Criminosos escondiam cocaína em cargas de papel para tráfico no Porto de Santos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 16, uma operação contra o tráfico internacional de cocaína a partir do Porto de Santos, no litoral paulista. Segundo a investigação, os alvos da operação abriam os contêineres e inseriam a droga entre cargas de papel destinadas à exportação. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva expedidos pela Justiça de Santos contra funcionários de uma empresa de logística portuária.

A operação, batizada de Papyrus, referência à planta usada para escrita no Egito antigo, teve o apoio da Polícia Militar.

Dois homens foram presos em Cubatão, outros dois em Santos e um no Guarujá. Com um dos suspeitos presos em Cubatão foram apreendidos R$ 250 mil em espécie. Os nomes dos investigados não foram divulgados pela polícia, o que impediu o contato da reportagem com suas defesas. O espaço está aberto para eventual manifestação.

Segundo a PF, a investigação teve início a partir da apreensão de 270 quilos de cocaína no Porto de Santos, no dia 5 de junho deste ano. Os indícios colhidos demonstraram que os alvos da operação retiraram os contêineres com cargas destinadas à Europa do pátio da empresa transportadora, em Cubatão, e levaram para o pátio de um terminal inter portuário, em Guarujá. Nesse local, as portas dos cofres de carga eram abertas e a droga era colocada em meio ao papel.

Além da apreensão feita em Santos, foi apurado que o grupo criminoso pode ter atuado na adulteração de outros quatro contêineres, encontrados com drogas em seu interior. "Com relação a estas ocorrências, estão em andamento medidas de cooperação policial internacional para obter informações com autoridades do local das apreensões", informou a PF.

O principal destino das cargas era a França. Somadas, as apreensões de cocaína no Brasil e no exterior por meio desse modus operandi chegam a aproximadamente 1,3 toneladas. Os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

Em outra categoria

A atriz Maidê Mahl "ainda depende de suporte mecânico e se alimenta por sonda", revelou a também atriz Michelle Rodrigues, amiga próxima de Maidê, ao Estadão. A artista de 23 anos está internada há mais de um mês no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O caso ganhou grande repercussão no início de setembro, quando a atriz foi encontrada inconsciente e em estado grave, após ficar três dias desaparecida. Ela foi localizada em um hotel na Vila Mariana, graças a uma campanha de busca nas redes sociais, organizada por familiares e amigos.

Michelle compartilhou detalhes da recuperação da amiga: "Ela ainda não está falando, mas já responde a estímulos. Fui passar um hidratante labial nela, e quando aproximei o produto, ela segurou minha mão e me ajudou a passar nos lábios. Foi emocionante."

Tratamento

Michelle também falou sobre o tratamento e a assistência que Maidê vem recebendo. "Está sendo muito bem cuidada. O Hospital das Clínicas tem oferecido um suporte incrível. Sabemos como um tratamento desses é caro, e a família dela não tem condições de pagar por uma clínica particular. Os próximos dois meses serão cruciais para que ela receba alta e seja transferida para um hospital de reabilitação."

Sobre a gravidade da situação, Michelle destacou que Maidê ainda precisa passar por muitos exames. "Ela vai precisar fazer testes, como o de deglutição, para que possam remover a sonda. Mas ela está se esforçando muito para recuperar os movimentos. O apoio do hospital tem sido essencial nesta fase de recuperação."

O Desaparecimento

Maidê desapareceu no dia 2 de setembro, sendo vista pela última vez em Moema, zona sul de São Paulo. Três dias depois, a Polícia Civil a encontrou "muito lesionada" em um hotel. Ela precisou ser reanimada antes de ser levada ao hospital. Desde então, permanece internada, mas vem mostrando sinais de recuperação, deixando amigos e a equipe médica esperançosos quanto à sua saúde.

A indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar, em 1999, ficou marcada para boa parte dos brasileiros. Para Luciano Huck, a memória é ainda mais especial. Nesta quarta-feira, 16, em que a atriz completa 95 anos, o apresentador publicou uma homenagem no Instagram, contando como furou bloqueio para entrevistá-la na época do prêmio, quando ainda era novato na profissão.

Fernanda Montenegro, 95 anos: Por que ela é a maior atriz do Brasil? Grandes artistas respondem

"Hoje é aniversário de Fernanda Montenegro, a dama do teatro brasileiro, uma artista com quase um século dedicado à arte e cultura. Pela primeira vez compartilho esse registro e conto a história dele: em 1999, quando dona Fernanda foi indicada ao Oscar por Central do Brasil, eu ainda estava começando na TV com o Programa H", narrou o apresentador, compartilhando uma foto inédita.

Huck, então "sem prestígio e credenciais" para conseguir uma entrevista com a brasileira do momento, viajou para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a tradicional premiação é realizada, com "a cara e a coragem".

"Como bem diria Silvio Santos, a vida é feita de muito trabalho e um pouco de sorte. E, sem planejar, acabei sentado ao lado de dona Fernanda e seu marido, Fernando Torres, no mesmo voo", escreveu o apresentador. Huck carregava consigo uma pequena câmera, e conseguiu gravar o papo com Fernanda, que topou mesmo sem conhecê-lo. "Esse momento foi um marco na minha carreira televisiva".

"Saúde, saúde e mais saúde. Feliz aniversário", finalizou Huck.

Filha de Iza e Yuri Lima, Nala nasceu no último domingo, 13, e ganhou de Galvão Bueno um vídeo de seus famosos bordões adaptados para a recém-nascida. "Bem, amigos da Iza, Nala nasceu! Haja coração", disse o narrador esportivo em um vídeo publicado nos stories de seu perfil oficial do Instagram.

Confira aqui

A cantora agradeceu a homenagem em suas redes sociais. "Haja coração para esse vídeo que chegou aqui. Nala está chique demais, tá?"

Para celebrar o nascimento da pequena, Iza compartilhou uma foto da mãozinha da bebê. Na legenda, a cantora se emocionou, citando a música Anunciação, de Alceu Valença: "Que tu virias numa manhã de domingo/eu te anuncio nos sinos das catedrais".

Gravidez conturbada

Iza anunciou a gravidez da primeira filha em abril de 2024. Em maio, ela e Yuri Lima compartilharam um vídeo do chá-revelação, que mostrava que a cantora esperava uma menina.

Em julho, Iza e Yuri terminaram a relação após a cantora descobrir uma traição por parte do atleta. Nas semanas seguintes, rumores apontaram que os dois ensaiavam uma reconciliação. Na ocasião, a equipe da cantora disse que Iza 'não nega e nem confirma o retorno'.

Posteriormente, ao Estadão, a assessoria afirmou que os dois voltaram a se ver, mas apenas com intuito do atleta acompanhar a gestação da primeira filha, mas que não reataram. "Eles não voltaram a se relacionar, mas ele é pai e vai estar muito presente nessa reta final da gravidez, dando todo o apoio. Eles serão uma família para sempre mesmo não estando juntos, afinal ele é o pai da filha dela. A segurança e tranquilidade de mãe e filha são essenciais", disse a assessoria.