Nikolas Ferreira atua para alavancar candidaturas bolsonaristas em capitais no segundo turno

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Após ajudar a eleger os vereadores mais votados de São Paulo e Belo Horizonte, capitais dos maiores colégios eleitorais do País, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) seguiu atuando nas campanhas de segundo turno, agora para alavancar prefeitos bolsonaristas pelos municípios brasileiros, com atuação diretam em Fortaleza, Campo Grande e Belo Horizonte.

Principal cabo eleitoral do PL nestas eleições, Nikolas elegeu menos da metade dos candidatos apoiados por ele, mas muitos com votações expressivas, o que significou uma vitória para o partido e contribui para o avanço da direita no País. Visto como uma peça fundamental para o bolsonarismo, o candidato tenta agora, nos últimos dias antes do segundo turno, ajudar a decidir o resultado de pelo menos três capitais onde o PL ou um candidato apoiado pela sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto disputam os Executivos municipais.

Em Fortaleza, palco da principal disputa entre um candidato do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e um do PL, Nikolas protagonizou cenas em uma espécie de "culto" misturado com micareta ao lado do deputado federal e candidato a prefeito André Fernandes (PL), na noite desta quinta-feira, 24.

Trajados com camisetas estampadas com a frase "Bloco do 22", os dois aparecem dançando ao som do jingle "tchau, tchau, PT", em ritmo de axé, enquanto fogos de artifício saem do meio da multidão. Em outro vídeo, Nikolas puxa a oração "Pai Nosso", e o coro de eleitores com luzes dos celulares acesas continua orando.

Na agenda do deputado federal, também está previsto o último ato da campanha do deputado estadual Bruno Engler (PL), que tenta se eleger prefeito de Belo Horizonte, cidade natal de Nikolas. Neste sábado, 26, os dois percorrerão cerca de um quilômetro em passeata. Na noite de sexta, o deputado acompanhou Engler ao último debate eleitoral entre os candidatos da cidade, promovido pela TV Globo.

A disputa na capital mineira ficou marcada pela união da direita, reunindo no mesmo palanque o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e outras lideranças locais. Engler terminou o primeiro turno na frente de Fuad Noman (PSD), mas agora os dois estão empatados tecnicamente, com vantagem numérica do atual prefeito.

Em Campo Grande, uma das capitais do agronegócio no País, Nikolas marca presença na disputa nas redes sociais da candidata à reeleição Adriane Lopes (PP), que terminou a primeira etapa do pleito na liderança, com 31,7% dos votos válidos. O tucano Beto Pereira, chancelado pelo ex-presidente Bolsonaro, ficou em terceiro com 115.516 votos (26% dos votos válidos).

No vídeo publicado nesta sexta-feira, 25, Nikolas afirma que a candidata recebe o apoio tanto de Bolsonaro, como da senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP), que estiveram em palanques opostos no primeiro turno.

Apesar de o deputado atuar cabo eleitoral das candidaturas do partido de Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto pelo Brasil, gastos com viagens e hospedagens no nome de Nikolas não apareceram, até este sábado, na prestação de contas do partido, que ainda é parcial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em outra categoria

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris, empataram com 49% das intenções de voto cada, em pesquisa nacional do Emerson College, divulgada hoje. O levantamento ainda mostra que 1% dos eleitores prováveis apoiará um candidato independente e outra parcela de 1% está indecisa.

A pesquisa mostra que Trump lidera entre eleitores homens, com vantagem de 13 pontos porcentuais sobre Harris (55% a 42%), enquanto a democrata lidera entre mulheres por 10 ponto (54% a 44%). Os números da vice-presidente indicam uma performance pior do que a obtida pelo presidente Joe Biden em 2020.

Independente de em quem irão votar, o levantamento da Emerson College aponta que 50% dos eleitores veem chance de vitória do republicano contra 49% de chance de vitória de Harris.

A sondagem foi conduzida de 23 a 24 de outubro de 2024, junto a 1.000 eleitores, e tem margem de erro de aproximadamente três pontos porcentuais.

No início deste mês, outra pesquisa do Emerson College mostrava Harris na liderança com 50% das intenções de voto, contra 48% de Trump, mas também sinalizando empate pela margem de erro.

O exército do Irã emitiu uma declaração, neste sábado, sugerindo que um cessar-fogo na Faixa de Gaza e no Líbano é preferível a uma retaliação contra Israel.

No comunicado, as forças armadas iranianas deram mais detalhes sobre o último ataque de Israel, afirmando que os bombardeios israelenses só danificaram "sistemas de radar". "Graças ao desempenho oportuno da defesa aérea do país, os ataques causaram danos limitados e apenas alguns sistemas de radar foram danificados", anunciou o Estado-Maior do exército iraniano em um comunicado citado pela televisão estatal do país.

Israel lançou ataques ao Irã ontem à noite (25), atingindo alvos em Teerã. Os militares israelenses declararam que os ataques foram "precisos" e direcionados a alvos militares.

Após os ataques aéreos, o Ministério das Relações Exteriores do Irã disse que tinha o direito de autodefesa e "se considera com direito e obrigado a se defender contra atos estrangeiros de agressão". O Ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, disse que o Irã não tem "limites" na defesa de seus interesses.

O exército de Israel disse que visou a instalações que o Irã usou para fabricar os mísseis disparados contra Israel, bem como locais de mísseis terra-ar. Não houve indicação imediata de que locais de petróleo ou nucleares foram atingidos, o que teria marcado uma escalada muito mais séria.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que vê com preocupação o ataque de Israel ao Irã, condenando a "escalada do conflito". Ainda em nota, a entidade pediu que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção. "O Brasil reitera sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e volta a conclamar a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito", afirmou Ministério em nota.

Israel lançou ataques ao Irã na manhã deste sábado, horário local, atingindo alvos em Teerã. Os militares israelenses declararam que os ataques foram "precisos" e direcionados a alvos militares.

O Itamaraty informou, ainda, que a embaixada brasileira em Teerã está monitorando a situação dos brasileiros no país, mantendo contato permanente com eles.