Doria: é 'inacreditável' Saúde responsabilizar Butantan por sua incompetência

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), reforçou nesta sexta-feira (19), as críticas feitas pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde. Segundo o governador, "é inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua incompetência, sua ineficiência, e a sua incapacidade, que está acarretando na falta de vacinas nas cidades, nos Estados, e no País".

Na noite de ontem (18), o Instituto Butantan rebateu a informação divulgada pelo Ministério da Saúde de que haverá dificuldade em manter o cronograma inicial de vacinação contra a covid-19 pelo fato de o órgão entregar apenas 30% das doses contratadas para fevereiro. De acordo com Doria, 9,8 milhões de doses do imunizante já foram entregues à pasta.

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, houve atraso na entrega da matéria prima para as vacinas, previstas em chegar em 06 de janeiro e foram entregues em fevereiro. Entre os motivos, Covas citou "a celeuma da importância do relacionamento Brasil-China que causou dificuldades na liberação da matéria prima".

A previsão do Instituto é entregar, até 31 de março, 27,1 milhões de doses no total. Em abril, serão entregues mais 18,9 milhões de vacinas, totalizando o objeto do primeiro contrato firmado, de 46 milhões de doses. Dimas Covas ressalta que as entregas de abril ainda dependem da entrega de novos lotes de insumos para produção da vacina da China.

O governador também criticou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, que em vídeo distribuído pela assessoria de imprensa do ministério ontem, afirmou que "até o início desta tarde, nós tínhamos a previsão de 9,3 milhões de doses de vacinas a serem fornecidas pelo Instituto Butantan. Infelizmente, recebemos a notícia de que eles vão nos entregar apenas 30% dessas doses. Serão apenas 2,7 milhões". Segundo Doria, o secretário, sobre saúde, "não tem competência nem habilitação para falar".

Em outra categoria

A ex-ginasta Daniele Hypolito atendeu o Big Fone no programa BBB 25 neste domingo, 9, e teve direito a ter acesso à "loja misteriosa". Lá, ela pôde escolher um entre seis poderes especiais que alteram a dinâmica do jogo.

Os benefícios disponíveis eram: Poder de Anular, Poder do Não, Poder do Dois, Poder do Desvio, Poder da Imunidade e Poder Supremo.

Cada um tinha um valor diferente, sendo o Poder Supremo o mais caro entre eles.

Ao chegar à loja, Daniele jogou uma bolinha que aumentava seu número de estalecas. Ela conseguiu 2 mil estalecas, somando 2.040 no total.

A ex-ginasta se mostrou indecisa sobre qual poder escolheria, mas, ao final, optou pelo Poder do Dois, que lhe dará um voto com peso dois durante a formação do paredão. O benefício valia 1.800 estalecas.

A formação da berlinda ocorre ao vivo neste domingo.

Maike é o líder e Delma venceu a Prova do Anjo e poderá imunizar um colega.

Mais uma personagem foi desmascarada no programa The Masked Singer Brasil neste domingo, 9. Desta vez, a eliminada foi Penha, interpretada por Taís Araújo na novela Cheias de Charme.

A personagem foi a primeira a se apresentar e cantou Bang, de Anitta.

Ela, porém, foi a escolhida dos jurados para deixar o programa.

Debaixo da máscara, estava a jornalista esportiva Karine Alves.

Sabrina Sato havia acertado o palpite.

Na semana passada, a eliminada foi a personagem Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino.

Quem estava por trás da personagem era a comediante Nany People.

Daniele Hypolito atendeu o Big Fone neste domingo, 9, e poderá mudar os rumos da formação do Paredão do programa BBB 25.

O Big Fone faz desta vez que o participante do programa seja levado à "loja misteriosa". Com isso, ele pode escolher um entre seis poderes especiais que alteram a dinâmica do jogo.

O telefone do reality interrompeu a programação da Globo e tocou entre os programas Viver Sertanejo e o Esporte Espetacular.

A formação do Paredão ocorre ao vivo no mesmo dia.

Maike é o líder e Delma venceu a Prova do Anjo e poderá imunizar um colega.