Durante todas as sextas-feiras de julho, sempre às 15h, o Circuito Spcine passa por 20 Casas de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, com sessões de cinema gratuitas para crianças. A programação faz parte da 4ª edição do Férias Culturais e apresenta animações infantis nacionais.
Para essa edição, quatro filmes foram selecionados. Ábar e sua banda, animação brasileira que conta a história de Abá, um jovem príncipe que sonha em ser músico. Em uma de suas aventuras conhece Ana, uma garota que toca bateria, e percebe ali a oportunidade de formar uma banda ao lado do amigo de infância, Juca. É assim que começa o desafio de tocar no Festival da Primavera e de enfrentar Don Coco, líder da cidade, que quer acabar com a diversidade que existe no local.
Com gênero de comédia, a animação de 2023, Tromba Trem, mostra um elefantinho carismático chamado Gajah, que perde a memória. Sua perda de lembranças o coloca em uma enrascada já que ele se torna o principal suspeito de uma série de raptos misteriosos. Para desvendar esse mistério, ele terá que contar com a ajuda de seus antigos amigos de antes da fama: um grupo de cupins obstinados que moram em uma colônia e Duda, uma tamanduá vegetariana.
Teca e Tuti é um longa-metragem premiado que levou 12 anos para ser produzido e quase 30 mil fotos para o stop motion. Com temáticas de educação e leitura, o filme conta a história de Teca, uma pequena traça, e Tuti, seu ácaro de estimação, que vivem com sua família numa caixinha de costura. O drama começa quando Teca, que como toda traça, adora comer papel mas, como também é fã de uma boa história, percebe que os livros não podem virar refeição.
Fechando a programação, o clássico Arca de Noé. Animação brasileira inspirada nas canções do álbum "Arca de Noé" de Vinicius de Moraes. A história segue os ratos Tom e Vini, que embarcam na Arca e enfrentam desafios durante o dilúvio, usando a música como arma. O filme tem direção de Sérgio Machado e Alois Di Leo, e conta com dublagem famosa, incluindo Marcelo Adnet, Rodrigo Santoro, Alice Braga e Lázaro Ramos.
É a partir de iniciativas como essa, que busca oferecer entretenimento durante as férias escolares, que crianças de diversos pontos da cidade podem ampliar o seu repertório cultural e estimular a imaginação. Além de ser uma forma de manter as famílias unidas e influenciá-las a consumir atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura de São Paulo.
Além do especial com o Circuito Spcine, o Férias Culturais tem programação repleta de atividades lúdicas durante todo o mês, com oficinas artísticas, shows de mágica, brinquedos infláveis e pintura facial. Pensando em oferecer lazer e cultura, o projeto estimula a ocupação de espaços culturais.