Feira internacional em SP abre espaço para afroempreendedores; veja como se inscrever

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas, até o dia 30 de outubro, para afroempreendedores que quiserem participar da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra 2024. As inscrições podem ser feitas neste formulário; a participação é gratuita.

São 60 vagas para quem comercializa itens e oferece serviços de artesanato, beleza, cosméticos, moda, tecnologia, entre outros segmentos, no evento de 22 a 24 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, zona norte da capital paulista.

Para participar, os candidatos devem atender alguns pré-requisitos:

- ser afrodescendentes;

- possuir CNPJ ativo em nome próprio;

- estar cadastrado no Programa São Paulo Afroempreendedor, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho;

- encaminhar fotos dos produtos que pretende comercializar, oferecendo aos clientes opções de pagamento como cartão ou Pix.

A curadoria artística e de conteúdo será realizada pelas equipes técnicas da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Cultura. A seleção vai avaliar a técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design, regionalidade e identidade afrodescendente.

O objetivo da Expo é fomentar o afroempreendedorismo e assegurar mais igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, além de incentivar a economia solidária. Também é uma forma de celebrar e promover a consciência negra na política pública "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", liderada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais. No ano passado, mais de 30 mil pessoas participaram dos cinco dias do evento, de acordo com a Prefeitura.

Grandes eventos, feiras e exposições exercem um papel fundamental no processo de distribuição de produtos e serviços destinados a nichos de mercado na opinião de Fernanda Ribeiro, cofundadora e CEO da Conta Black. "Eventos promovidos pelo poder público para fomentar o afroempreendedorismo, seja para gerar capilaridade de vendas ou para promover a capacitação destes empreendedores, se tornam iniciativas fundamentais", afirma.

No caso da Conta Black, empresa que nasceu como conta digital vinculada a um cartão pré-pago e, em 2020, tornou-se um hub de produtos e serviços financeiros com quase 80% dos clientes pretos, as feiras foram importantes nos processos de posicionamento, comunicação, capilaridade e distribuição dos nossos produtos e serviços.

A empresária afirma ainda que o empreendedorismo é um fator importante para a transformação de diversos marcadores sociais e econômicos. "Ao fazermos o recorte da população negra por área de atuação, vemos que boa parte dela é empreendedora. Mas vale salientar que a opção pelo empreendedorismo nem sempre surge por motivos oportunos e favoráveis e sim por falta de oportunidades".

Outros programas municipais para afroempreendedores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferece os programas São Paulo Afroempreendedor e Mãos e Mentes Paulistanas que permitem a participação dos empreendedores negros nos eventos do calendário da cidade para estimular negócios afro no cenário empresarial.

A Secretaria Municipal da Cultura afirma que incentiva para que pessoas pretas, pardas e indígenas acessem os cursos da pasta.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove ações afirmativas de promoção de igualdade étnico-racial em instituições privadas, oferecendo o Selo de Igualdade Racial àquelas que contratarem ao menos 20% de pessoas negras.

As instituições que desejarem se inscrever para concorrer ao Selo 2024 têm até o dia 31 de outubro, neste link. A entrega da certificação será realizada na Expo.

Serviço: IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra 2024:

Data: 22 a 24 de novembro de 2024;

Horário: 10h às 22h;

Local: Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi (Pavilhão 3);

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 38 - Santana, São Paulo - SP, 02012-021,

Estimativa de público: 6 mil pessoas por dia.

Em outra categoria

Estreia nesta segunda-feira, 28, o novo folhetim da faixa das 19h, Dona de Mim. Criada por Rosane Svartman, Dona de Mim substituirá Volta por Cima e conta com conta com Clara Moneke, Tony Ramos e Suely Franco no elenco.

Na trama principal, Clara Moneke fará a protagonista Leona, uma jovem que mora em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, junto da avó Yara, interpretada por Cyda Moreno. Ela é irmã de Stephany, personagem de Nikolly Fernandes.

Giovanna Lancellotti e Haonê Thinar viverão, respectivamente, Kami e Pam, amigas de Leona.

Leo sofre a perda de uma bebê que esperava do noivo Marlon (Humberto Morais). Após o fim do relacionamento, ele, que é lutador de kickboxing, fica dividido entre ir para os Estados Unidos por conta da profissão ou continuar em São Cristóvão e se tornar policial.

Ele namora Bárbara, personagem de Giovana Cordeiro, e é treinado por Alan (Hugo Resende).

Leo abandona a faculdade e começa a trabalhar com "bicos", como a revenda de lingeries Boaz, marca familiar e tradicional com fabricação na região de São Cristóvão. Ela também será babá da menina Sofia (Elis Cabral). Camilla Pitanga interpretará brevemente a mãe de Sofia, Ellen, que morre no início da trama.

A criança é entregue ao personagem de Tony Ramos, Abel, como filha do empresário, dono das lingeries Boaz, pelo pagamento de uma dívida que Ellen possuía com ele.

Armando Babaioff será o pai biológico de Sofia, Vanderson, criminoso odiado por Ellen. A mãe esconderá o passado para a filha.

Abel é filho de Rosa (Suely Franco), e pai de Ayla (Bel Lima), Davi (Rafael Vitti) e Samuel (Juan Paiva), além de Sofia. Ele também é casado com Filipa, personagem de Cláudia Abreu.

Filipa é mãe de Nina, interpretada por Flora Camolese, que a abandonou após o casamento com Abel e vive em Portugal. Já Ayla, filha do empresário, é casada com Gisele (Luana Tanaka) e cuida da fábrica junto do pai.

Rosa, mãe de Abel e Jaques (Marcello Novaes) também faz parte da empresa e começa a apresentar sintomas de confusão mental, que fará parte de sua história no folhetim.

Aline Borges interpreta a mulher de Jaques, Tânia. Ambos trabalham na fábrica. Outro aliado de Jaques é o advogado Ricardo (Marcos Pasquim), que o auxilia em um esquema de corrupção dentro da empresa.

Danilo (Felipe Simas) e Denise (Cris Larin) vivem o papel de funcionários da casa da família de Abel.

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais.

Lexa compartilhou nas redes sociais uma nova mensagem sobre o processo de luto pela perda da filha Sofia, fruto da relação com Ricardo Vianna.

Dois meses após a morte da bebê, a cantora postou um texto nos Stories do Instagram que descreve o sentimento atual: "Ninguém te conta, mas sobreviver ao luto não é sobre ser forte o tempo todo... é sobre achar pequenas brechas pra ser feliz, mesmo carregando a saudade".

Sofia nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e morreu três dias depois. A bebê não resistiu às complicações provocadas pela pré-eclâmpsia precoce e pela síndrome de HELLP, diagnosticadas em Lexa ainda durante a gravidez. A cantora ficou internada por 17 dias no Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

No anúncio feito em fevereiro, Lexa relatou ter vivido "os dias mais difíceis da minha vida" e explicou que a gravidade do quadro surpreendeu os médicos, apesar do acompanhamento pré-natal.

Desde a perda, Lexa compartilha com o público momentos de seu processo de recuperação emocional. Em março, ela desabafou sobre o desafio de atravessar o puerpério sem a filha e agradeceu o apoio dos fãs, familiares e amigos.

No relato mais recente, a cantora reforçou que, mesmo convivendo com a saudade, busca momentos de felicidade em sua rotina. "Minha filha sempre estará comigo", declarou.

Funcionários do Metrô Rio entraram no clima da chegada de Lady Gaga ao Brasil e recriaram cenas do clipe LoveGame (2008) para orientar os fãs que vão acompanhar o show gratuito da cantora, no próximo sábado, 3, na Praia de Copacabana.

No vídeo, colaboradores aparecem dançando para divulgar informações sobre o esquema especial de funcionamento do transporte público. Confira o vídeo aqui.

Para quem pretende assistir ao show, a recomendação é utilizar a estação Siqueira Campos/Copacabana, que operará 24 horas para embarque e desembarque.

As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Já a estação Cardeal Arcoverde/Copacabana atenderá somente desembarque entre 16h e 22h, e após esse horário, apenas embarques serão permitidos com cartões pré-adquiridos ou pagamento por aproximação (NFC).

O Metrô Rio orienta ainda que os passageiros adquiram ou recarreguem suas passagens antecipadamente para evitar filas.

Quando Lady Gaga chega ao Rio?

A cantora volta ao Brasil após 12 anos. Em 2012, ela passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre com a turnê Born This Way Ball. Em 2017, estava escalada para o Rock in Rio, mas cancelou a apresentação por questões de saúde relacionadas à fibromialgia.

No sábado, 3, Lady Gaga sobe ao palco montado na areia de Copacabana, em um evento que promete reunir cerca de 1,6 milhão de pessoas. A apresentação integra a turnê The Mayhem Ball, que combina sucessos da carreira com as novas músicas do álbum Mayhem.