Trump e Kamala aparecem empatados em Michigan, mostra pesquisa Washington Post

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O resultado da votação no estado americano de Michigan, um dos mais importantes para a definição do próximo presidente dos Estados Unidos, segue imprevisível.

Pesquisa do jornal americano The Washington Post, divulgada nesta quinta-feira, 31, mostrou que a vice-presidente americana e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, está empatada com o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato presidencial republicano, Donald Trump.

Levantamento do Post revela que Harris lidera por uma margem de dois pontos entre os eleitores registrados. Mas entre os prováveis eleitores, Trump tem uma vantagem de 1 ponto porcentual.

Em outra categoria

O prefeito de Cariacica (ES), na região metropolitana de Vitória, afirmou que a Prefeitura não vai mais repassar verbas para a escola de samba Independente de Boa Vista. A nota de repúdio de Euclério Sampaio (MDB), publicada em seu perfil do Instagram, diz que a escola ter levado uma "ala do MST" para a avenida foi um "erro inadmissível".

A Independente de Boa Vista foi campeã do Carnaval de Vitória 2025 com um desfile que homenageou a carreira do fotógrafo Sebastião Salgado. Em um momento do desfile, uma ala faz referência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), retratado em trabalhos do fotógrafo documental.

Segundo o prefeito de Cariacica, o desfile teria gerado uma "polêmica" que o motivou a se pronunciar. "A partir deste ano, não faremos mais qualquer repasse à escola. Não compactuo com homenagens a movimentos criminosos", escreveu.

Euclério também disse que não sabia que o MST seria mencionado na performance. "Esse erro é inadmissível. Vamos responsabilizar a escola da forma cabível", finalizou.

Já no perfil oficial da Prefeitura, o comunicado é de que "o processo de verbas de fomento à cultura seguirá os trâmites democráticos e republicanos, sem represálias". O Estadão entrou em contato com a Prefeitura de Cariacica, mas não houve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto

A escola Independente de Boa Vista também se manifestou por meio do Instagram. O pronunciamento afirma que a ala buscou homenagear o livro "Terra": "Essa obra retrata as lutas, os desafios e a dignidade dos trabalhadores rurais brasileiros em sua busca pela reforma agrária".

Segundo a agremiação, a representação no desfile tinha como objetivo "evidenciar a realidade de milhares de brasileiros" e promover reflexão sobre o tema. "Sabemos do coração bom de Euclério, por isso, ficamos na expectativa de uma reversão desse posicionamento", diz a nota.

Em vídeo, Sebastião Salgado classificou o desfile como uma "homenagem sublime" e elogiou a ala "Terra". "Respeito profundamente o 'Movimento Sem Terra', uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina e talvez o maior plantador de árvores do Brasil", disse o fotógrafo.

O deputado estadual Joel Maurino do Carmo, o Joel da Harpa (PL-PE), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi alvo de buscas nesta quinta-feira, 27, na Operação Projeto Restrito, desencadeada pela Polícia Civil com autorização do Tribunal de Justiça do Estado. Os policiais estiveram na casa de Joel em busca de provas.

Procurado pelo Estadão, o deputado negou irregularidades e afirmou que nada foi encontrado. "Vasculharam a minha casa e nada encontraram. Conversei com o delegado por telefone e ele me disse que havia uma investigação de 2015, eu estou falando dez anos atrás", afirmou em pronunciamento por vídeo encaminhado à reportagem e publicado nas redes.

Os crimes investigados são peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos, ao todo, 14 mandados de busca e apreensão. A Justiça de Pernambuco também autorizou o bloqueio de bens dos investigados.

A Assembleia Legislativa foi procurada pelo Estadão para comentar o caso, o que não havia ocorrido até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

O inquérito é conduzido pelo delegado Rodolfo Bacelar, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado.

O recém-nomeado ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta sexta, 28, que Gleisi Hoffmann terá muito sucesso na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A deputada o substitui na articulação política do governo. Padilha postou uma foto em que aparece com Lula e Gleisi.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou Gleisi para chefiar a SRI nesta tarde. "Tenho certeza de que a presidenta, que já exerceu com brilhantismo cada uma das diversas funções em sua vida pública - ministra da Casa Civil, senadora, secretária de Gestão Pública, diretora de Itaipu e presidenta do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras - terá muito sucesso na articulação política do governo Lula", escreveu Padilha na plataforma X.

Ele prosseguiu: "Foram dois anos de muito trabalho e conquistas, que serão consolidados com chave de ouro com a chegada de Gleisi. Parabéns e bem-vinda! Ao trabalho!".