APqC: soltura de peixe no Rio Piracicaba sem estudo prévio pode causar desequilíbrio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A introdução intencional de peixes na bacia do Rio Piracicaba, interior de São Paulo, sem que haja um estudo qualificado sobre as espécies utilizadas e suas características genéticas, pode levar ao desequilíbrio da biodiversidade aquática. O alerta é da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), que representa pesquisadores científicos de 16 institutos públicos de pesquisa, incluindo o Instituto de Pesca.

"Apesar de ser uma estratégia amplamente utilizada no Brasil e com resultados positivos em algumas regiões, especialmente no Nordeste, a adoção descontrolada e sem o devido monitoramento pode levar a sérias consequências para os ecossistemas aquáticos", disse em comunicado a presidente da APqC, Helena Dutra Lutgens.

Em julho deste ano, resíduos despejados por uma usina sucroenergética no córrego Tijuco Preto, segundo a Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), provocaram a morte de dezenas de milhares de peixes no Rio Piracicaba, atingindo a comunidade do Tanquã. Um relatório técnico produzido por pesquisadores do Instituto de Pesca mostrou que o desastre ambiental pode ter comprometido a piracema, período de reprodução da maioria das espécies nativas, que na região Neotropical se estende durante o verão, de novembro a fevereiro.

"Apesar de ser uma medida bem-intencionada, a soltura de peixes necessita de estudos, porque ao liberar peixes geneticamente homogeneizados, oriundos de piscicultura, há a possibilidade de se comprometer as variedades genéticas das populações selvagens, levando à perda de características adaptativas essenciais para a sobrevivência no ambiente natural", acrescentou Lutgens.

Segundo a APqC, no Brasil, a estocagem de peixes, repovoamento ou, como é conhecida, a soltura, começou a ganhar relevância com a introdução de espécies não-nativas em reservatórios nas regiões Sudeste e Sul. Tucunarés e corvina, por exemplo, que são espécies não-nativas na bacia do Alto Rio Paraná, tiveram sucesso em colonizar esses ambientes, assim como a exótica tilápia-do-nilo, originária da África, se tornaram localmente abundantes.

"Estudos indicam que muitos desses programas de estocagem não cumpriram o objetivo de aumentar o rendimento da pesca e, em vez disso, levaram à degradação da biodiversidade, com espécies exóticas que acabam prevalecendo ou predando as nativas", explicou. "A estocagem, que deveria ser uma medida compensatória para danos ambientais, muitas vezes é adotada por pressão política, sem uma avaliação rigorosa de seus impactos", acrescentou.

Diante desse cenário, os pesquisadores destacam a necessidade de uma abordagem mais cautelosa e mais investimento em pesquisa para que ações como esta sejam feitas com critérios técnicos.

"Para que a estocagem seja uma estratégia eficaz e sustentável, é essencial que ela seja precedida por uma avaliação detalhada da necessidade dessa ação, bem como de sua viabilidade econômica, social e sobretudo ambiental, porque não adianta querer repovoar um ambiente comprometido sem condições adequadas para o desenvolvimento do ciclo vital das espécies de interesse. O monitoramento contínuo dos resultados é imprescindível, assim como o uso de métodos de marcação para distinguir peixes estocados daqueles resultantes de recrutamento natural", afirmou Lutgens com base em publicação científica realizada sobre o tema.

Em outra categoria

O Multishow oficializou um novo programa apresentado por Sandy. A atração contará com músicas e entrevistas e tem estreia programada para 2025. A informação foi confirmada pela cantora nesta sexta-feira, 25, por meio de publicação em suas redes sociais.

"Recebi um convite irrecusável para apresentar um programa para o Multishow que tem tudo a ver comigo", disse Sandy, acrescentando que está em período sabático, mas aceitou abrir uma "exceção" para comandar a nova atração. "É uma série musical com aquela mistura perfeita de música e boas histórias. Bora segurar a minha ansiedade, porque só estreia no ano que vem!"

De acordo com a cantora, a série receberá cinco cantoras, que ainda não tiveram as identidades reveladas.

Até o momento, a única previsão é que a atração, ainda sem título, estreará em algum momento de 2025. Mais detalhes devem ser revelados em breve pela emissora.

Cardi B precisou ser internada às pressas e cancelou sua apresentação no festival ONE MusicFest, que aconteceria neste final de semana. Na última quarta-feira, 23, a cantora usou suas redes sociais para avisar os fãs.

"Estou muito triste em compartilhar essa notícia, mas eu passei os últimos dias no hospital me recuperando de uma emergência médica e não vou conseguir me apresentar no ONE Music Fest. Parte meu coração não poder ver meus fãs este final de semana."

Ela afirmou que gostaria que pudesse realizar seu show, mas agradeceu os fãs pela compreensão, prometendo que voltará em breve, "ainda melhor e mais forte". "Não se preocupem. Amo todos vocês", finalizou.

Apesar de se pronunciar, a cantora não revelou qual foi a emergência médica que a afastou dos palcos. Os organizadores do festival também lamentaram a ausência da rapper e desejaram melhoras para Cardi B.

"Infelizmente, Cardi B anunciou que não poderá se juntar a nós no festival desse ano por questões de saúde. Vamos torcer pela recuperação completa dela! Estamos fazendo o possível para encontrar um substituto de última hora", disse o comunicado.

Outros títulos de Agatha Christie serão adaptados para as telonas nos próximos anos, confirmou Steve Asbell, presidente do 20th Century Studios, em entrevista ao The Hollywood Reporter. De acordo com o executivo, dentre os livros da Rainha do Crime que chegarão aos cinemas, estão E Não Sobrou Nenhum, Testemunha de Acusação e as histórias de Miss Marple.

"Há vários outros títulos em que estamos trabalhando. Temos uma relação muito próxima com o espólio [da autora]", contou Asbell.

O estúdio já lançou três filmes baseados na obra da britânica: Assassinato no Expresso do Oriente (2017), Morte no Nilo (2022) e A Noite das Bruxas (2023), todos dirigidos e protagonizados por Kenneth Branagh, que interpreta o detetive Hercule Poirot. Estão disponíveis para streaming no Disney+.