Vaga Lume indica seis livros infantis que abordam a volta às aulas

Lançamentos e livros
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Obras empoderam as crianças e podem ajudar tanto a elas como aos pais, em um momento que          pode ser muito desafiador 
 

A volta às aulas, seja na mesma escola ou em uma nova, pode gerar muitas sensações diferentes: empolgação, medo, ansiedade, curiosidade, insegurança...Certo é, no entanto, que essa entrada em um mundo de intensa convivência durante um ano dificilmente será vivida com indiferença por aqueles que a protagonizam. Pensando nisso, a Vaga Lume selecionou seis livros infantis de seu acervo voltados a encorajar os alunos na volta às aulas. São obras que buscam empoderar as crianças em um momento cheio de sentimentos tão distintos, e que também podem ajudar os pais a apoiarem seus filhos. Entre os temas, estão a adaptação à escola, a diversidade e a valorização do ambiente escolar.
 

1 - A Caminho da Escola (Ed. Melhoramentos)     
Autores: Rosemary McCarney e Plan International | Tradutora: Rosamaria Gaspar Affonso
Este livro é uma homenagem às crianças que enfrentam grandes desafios para ir à escola em diferentes partes do mundo. Com fotos impressionantes e textos inspiradores, mostra como a educação é um direito e um sonho de muitos meninos e meninas que não desistem de aprender. Este livro pode encorajar as crianças a valorizar a escola e a se solidarizar com outras realidades.
 

2 - Minha Professora é um monstro (Ed. Intrínseca)         
Autor: Peter Brown  
Beto tem a pior professora do mundo — um monstro que ruge, bate o pé e não deixa ele brincar no recreio. Um dia, porém, ele encontra a professora no parque e descobre que ela não é tão assustadora assim. Este livro é uma história divertida e sensível sobre como as pessoas podem mudar de ideia e de atitude, e pode encorajar as crianças a superar seus medos e a se relacionar melhor com os professores.         
 

3 - Letras de carvão (Ed. Pulo do Gato)      
Escritora: Irene Vasco | Ilustrador: Juan Palomino | Tradutora: Márcia Leite   
Este livro conta a história de uma menina que vive em uma pequena cidade na Colômbia, onde quase ninguém sabe ler. Com a ajuda do dono da mercearia, ela começa a descobrir o significado das letras e das palavras, e logo se apaixona pela leitura e pela escrita. Este livro é uma homenagem ao educador Paulo Freire e a todos que lutam pelo direito à educação. Este livro pode encorajar as crianças a se interessar pela leitura e pela escrita, e a reconhecer a importância da cultura e da diversidade.
 

4 - Malala, a menina que queria ir pra escola (Companhia das Letrinhas)
Escritora: Adriana Carranca | Ilustradora: Bruna Assis Brasil       
Biografia da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que quase perdeu a vida por defender a educação feminina. Escrito pela jornalista Adriana Carranca, que visitou o vale do Swat após o atentado, o livro narra a história de Malala, desde a infância até o recebimento do Prêmio Nobel da Paz. Este livro é um exemplo de coragem, resistência e esperança, e pode encorajar as crianças a lutar pelos seus direitos e sonhos e a se engajar em causas sociais.    
 

5 - Escola de Chuva (Ed. Brinque-Book)     
Autor: James Rumford         
Este livro é uma emocionante história sobre o amor pelo aprendizado e pela escola. No primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, centro-norte da África, as crianças chegam e não encontram salas de aula nem carteiras, apenas uma professora, que diz que a primeira lição é construir a escola. Com muita criatividade e cooperação, as crianças fazem da escola um lugar especial. Este livro é baseado em uma experiência real do autor, que lecionou em Kelo, e pode encorajar as crianças a valorizar a escola e a participar da sua construção.   
 

6 - Eloisa e os Bichos (Ed. Pulo do Gato)    
Escritor: Jairo Buitrago | Ilustrador: Rafael Yockteng | Tradutora: Márcia Leite
Uma menina que se muda com o pai para uma nova cidade, onde se sente um bicho estranho – não conhece ninguém, não entende o que as pessoas falam e não gosta da comida. Mas, aos poucos, ela vai se adaptando e fazendo amigos, tanto humanos quanto animais. Uma história delicada e poética sobre o processo de adaptação e a aceitação da diversidade, que pode encorajar as crianças a enfrentar as mudanças e a se abrir para o novo.               
 

Em outra categoria

O projeto Cultural Das Letras, que já implantou mais de 50 estantes literárias e beneficiou mais de 20 mil crianças pelo Brasil, oferece mais uma palestra gratuita sobre a arte de contar histórias. Durante o maior evento Literário da América Latina, a palestrante Paula Negrão entra em cena para levar ao público a importância da literatura em sala de aula, além de técnicas para encantar os jovens e estimular a imaginação. A palestra Ação Formativa Ler e Contar para Encantar acontecerá dia 13 de setembro, às 14h, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. "Vamos ressaltar como a leitura, através da audição de boas histórias, pode auxiliar na educação e no desenvolvimento de quem as escuta", conta a Paula Negrão, narradora de histórias, mediadora de leitura e pesquisadora.

Além da palestra na Bienal, o projeto Das Letras ofereceu mês passado aos educadores das escolas EMEI Carlos Drummond e EMEF Almeida Junior, de São Paulo, oficinas com técnicas para trabalhar com a literatura em sala de aula e como construir uma narrativa criativa e lúdica, auxiliando no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. "O DAS LETRAS é um projeto que, além de equipar espaços com estantes, livros, jogos pedagógicos e ambientações criativas, visa ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos na área para estimular o gosto pela leitura em tempos atuais. A palestra na Bienal será mais uma maneira de fazer esse propósito acontecer. Venham prestigiar!", convida Ana Paula Santos, da Villa7 Produções Culturais , responsável pela ação. A palestra do dia 13 de setembro será gratuita no Estande da Secretaria de Educação de São Paulo durante a Bienal. Acessível para PCDs, terá tradução em libras, também. A iniciativa faz parte da contrapartida social do projeto "Das Letras - Estante Literária", idealizado pela Vila7 Produções, em parceria com a Agroinfo. Produzido pela AH7 produções culturais e viabilizado pelo Ministério da Cultura, a palestra é uma parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, com a Coordenadoria Pedagógica do núcleo da Academia Estudantil de Letras.

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos