O Irã libertou a jornalista italiana Cecilia Sala, cuja prisão em Teerã no mês passado havia despertado temores de uma longa crise de reféns. Sala estava em um voo de volta para a Itália, disse o gabinete da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em um comunicado na quarta-feira, 8.
Não foi possível determinar se Roma havia tomado uma decisão paralela sobre a detenção do empresário iraniano Mohammad Abedini, que foi preso em Milão em nome dos EUA dias antes de Sala ser presa no Irã.
O histórico do Irã de prender ocidentais como vantagem levou as autoridades italianas a acreditar que Teerã estava segurando Sala como moeda de troca para garantir a libertação de Abedini.
O Departamento de Justiça dos EUA havia solicitado sua extradição da Itália para que ele pudesse ser julgado por supostamente exportar ilegalmente tecnologia de drones dos EUA para o exército iraniano.
O Ministério da Cultura do Irã, que lida com o credenciamento de jornalistas estrangeiros no país, confirmou a libertação de Sala. As autoridades iranianas nunca disseram do que Sala foi acusado além de "quebrar as leis da República Islâmica". Fonte: Dow Jones Newswires
Irã liberta jornalista italiana Cecilia Sala
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura