Estudos comprovam que a prática ajuda na descongestão, hidratação e prevenção de doenças respiratórias
A higiene nasal é uma técnica simples e bastante benéfica para a saúde humana. Ao utilizar soro fisiológico/cloreto de sódio, a limpeza adequada do nariz promove a descongestão, aliviando o ressecamento das vias aéreas e eliminando o excesso de secreção. Essa prática auxilia na hidratação da mucosa nasal, reduzindo a irritação e proporcionando maior conforto, além de contribuir para a prevenção de doenças respiratórias.
A lavagem diária se faz ainda mais necessária no inverno ou em clima frio, segundo os médicos. Rinite, alergias, nariz entupido e coriza são queixas frequentes da temporada. De acordo com estudos, a lavagem nasal surge como uma opção saudável e eficaz para manter a saúde das vias respiratórias. Diversos produtos que podem ser encontrados nas farmácias executam este papel. Como o NasalFree, que age mecanicamente sobre a mucosa nasal, fluidificando e removendo o muco presente, resultando na descongestão local.
Segundo indica um estudo publicado no Asian Pacific Journal of Allergy and Immunology as lavagens nasais de alto volume têm sido uma opção positiva principalmente para crianças. O artigo mostra que o uso de frasco compressível para irrigação nasal em crianças com sinusite aguda foi associado a maiores melhorias nos índices máximos de satisfação no tratamento em comparação ao uso de seringas. O NasalFree Alto Volume, recém lançado em todo o Brasil, conta com kit contendo frasco aplicador e 30 sachês de cloreto de sódio 0,9% na forma em pó, sem conservantes. O produto também possui formato de refil com 30 sachês de cloreto de sódio. O medicamento fluidifica, descongestiona e hidrata a mucosa nasal, proporcionando alívio e bem-estar para cuidado e proteção na lavagem nasal diária para todos.
Para o uso, é simples: basta diluir o conteúdo do sachê dentro do frasco com 240ml de água filtrada ou fervida por 5 minutos, deixando em temperatura morna para utilização. Após a diluição do produto, curvar o tronco sobre a pia e inclinar a cabeça suavemente para o lado, inserindo o bico do frasco na narina direcionada para cima. Com a boca aberta, aperte o frasco até que a solução flua de uma narina a outra. Após o processo, expire com as duas narinas para limpar o excesso de solução e secreções. De acordo com especialistas, não existe um limite máximo de lavagens diárias; quanto mais frequentes, melhor. Para fins preventivos, sugere-se realizar duas lavagens por dia, mas, quando o paciente está com o nariz congestionado, é aconselhável aumentar para quatro ou repetir até que o desconforto diminua.
Lavagem nasal diária: conheça os benefícios para a saúde respiratória
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura