José Genoíno é submetido a cirurgia para retirada de tumor e está internado em hospital em SP

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ex-deputado federal e ex-presidente do PT, José Genoíno, está internado desde a última quinta-feira, 16, no hospital A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde realizou na sexta-feira, 17, uma cirurgia de retirada de um tumor.

De acordo com o boletim médico, o procedimento "ocorreu dentro do esperado, sem complicações ou intercorrências e durou 4 horas". A cirurgia realizada por Genoíno foi na região do retroperitônio, que é uma membrana responsável pelo revestimento das vísceras da cavidade abdominal.

"Após o procedimento, José Genoíno Neto foi encaminhado, hemodinamicamente estável, para a UTI, onde permaneceu por cerca de 24h. Na manhã do dia 18/01/2025 o paciente teve alta da UTI e já retornou ao quarto onde permanecerá em observação", diz o comunicado assinado pelo médico Samuel Aguiar, que é líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais.

Genoíno presidiu o PT entre 2003 e 2005, quando estourou o escândalo do mensalão. Ele foi denunciado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, em 2012. Dois anos depois, ele foi absolvido do crime de formação de quadrilha, mas foi mantida a condenação por corrupção passiva. Ainda no mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a pena do ex-deputado.

Atualmente, Genoíno tem se apresentado com uma voz crítica a algumas medidas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o arcabouço fiscal.

Em outra categoria

As forças de defesa de Israel afirmaram, em uma publicação no X, que as três reféns já estão em território israelense. Em uma foto das três mulheres libertas, lê-se: "mantidas reféns por 471 dias, Romi Gonen, Emily Damari e Doron SteinBrecher retornarem para Israel como parte do trabalho em andamento para soltar os reféns", escreveu.

Em seu último discurso, Biden falou sobre o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, explicando as fases do acordo. O presidente falou de Charleston, na Carolina do Sul, e classificou o acordo como uma das negociações mais difíceis que já fez.

Questionado, Biden disse que recebeu uma ligação e que soube que as reféns israelenses já estão liberadas e bom estado de saúde.

Biden falou sobre as críticas a sua política externa, mas disse que se tivesse mudado seu caminho o cessar-fogo não teria sido atingido. O presidente relembrou a derrota do Hezbollah no Líbano.

As forças de defesa de Israel (IDF) publicaram no X que as três reféns chegaram ao ponto inicial de recepção no sul do país, onde suas mães as aguardam. "Oficiais do IDF da Diretoria de Pessoal e oficiais médicos do IDF estão acompanhando os reféns libertados durante uma avaliação médica inicial. Representantes do IDF estão acompanhando suas famílias no hospital e atualizando-os com as informações mais recentes disponíveis", escreveu.