Tarcísio e Nunes reforçam apoio a Hugo Motta em jantar com políticos em São Paulo

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), devem se encontrar com o candidato à presidência da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) na noite desta segunda-feira, 27. O encontro está marcado em uma pizzaria no bairro Higienópolis, em São Paulo, e contará com a presença de lideranças políticas. A informação foi divulgada pela CNN Brasil e confirmada pelo Estadão.

Segundo Tarcísio, a bancada paulista "está fechada" com a candidatura de Motta. Segundo ele, o objetivo do evento é apresentar demandas e projetos, além de "pavimentar um caminho" para debates futuros.

"É uma forma de a bancada de São Paulo mostrar apreço e que está com esse projeto, que deve ser uma candidatura bem-sucedida", disse o governador em encontro com jornalistas.

Ricardo Nunes, ao confirmar sua presença no jantar, destacou a importância da parceria entre o Congresso e os municípios. "Sempre dependemos muito da Câmara dos Deputados nas ações de interesse do Estado e da Prefeitura", disse o prefeito.

O evento foi organizado pelo deputado Maurício Neves (PP), presidente estadual do Progressistas, e também conta com a participação de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, e Arnaldo Jardim, líder do Cidadania. Essas lideranças integram o amplo arco de apoio político que Motta vem construindo na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.

Hugo Motta já assegurou o apoio de 17 bancadas, além de contar com o respaldo público do atual presidente da Casa, Arthur Lira. A base de partidos que declara apoio ao deputado paraibano soma 488 parlamentares, mas o voto secreto traz incertezas sobre a fidelidade dos integrantes dessas bancadas.

Entre os adversários de Motta na disputa, está o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). Nesta segunda-feira, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara. Apesar de ser amplo favorito, Motta precisa garantir ao menos 257 votos para vencer a eleição, marcada para sábado, 1º de fevereiro.

O jantar em São Paulo faz parte de uma série de articulações lideradas por Motta para consolidar seu favoritismo. Com aval de Lira, ele busca fortalecer alianças que vão do PL ao PT, reforçando sua estratégia de construir uma base heterogênea.

Em outra categoria

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu o fortalecimento de políticas para promover o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) para ampliar a independência do país no setor de maneira "benéfica, segura e justa". O comentário foi realizado em uma reunião do Politburo na tarde de sexta-feira, 25, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 29.

O encontro discutiu medidas focadas no desenvolvimento e na regulação de IA.

Em seu discurso, Xi pediu que as autoridades concentrem esforços coordenados para avançar na construção de infraestrutura computacional, promovam o compartilhamento de recursos de dados, façam a integração de políticas sobre direito de propriedade intelectual, encontrem novos talentos na área, entre outros.

O presidente chinês também defendeu o uso de incentivos fiscais e melhor nivelamento financeiro para o campo de ciência e tecnologia.

Representantes da diplomacia dos países do Brics participam na manhã desta terça-feira, 29, da última plenária da reunião de chanceleres do grupo, no Palácio do Itamaraty, na região central do Rio de Janeiro. Os ministros devem divulgar em seguida um comunicado conjunto, que subsidiará a Declaração Final da Cúpula de Líderes do grupo, marcada para julho, também na capital fluminense.

A reunião é a primeira agenda oficial de ministros das Relações Exteriores do Brics após a expansão do grupo, que atualmente inclui 11 países-membros e nove países parceiros.

A sessão desta manhã trata de discussões sobre "O papel do Sul global no reforço do multilateralismo".

Os trabalhos, coordenados pelo embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, têm a participação do embaixador da Índia Dammu Ravi e dos ministros de relações internacionais de outros países fundadores do grupo - Wang Yi (China), Sergey Lavrov (Rússia) e Ronald Lamola (África do Sul).

Também participam autoridades de relações exteriores de outros países: Reem Al-Hashimy (Emirados Árabes Unidos), Waleed Al-Khuraiji (Arábia Saudita), Gedion Timothewos (Etiópia), Tri Tharyat (Indonésia), Seyed Rasoul Mohajer (Irã), Ragui El Etreby (Egito), Sergey Lukashevich (Belarus), Celinda Sosa Lunda (Bolívia), Akan Rakhmetullin (Cazaquistão); Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla (Cuba); Dato' Seri Utama Haji Mohamad bin Hasan (Malásia); Yusuf Maitama Tuggar (Nigéria); Maris Sangiampongsa (Tailândia); Odongo Jeje Abubakhar (Uganda) e Furkat Sidikov (Usbequistão).

Às 14 horas, Vieira deve dar uma declaração à imprensa.

A companhia elétrica portuguesa EDP afirma que o fornecimento de eletricidade foi totalmente restabelecido nas redes de distribuição do país após um apagão que afetou Espanha e Portugal na segunda-feira, 28, segundo o CEO Miguel Stilwell dAndrade em comentários enviados por e-mail.

Ele afirma que a pane no sistema energético ibérico foi sem precedentes. "As usinas da EDP responderam de forma eficaz aos pedidos da REN e da REE, operadoras dos sistemas elétricos dos dois países, entrando rapidamente em operação para apoiar o equilíbrio da rede. Simultaneamente, a empresa garantiu a plena disponibilidade de sua infraestrutura, contribuindo com a flexibilidade necessária para estabilizar o sistema", disse Stilwell dAndrade. Fonte: Dow Jones Newswires.