Comissões especiais devem ter definição após comissões permanentes, diz Hugo Motta

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que as definições sobre as comissões especiais sobre as dívidas dos municípios e sobre a reforma eleitoral devem ocorrer somente após a definição das comissões permanentes. As declarações ocorreram na manhã desta quinta-feira, 13.

Em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que abre novo prazo para o pagamento de débitos dos municípios, Motta disse que já houve indicação dos membros da comissão especial que analisará o texto. A PEC é uma reivindicação de entidades que representam os prefeitos.

"Eu recebi as indicações dos líderes partidários ontem (quarta-feira, 12), e aí, eu vou avançar na discussão acerca das comissões permanentes para poder instalar a comissão especial que vai tratar da PEC", declarou. "Não quero fixar uma data, porque fico refém dessa data."

Motta afirmou que espera resolver a distribuição das presidências das comissões permanentes nos próximos dias, para instalá-las no mês que vem.

"Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes", comentou. "Eu espero poder resolver isso nos próximos dias, começar a discutir, para, quem sabe, no início de março, a gente fazer a instalação", completou.

O presidente da Câmara disse que não tem conhecimento de previsão de alguma sessão conjunta do Congresso Nacional nos próximos dias, mas afirmou que o agendamento é de competência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Em relação à pauta da semana que vem, Motta disse que espera realizar a divulgação dos projetos a serem submetidos a votação até o fim desta sexta-feira, dia 14.

Em outra categoria

O incêndio provocado por um ataque de drone ucraniano em um depósito de petróleo na cidade russa de Sochi foi extinguido por bombeiros, informaram autoridades locais neste domingo, 3.

O ataque teria atingido dois tanques de combustível no local e cerca de 127 bombeiros trabalharam no local, conforme informou o governador da região, Veniamin Kondratyev, via Telegram.

O Conselheiro Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, defendeu a decisão do presidente americano Donald Trump em demitir a chefe do Departamento de Estatísticas de Trabalho, Erika McEntarfer. Ele também defendeu alegação de Trump de que relatórios de empregos mais fracos do que o esperado foram "fraudados".

Em entrevista ao programa Meet the Press da NBC News, Hassett disse que é preciso um novo olhar sobre o Departamento. "Houve uma série de padrões que poderiam deixar as pessoas curiosas. E acho que o mais importante que as pessoas saibam é que a maior prioridade do presidente é que os dados sejam confiáveis e que as pessoas descubram por que essas revisões são tão pouco confiáveis", disse Hassett, acrescentando que o objetivo do governo Trump era entender por que houve uma revisão tão considerável nos números de empregos dos meses anteriores.

Na sexta-feira, 1º, o Departamento de Estatísticas do Trabalho divulgou um relatório mensal de empregos que incluiu números mais fracos do que o esperado para julho, além de grandes revisões para baixo dos números de maio e junho.

Com a divulgação, Trump afirmou por meio da rede Truth Social que os números haviam sido manipulados e que ele pediu para sua equipe demitir Erika McEntarfer.

Forças israelenses mataram pelo menos 23 palestinos que buscavam alimentos neste domingo, 3, em Gaza, de acordo com autoridades hospitalares e testemunhas, que descreveram enfrentar disparos enquanto multidões famintas se aglomeravam em torno de locais de ajuda.

Especialistas alertam que há aumento da fome no território palestino, devido ao bloqueio de Israel e à ofensiva de quase dois anos.

Yousef Abed, entre as multidões a caminho de um ponto de distribuição, descreveu estar sob o que chamou de fogo indiscriminado, vendo pelo menos três pessoas sangrando no chão. "Não pude parar e ajudá-los por causa das balas", disse ele.

(Com informações da Associated Press)