Paraná Pesquisas: Moro lidera disputa ao governo do PR e poderia vencer no 1º turno

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O senador Sergio Moro (União-PR) lidera a disputa de 2026 pelo governo do Paraná, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira, 27.

Moro lidera em todos os cenários estimulados, ou seja, aqueles em que os entrevistados recebem uma lista de possíveis candidatos (veja os números abaixo). Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado é quem aponta alguém em quem votaria, o senador tem 1,5%.

Nesse cenário, 72% declararam não saber ou não opinaram e 17,2% disseram que votariam em Ratinho Júnior (PSD). O atual governador foi reeleito em 2023 e é cotado como possível candidato à Presidência em 2026. Já 4,2% não votariam em ninguém, optariam por voto nulo ou em branco.

Veja os números da pesquisa estimulada:

Cenário 1

- Sergio Moro (União Brasil): 49%

- Rafael Greca (PSD): 26%

- Guto Silva (PP): 6,1%

- Enio Verri (PT): 5,2%

- Não sabe/ Não respondeu: 4,3%

- Nenhum/ Branco/ Nulo: 9,4%

Cenário 2

- Sergio Moro (União Brasil): 47%

- Rafael Greca (PSD): 24,8%

- Alexandre Curi (PSD): 11,2%

- Enio Verri (PT): 4,8%

- Não sabe/ Não responde: 4,1%

- Nenhum/ Branco/ Nulo: 8,1%

Cenário 3

- Sergio Moro (União Brasil): 50,5%

- Rafael Greca (PSD): 26%

- Enio Verri (PT): 5,6%

- Darci Piana (PSD) 3,8%

- Não sabe/ Não responde: 4,1%

- Nenhum/ Branco/ Nulo: 9,9%

Cenário 4

- Sergio Moro (União Brasil): 54%

- Cida Borghetti (Progressistas): 26%

- Guto Silva (PP): 7,4%

- Enio Verri (PT) 5,9%

- Não sabe/ Não responde: 4,4%

- Nenhum/ Branco/ Nulo: 13,6%

Cenário 5

- Sergio Moro (União Brasil): 51,1%

- Cida Borghetti (Progressistas): 14,2%

- Alexandre Curi (PSD): 13,7%

- Enio Verri: 5,8%

- Não sabe/ Não responde: 4,2%

- Nenhum/ Branco/ Nulo: 11,1%

Cenário 6

- Sergio Moro (União Brasil): 55,8%

- Cida Borghetti (Progressistas): 15%

- Enio Verri (PT): 6,7%

- Darci Piana (PSD): 4%

- Não sabe/ Não responde: 4,2%

- Nenhum/ Branco/ Nulo: 11,1%

Procurado pelo Estadão, Sergio Moro disse ficar honrado e considerou os resultados da pesquisa um reconhecimento de seu trabalho como juiz, ministro e senador.

"Também reflete a percepção do eleitorado que em 2026 precisaremos de um governador forte para proteger o Paraná dos descalabros da eventual continuidade do PT no comando do país e a escalada da criminalidade", afirmou.

Ele ressaltou, no entanto, que está focado em seu mandato no Senado. "Apenas adiante decidirei se vou ou não ao governo", disse.

O levantamento ouviu 1.652 paranaenses em 64 municípios, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Em outra categoria

Um incêndio em um depósito de perfumes no noroeste da Turquia na manhã deste sábado, 08, deixou seis pessoas mortas e uma pessoa ferida, segundo informaram as autoridades responsáveis.

A causa do incêndio na província de Kocaeli é desconhecida. Ele começou por volta das 9 da manhã, e a mídia local informou que foi precedido por várias explosões. Equipes de emergência e bombeiros foram imediatamente enviadas ao local, e o incêndio foi controlado em uma hora.

O governador da província, Ilhami Aktas, afirmou aos jornalistas que seis pessoas morreram e uma estava ferida e recebendo tratamento. Ele acrescentou que a causa do incêndio ainda é desconhecida e está sendo investigada.

*Com informações da Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Um drone da Rússia colidiu com um prédio residencial no leste da Ucrânia na manhã deste sábado, 08, matando três pessoas e ferindo outras 12, segundo autoridades ucranianas.

O ataque em Dnipro, a quarta maior cidade da Ucrânia, fez parte de uma grande investida de mísseis e drones russos que visou a infraestrutura de energia e também matou um trabalhador de uma empresa de energia em Kharkiv, disse uma autoridade ucraniana.

A Rússia disparou um total de 458 drones e 45 mísseis, incluindo 32 mísseis balísticos. As forças ucranianas derrubaram e neutralizaram 406 drones e nove mísseis, segundo a força aérea, acrescentando que 25 locais foram atingidos.

As autoridades desligaram a energia em várias regiões devido aos ataques, disse a ministra de Energia da Ucrânia, Svitlana Grynchuk, em post no Facebook.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste sábado que os ataques atingiram locais militares e de energia que abastecem as forças ucranianas.

*Com informações da Associated Press.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse há pouco em sua rede social, Truth Social, que está recomendando aos republicanos do Senado que os centenas de bilhões de dólares que atualmente são enviados para as companhias de seguro - que, segundo ele, "sugam dinheiro, a fim de salvar o péssimo sistema de saúde fornecido pelo ObamaCare" - sejam enviados diretamente para os americanos comprarem seus próprios planos de saúde, garantindo que os cidadãos ainda terão dinheiro sobrando.

"Em outras palavras, tirem das grandes e más companhias de seguro, e deem o dinheiro para o povo, e terminem o pior sistema de saúde em qualquer lugar do mundo, o ObamaCare", afirmou Trump.

Ele ainda comentou que é preciso acabar com a paralisação (shutdown) mais longa da história dos EUA, que chega hoje ao 39º dia.