Após bronca de Gilmar, Marcinho VP alega 'insônia' e 'vazio' e pede para encurtar pena

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Depois de tomar uma 'bronca' do ministro Gilmar Mendes, o líder da facção criminosa Comando Vermelho, Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, voltou a acionar o STF, agora para pedir que o tempo em que está custodiado na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) seja contado em dobro, considerando o 'quadro enlouquecedor' que alega viver atrás das grades. O chefão do CV diz que está ficando 'sem banho de sol' e que a cadeia 'serve comida estragada', deixando os detentos com fome.

Segundo a defesa de Marcinho VP, o faccionado vive uma "situação degradante e cruel de cumprimento de pena" e, por isso, pede que o tempo lá cumprido seja contado em dobro.

Os advogados endereçaram inicialmente o pedido à Seção de Execução Penal de Catanduvas, no Paraná, mas ele foi negado. O caso subiu para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, depois para o Superior Tribunal de Justiça e chegou ao gabinete de Gilmar.

Segundo os advogados, o isolamento "desmedido" do sistema federal tem acarretado grandes danos à saúde física e psíquica de Marcinho VP.

"É inquestionável o cumprimento da pena em condições degradantes e cruel", alega a defesa. Segundo a banca, o líder do CV apresenta insônia, apatia, sensação de vazio, desmotivação, ansiedade e até risco de suicídio.

"É notória a situação fragilizada do paciente após 16 (dezesseis) anos submetido ao regime de segurança máxima, isolado 22 (vinte e duas) horas por dia, em uma cela com área total de 7m² (sete metros quadrados), situação estarrecedora e um quadro enlouquecedor", argumentam seus advogados.

Eles dizem que o tratamento "singular" dispensado aos "internos" da Penitenciária de Catanduvas configura o chamado "processo penal do inimigo, a exceção ao Estado de Direito".

Até anexaram aos autos um pedido de apuração de suposta tortura em Marcinho. O documento narra um episódio em que os detentos foram colocados no pátio da penitenciária para revistas na cela, ocasião em que o líder do CV teria sido atingido com spray de pimenta e foi golpeado com um mata-leão.

Em outra categoria

Fernanda Montenegro completou 95 anos na última quarta-feira, 16, e foi homenageada com uma festa no set de filmagem do filme Velhos Bandidos, dirigido por seu próprio filho, Cláudio Torres.

No vídeo, o cineasta aparece dando um buquê de flores para a mãe e um beijo nela. A surpresa foi preparada pelos colegas de elenco da atriz e contou com bolos e doces para celebrar a data. Ary Fontoura, que também está participando do longa, publicou uma homenagem para a amiga nas suas redes sociais.

Celebrando a arte e a beleza de viver! 95 anos inspirando quem está ao seu lado com seu talento e sabedoria. Que você continue a brilhar intensamente. É tão bom ser seu amigo e fã. Ainda mais sendo presenteado ao realizar um filme ao seu lado. Tem coisa melhor? Acho que não. Você é luz, amor e arte... Toda felicidade do mundo, Fernanda! Te amo, escreveu.

Velhos Bandidos ainda conta com Bruna Marquezine, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta no elenco. A trama gira em volta dos personagens de Fernanda e Fontoura, que planejam roubar um banco, mas precisam da ajuda de uma assaltante jovem, interpretada por Bruna Marquezine.

Veaja aqui

O apresentador Tadeu Schmidt foi um dos convidados do UpFront 2025, evento promovido pela TV Globo nesta quarta-feira, 16, para apresentar sua programação para o mercado anunciante. Escalado para falar sobre as novidades do Big Brother Brasil 2025, o apresentou brincou com a diferença de idade do casal Sabrina Sato e Nicolas Prattes.

"Quando a Sabrina entrou no BBB (em 2003), o Nicolas tinha seis anos", disse Schmidt, arrancando risos da plateia. O objetivo da frase, além de falar sobre o casal do momento, era mostrar aos patrocinadores o quanto o programa é duradouro - a atração está há quase 25 anos no ar.

Sabrina, de 43 anos, e Nicolas, de 27, começaram a namorar em fevereiro deste ano. A apresentadora anunciou que está grávida do ator nesta quarta-feira.

Sabrina participou do mesmo evento que Schmidt. Ela subiu ao palco minutos depois do apresentador do BBB para apresentar a cobertura que a Globo fará do carnaval 2025. Sabrina não faz nenhum comentário sobre a brincadeira de Schmidt, mas falou pela primeira vez em público sobre a gravidez que, segundo ela, ainda é "bastante recente".

Sabrina fez questão de dizer que desfilará no próximo carnaval - ela costuma participar como rainha da bateria no desfile da Gaviões da Fiel, em São Paulo, e da Portela, no Rio de Janeiro. Ela calcula que estará de sete meses durante a folia.

"Se o médico falar que não vai dar (para desfilar), eu mudo de médico", disse Sabrina. Anteriormente, ela já havia manifestado o desejo de desfilar de grávida.

Sabrina confirmou também que fará mais uma edição do programa Carnaval da Sabrina, no Globoplay. A atração acompanha os preparativos da apresentadora para o carnaval e a correria a qual ela se submete para poder desfilar nas duas escolas de samba.

Quase 30 anos após o episódio final da novela mexicana A Usurpadora, Marcelo Buquet, Gabriela Spanic e Fernando Colunga, que interpretaram os personagens Rodrigo Bracho, Paola Bracho e Carlos Daniel Bracho, se encontraram.

O registro foi compartilhado por Buquet, que fez uma comparação da aparência que os três tinham na época da novela. Na produção, seu personagem era irmão do de Colunga e cunhado de Paola, interpretada por Gabriela Spanic.

"De 1998 para 2024. O tempo não se vai... O tempo vem!", escreveu o ator na legenda da publicação. Depois de participar de A Usurpadora, ele atuou na novela O Diário de Daniela, mas deixou o elenco na reta final da trama.

Nos comentários, fãs da produção mexicana comemoraram o reencontro dos três. "A melhor telenovela de todos os tempos", disse um. "Amo vocês! Maiores atores de toda a história da TV. Sinceramente, nunca vão criar uma novela melhor", escreveu outro.

Confira aqui