Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou hoje as propostas de que a Autoridade Palestina possa controlar a Faixa de Gaza após o conflito atual. Em um pronunciamento, o líder afirmou que não está preparado para que o território deixe o comando do Hamas para passar às mãos do Fatah, partido que comanda a Autoridade. Em suas palavras, Netanyahu disse que não substituirá o "Hamastão" por um "Fatahstão".

Ontem, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, defendeu um governo civil palestino alternativo ao Hamas. "O 'dia seguinte ao Hamas' só será alcançado com entidades palestinas assumindo o controle de Gaza, acompanhadas por atores internacionais, estabelecendo uma alternativa governamental ao domínio do Hamas. Isto, acima de tudo, é um interesse do Estado de Israel", afirmou.

Gallant apelou a Netanyahu para que ele "tome uma decisão e declare que Israel não estabelecerá o controle civil sobre a Faixa de Gaza, que Israel não estabelecerá um governo militar na Faixa de Gaza e que uma alternativa governamental ao Hamas na Faixa de Gaza será levantado imediatamente".

Netanyahu respondeu que enquanto o Hamas não for destruído, nenhum outro ator civil poderá controlar a Faixa de Gaza, incluindo a Autoridade Palestina. O líder acusa o grupo de apoiar o terrorismo, incluindo os atos de 7 de outubro.

Em outra categoria

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da cerimônia de posse de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde e de Gleisi Hoffmann na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O evento será realizado no Palácio do Planalto, a partir das 15h. Este é o único compromisso que consta na agenda do ministro para esta segunda-feira, 10.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dará posse na segunda-feira, 10, ao novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. A cerimônia ocorre às 15 horas (de Brasília) no Palácio do Planalto.

Pela manhã, o presidente se reúne às 9 horas com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e com o secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela.

Às 11 horas, Lula recebe a secretária-geral da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), Rebecca Forattini Lemos Igreja.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai participar na terça-feira, 11, de um evento da Gerdau em Ouro Branco (MG), junto do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A cerimônia está marcada para as 15 horas (de Brasília).

Segundo o Planalto, a siderúrgica investiu R$ 1,5 bilhão na unidade do município mineiro, visando ampliar a produção e o fornecimento de aço, especialmente para setores de máquinas e equipamentos, além do automotivo.

Os recursos integram o investimento total de R$ 6 bilhões que a companhia desembolsa atualmente.

A unidade em Ouro Branco responde por 12% da produção total de aço do Brasil.