Frente fria em SP traz chuva e reduz temperaturas; veja previsão do tempo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A passagem de uma frente fria vai reduzir as temperaturas e trazer chuva para a capital paulista, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Depois de dias quentes, a quinta-feira, 10, amanheceu com dia encoberto e garoa. Há possibilidade de chuva com intensidade moderada ao longo da tarde.

Para sexta-feira, 11, véspera do feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida, com propagação da frente fria, o tempo mudará entre o período da tarde e da noite. Há previsão de chuva com intensidade moderada a forte e potencial para formação de alagamentos. As rajadas de vento podem alcançar 60 Km/h. Ainda de acordo com a Meteoblue, a temperatura varia entre 19ºC e 28ºC

Entre domingo, 13, e terça-feira, 15, as máximas devem se manter na casa dos 20ºC. Na quarta-feira, 16, os termômetros sobem um pouco, com a máxima se aproximando dos 30ºC.

Conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, também há alerta para fortes chuvas nos municípios paulistas até pelo menos sábado, 12.

As previsões de acumulados de chuva variam entre as regiões, com estimativas que incluem até 100 mm na Serra da Mantiqueira, no litoral norte e nas regiões de Presidente Prudente e Marília, de 90mm nas regiões de Bauru e Araraquara, além de 80 mm na região metropolitana da capital.

Veja a previsão para a cidade de São Paulo nos próximos dias:

- Quinta-feira: entre 18ºC e 24ºC;

- Sexta-feira: entre 19ºC e 28ºC;

- Sábado: entre 18ºC e 26ºC;

- Domingo: entre 16ºC e 21ºC;

- Segunda-feira: entre 16ºC e 22ºC,

- Terça-feira: entre 15ºC e 25ºC.

Recomendações importantes da Defesa Civil Estadual:

- Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores;

- Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e, com 30 cm, levar um automóvel;

- Ao ouvir um trovão, procure um local coberto;

- Para quem reside em áreas de encosta, observe os sinais de movimentação do solo;

- No processo de deslizamento, é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro;

- Em caso de ventos fortes, especialmente acima de 60 km/h, mantenha-se alerta, pois há risco de danos a galhos e necessidade de maior precaução;

- Com ventos a partir de 75 km/h, o risco aumenta significativamente, com maior probabilidade de queda de árvores e danos em construções;

- Em cenários críticos, com rajadas de 90 km/h ou mais, há alto risco de que árvores sejam arrancadas e de danos estruturais severos em edificações;

- Nestes casos, procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;

- Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurantes;

- Se um fio energizado cair sobre o veículo, os ocupantes deverão permanecer dentro do carro e ligar imediatamente para o serviço de emergência.

 

Em outra categoria

A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai eleger hoje, 30, a partir das 16h, o novo ocupante para a cadeira 7, que era ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro, aos 84 anos.

Ao todo, são 13 concorrentes, incluindo Míriam Leitão, Cristovam Buarque, Tom Farias e Marcia Camargos. O novo ocupante da cadeira deve ser revelado em 30 minutos.

A ABL divulgou também os nomes dos concorrentes às vagas que pertenceram aos imortais Heloisa Teixeira e Marcos Vilaça. Heloisa ocupava a cadeira 30 da Academia. Em abril de 2023, tomou posse como a 10ª mulher eleita imortal. Escritora, crítica cultural e importante nome do feminismo brasileiro, ela morreu dia 28 de março, aos 85 anos.

O advogado, jornalista e escritor Marcos Vilaça morreu no dia seguinte, 29 de março, também aos 85 anos. Ele ocupava a cadeira 26 desde 1985. As eleições para as vagas dos acadêmicos serão nos dias 22 e 29 de maio, respectivamente.

CONCORRENTES

Disputam a vaga que pertenceu a Heloisa o poeta, professor e tradutor Paulo Henriques Britto, e o poeta e compositor Salgado Maranhão. Também estão inscritos Arlindo Miguel, Paulo Roberto Ceratti, Spencer Hartmann Júnior e Eduardo Baccarin Costa.

Entre os inscritos para a sucessão da cadeira 26, que era de Vilaça, estão o advogado, escritor e professor universitário José Roberto de Castro Neves e o escritor, editor, tradutor e historiador Rodrigo Lacerda. Completam a lista Diego Mendes Sousa, Sivaldo Venerando do Nascimento e Evandro Aléssio Rodrigues Pereira.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O cantor Roberto Carlos foi o convidado pela TV Globo para abrir o Show 60 anos, que comemorou o aniversário da emissora na noite de segunda-feira, 28, em uma arena de shows na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Roberto cantou Emoções e Eu Quero Apenas, ao vivo, com sua inconfundível afinação.

O que pouca gente percebeu é que, após a transmissão do evento, a Globo passou uma chamada no estilo 'o que vem por aí' e, entre as atrações anunciadas, estava 'Roberto Carlos em Gramado'.

O Estadão questionou a assessoria do cantor se o anúncio indica a renovação de contrato de Roberto com a Globo - o vínculo venceu em 31 de março deste ano. De acordo com a assessoria de Roberto, a renovação está em "95% acertada, faltando apenas alguns detalhes" para o martelo final. A reportagem também perguntou à TV Globo sobre o assunto, mas não obteve resposta.

Sobre o especial de fim de ano ser gravado em Gramado, cidade da serra gaúcha, a equipe do cantor afirma que as conversas são muito preliminares ainda. "Foi apenas uma ideia que alguém deu", diz a assessoria. A decisão se dará mais para frente, no segundo semestre, quando o cantor e a emissora vão discutir o formato e o local de gravação do especial.

No Show 60 anos, Roberto se sentiu à vontade. Além de ser muito aplaudido, foi paparicado pelos artistas nos bastidores. Recebeu e tirou fotos com vários deles, como Cauã Reymond, Fafá de Belém e Fábio Jr. O cantor deixou o local por volta de duas horas da manhã, quase uma hora após o final do show.

Roberto Carlos fez seu primeiro especial na TV Globo em 1974 e, nesses mais de 50 anos, só deixou de apresentá-lo por duas ocasiões, quando sua mulher, Maria Rita, morreu, e durante a pandemia. Aos 84 anos, Roberto segue em plena atividade. Em maio, fará uma longa turnê pelo México. Na volta, se apresenta em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras cidades.

Cauã Reymond publicou nas redes sociais uma foto ao lado de Fábio Porchat e Tatá Werneck durante o show comemorativo dos 60 anos da TV Globo.

"Que noite incrível e especial pra @tvglobo, pra mim e pro Brasil! Um show de emoção, humor, esporte, afeto. Feliz demais pelos 60 anos dessa emissora que está no imaginário e na história de todo mundo", escreveu o ator na legenda. Confira aqui.

O registro foi publicado horas depois de uma esquete protagonizada por Tatá, Porchat e Paulo Vieira no palco do evento.

Durante a apresentação, os humoristas fizeram piadas sobre as polêmicas dos bastidores do remake de Vale Tudo.

No número cômico, Tatá menciona rapidamente os "bastidores de Vale Tudo", e Paulo emenda: "Não fala tocando, não fala tocando. Abaixa o braço, tá com um cecê de seis braços". Fábio rebate: "Pelo amor de Deus, é a minha masculinidade". Tatá completa: "Que masculinidade, Fábio?".

Nas redes sociais, internautas rapidamente interpretaram a brincadeira como uma referência aos rumores de tensão entre Cauã Reymond e Bella Campos durante as gravações da novela.

Segundo relatos, Bella teria reclamado do comportamento do ator nos bastidores. A Globo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas o tema ganhou destaque nos comentários online após a exibição do especial.