Sidebar

16
Qua, Jul
171 Noticias Novas

Parceria entre Prefeitura de Bonito e eureciclo viabilizou coleta de 30 toneladas de vidro durante alta temporada

Meio Ambiente
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ação integrada com Formigão busca promover a estruturação da cadeia de reciclagem e fomentar logística reversa no município e região          
 

Esforços integrados entre a eureciclo, poder público e empresas de Bonito, capital do ecoturismo do Mato Grosso do Sul e uma das cidades com o bioma mais preservado do país, possibilitaram a coleta e destinação correta de 30 toneladas de vidro para a reciclagem. Em janeiro de 2024 foi realizado o primeiro balanço da ação - que teve início em dezembro -, que operou em fase de teste nesta alta temporada. Estima-se que o projeto colete e recicle aproximadamente 500 toneladas do material por ano.

 

O projeto é fruto de parceria entre a prefeitura do município, eureciclo e a Cooperativa Paraíso de Bonito, que objetiva a reciclagem do vidro no município e consiste na coleta direta em comércios e empresas cadastradas, por meio do veículo chamado carinhosamente de "Formigão do Vidro". O montante recolhido - que requer cuidados especiais pela sua periculosidade no transporte e manuseio - é encaminhado à empresa Massfix, sediada em São Paulo, que desde 1991 opera no setor da reciclagem de cacos de vidros. Desta forma, o projeto contribui com o incremento de renda das organizações de catadores que recebem os resíduos, sendo a eureciclo o elo facilitador entre empresas e poder público para estruturação da cadeia do vidro. Por meio da emissão dos certificados de reciclagem, é possível mitigar os riscos em cumprimento às obrigações legais e simultaneamente fomentar uma rede econômica direcionada às centrais de triagem e parceiros remunerados pelo serviço ambiental de destinação correta.
 

No contexto do setor privado, o PLANARES – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado pelo Decreto nº 11043/2022, prevê um piso de 30% para a recuperação das embalagens colocadas no mercado pelas empresas, além do encerramento de todos os lixões, é previsto o aumento da recuperação de resíduos para cerca de 50% em 20 anos. O engajamento das empresas neste contexto de ações sustentáveis e agenda ESG é essencial como parte do processo de educação ambiental da reciclagem de embalagens pós-consumo determinada por lei na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010).
 

Logística Reversa no MS      
 

Em 2020, foi lançado o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Mato Grosso do Sul (PERS-MS), que inaugurou uma nova fase de norteamento sobre políticas públicas e para disseminar orientação técnica e mecanismos de monitoramento e fiscalização das ações implementadas. Em apenas dois anos de avaliação dos resultados de logística reversa no Mato Grosso do Sul, o estado já se tornou referência nacional após comprovar a destinação de 50.000 toneladas de embalagens coletadas ao ciclo produtivo.     
 

Reforçando esse direcionamento em prol da reciclagem, o estado publicou o Decreto Nº 16.089, (2023), que definiu as diretrizes para implementação da logística reversa de embalagens em geral, incluindo o papel de empresas e indústrias que comercializam produtos que geram embalagens no MS para estruturar sistemas de logística reversa à parte do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.