Vice-presidente do PT no DF é preso por suspeita de violência sexual contra adolescentes

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal Wilmar Lacerda foi preso nesta quinta-feira, 24. Ele é suspeito de ligação com uma organização criminosa que cometeu violência sexual contra adolescentes de 13 e 17 anos. A prisão foi feita pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Em nota, a direção do PT em Brasília afirmou que Wilmar Lacerda foi afastado do partido. "O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal informa que Wilmar Lacerda está afastado cautelarmente do partido, até que se esclareçam os graves fatos noticiados pela imprensa na noite de 24/10, garantindo a ele o exercício do direito de defesa nas instâncias competentes", diz o texto. O Estadão não conseguiu localizar a defesa de Wilmar Lacerda. O espaço segue aberto para manifestações.

Segundo noticiou o G1, a prisão de Wilmar foi realizada em uma via pública do centro de Brasília na tarde desta quinta. A ação fez parte da 3ª fase da Operação Predador, que investiga uma organização criminosa que cometeu supostos crimes sexuais contra menores de idade. Na fase anterior da operação, deflagrada em agosto, um empresário de 61 anos também foi preso.

Por se tratar de um processo que envolve crimes contra menores de idade, o caso tramita em segredo de Justiça. Em nota enviada ao Estadão, a PCDF confirmou a prisão de um homem, mas não revelou seu nome e afirmou que o sigilo também garante que as investigações não sejam prejudicadas.

"Devido à natureza dos crimes apurados, não serão divulgados detalhes da ação, a fim de preservar o andamento das diligências e garantir o sigilo necessário para não prejudicar as investigações", disse a PCDF.

Wilmar foi presidente do diretório distrital petista na década de 2000 e foi chefe de gabinete da liderança do partido no Senado. Entre 2010 e 2018, ele foi o primeiro suplente do ex-senador Cristovam Buarque (PPS). Além dele, outros quatro políticos dividem a vice-presidência do PT-DF.

O líder do PT na Câmara Distrital, deputado Chico Vigilante, divulgou nota defendendo a expulsão de Wilmar do partido. "Diante da prisão de Wilmar Lacerda, acusado de envolvimento em crimes de pedofilia, venho a público, como fundador do Partido dos Trabalhadores e líder da bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), defender o imediato afastamento de Lacerda e a suspensão de sua filiação partidária, até que ele consiga comprovar sua inocência. Se isso não ocorrer, deve ser expulso de forma definitiva do PT", disse o deputado.

Em outra categoria

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris, empataram com 49% das intenções de voto cada, em pesquisa nacional do Emerson College, divulgada hoje. O levantamento ainda mostra que 1% dos eleitores prováveis apoiará um candidato independente e outra parcela de 1% está indecisa.

A pesquisa mostra que Trump lidera entre eleitores homens, com vantagem de 13 pontos porcentuais sobre Harris (55% a 42%), enquanto a democrata lidera entre mulheres por 10 ponto (54% a 44%). Os números da vice-presidente indicam uma performance pior do que a obtida pelo presidente Joe Biden em 2020.

Independente de em quem irão votar, o levantamento da Emerson College aponta que 50% dos eleitores veem chance de vitória do republicano contra 49% de chance de vitória de Harris.

A sondagem foi conduzida de 23 a 24 de outubro de 2024, junto a 1.000 eleitores, e tem margem de erro de aproximadamente três pontos porcentuais.

No início deste mês, outra pesquisa do Emerson College mostrava Harris na liderança com 50% das intenções de voto, contra 48% de Trump, mas também sinalizando empate pela margem de erro.

O exército do Irã emitiu uma declaração, neste sábado, sugerindo que um cessar-fogo na Faixa de Gaza e no Líbano é preferível a uma retaliação contra Israel.

No comunicado, as forças armadas iranianas deram mais detalhes sobre o último ataque de Israel, afirmando que os bombardeios israelenses só danificaram "sistemas de radar". "Graças ao desempenho oportuno da defesa aérea do país, os ataques causaram danos limitados e apenas alguns sistemas de radar foram danificados", anunciou o Estado-Maior do exército iraniano em um comunicado citado pela televisão estatal do país.

Israel lançou ataques ao Irã ontem à noite (25), atingindo alvos em Teerã. Os militares israelenses declararam que os ataques foram "precisos" e direcionados a alvos militares.

Após os ataques aéreos, o Ministério das Relações Exteriores do Irã disse que tinha o direito de autodefesa e "se considera com direito e obrigado a se defender contra atos estrangeiros de agressão". O Ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, disse que o Irã não tem "limites" na defesa de seus interesses.

O exército de Israel disse que visou a instalações que o Irã usou para fabricar os mísseis disparados contra Israel, bem como locais de mísseis terra-ar. Não houve indicação imediata de que locais de petróleo ou nucleares foram atingidos, o que teria marcado uma escalada muito mais séria.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que vê com preocupação o ataque de Israel ao Irã, condenando a "escalada do conflito". Ainda em nota, a entidade pediu que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção. "O Brasil reitera sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e volta a conclamar a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito", afirmou Ministério em nota.

Israel lançou ataques ao Irã na manhã deste sábado, horário local, atingindo alvos em Teerã. Os militares israelenses declararam que os ataques foram "precisos" e direcionados a alvos militares.

O Itamaraty informou, ainda, que a embaixada brasileira em Teerã está monitorando a situação dos brasileiros no país, mantendo contato permanente com eles.