Segundo o Google, a pesquisa do termo "Inteligência Artificial" na plataforma de busca teve um aumento de 20%, ao comparar dezembro de 2023 com o mesmo período de 2022
Inteligência Artificial foi um dos temas mais falados em 2023, desde o lançamento do Chat GPT. À medida que avançamos para um futuro cada vez mais conectado, é intrigante observar as tendências que moldam a evolução dessa tecnologia. A IA emerge como uma força impulsionadora, transformando profundamente a maneira como interagimos com o mundo digital e, por extensão, com a sociedade. Segundo uma pesquisa do Google, a pesquisa do termo "Inteligência Artificial" na plataforma de busca teve um aumento de 20%, ao comparar dezembro de 2023 com o mesmo período de 2022.
A IA, além dos avanços tecnológicos extraordinários, causará mudanças irreversíveis na sociedade, e nem sempre será do agrado de todos. "Estamos à beira de uma revolução que promete redefinir nosso mundo de maneira que mal podemos começar a imaginar. Ela trará transformações muito além da era da internet, e é inegável que temos de nos preparar para o que está por vir", ressalta Cristiano Miranda, vice - presidente da Editora Rica.
Visionários como o CEO do Google, Sundar Pichai, argumentaram que a influência da Inteligência Artificial (IA) poderia superar até mesmo as forças mais monumentais que moldaram nossa civilização - o fogo, a eletricidade e, de fato, a internet. "A medida que a IA se torna cada vez mais presente em nossas rotinas, em tarefas simples como buscar ideias no Chat GPT, por exemplo, as ferramentas se tornam mais completas e vão resolvendo situações mais complexas. Ações que há 5 anos, de certa forma, eram impossíveis de serem resolvidas por máquinas", conta Cristiano.
No livro Navegando na Inteligência Artificial com Fé, lançado pela Editora Rica, alguns termos ajudam a entender melhor essa nova revolução, para avançar juntos em direção ao futuro, alinhado com as transformações gigantes que vamos enfrentar em um futuro próximo. A obra fornecerá percepções sobre: As ameaças e perigos que vêm com a IA; O que fazer se você for demitido porque seu trabalho foi substituído por uma IA; Como prosperar com a IA; Como equipar seus filhos para que tenham sucesso em um mundo de IA; ChatGPT e suas capacidades; O impacto da IA na Medicina; O impacto da IA no Direito e no Governo; O impacto da IA na Economia e nos Empregos; Uma breve história abrangendo OpenAI, ChatGPT, DeepMind, xAI, Microsoft e o envolvimento do Google na Inteligência Artificial; Alucinações de IA.
Confira 3 de algumas das inovações da Inteligência Artificial que será novidade em 2024:
1 - Personalização da experiência do consumidor. Em 2024, a personalização impulsionada pela IA revolucionará o modo como as empresas interagem com seus clientes, resultando em um maior engajamento e fidelidade. As empresas podem utilizar algoritmos para identificar padrões e comportamentos, prever preferências e interesses dos clientes, entre outros.
2 - Automação de Processos. Em 2024, mais pessoas terão acesso aos benefícios da IA no dia a dia de trabalho e nas tomadas de decisão. Ao em vez de desperdiçar tempo e recursos em tarefas operacionais, os profissionais serão liberados para se concentrar em responsabilidades essenciais, que apenas os seres humanos podem atuar.
3 - Inteligência Artificial Generativa. As empresas terão a oportunidade de aproveitar os benefícios da IA Generativa de maneira mais acessível e eficiente. Isso pode acelerar a produção de informações, melhorar a criatividade e até mesmo automatizar tarefas que antes exigiam muito tempo e recursos.
"A IA está pronta para redefinir todos os aspectos de nossas vidas, desde a maneira como trabalhamos e aprendemos até na forma de viajar, influenciando também nos cuidados com a saúde. Não fique à margem, enquanto o mundo acelera em direção ao futuro, em vez disso, vamos juntos liderar essa transformação", finaliza o vice-presidente.
Caso você tenha ficado interessado no assunto, o livro Navegando na Inteligência Artificial com Fé, está disponível para venda na Editora Rica.
Saiba o que esperar da Inteligência artificial para 2024
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura