desafio é chamado de "Repescagem" e consiste em vestir uma fantasia de pescador e pescar os peixes que surgirem na piscina.

"Vou escolher a Aline pelos negócios que nós já tivemos aí", disse João Gabriel. O apresentador Tadeu Schmidt não ficou satisfeito com a justificativa e pediu para o brother explicar melhor. Ele, então, elaborou: "O meu embate aqui é com ela, mais direto e eu não podia escolher outra pessoa aqui."