Lula diz que demitiu Nísia porque precisa de 'mais agressividade na política'

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Lula disse nesta quinta-feira, 27, que demitiu Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde porque precisa de mais "agressividade na política". O petista afirmou ser "amigo pessoal" da agora ex-ministra, a quem chamou de "companheira de alta qualidade".

"A Nísia é uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas eu estou precisando de um pouco mais de agressividade na política. O governo tem que aplicar mais agilidade, mais rapidez e, por isso, estou fazendo algumas trocas", afirmou Lula em entrevista à TV Record Litoral e Vale.

Lula demitiu Nísia nesta terça-feira, 25, após uma "fritura" de meses, motivada por insatisfações do Congresso, de integrantes do governo e do próprio presidente, que cobrava uma marca forte da pasta. No ano passado, Nísia já havia enfrentado pressões para deixar o cargo, mas foi blindada pelo petista, que chegou a pedir à ex-ministra: "Cuide da gestão e se preserve. Da política, a gente cuida."

O presidente anunciou Alexandre Padilha, que comanda a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), para assumir o cargo de Nísia. Durante a entrevista, Lula assumiu já ter o nome do substituto para Padilha na SRI, mas disse que ainda não conversou com a pessoa. O cargo agora é visado por integrantes do Centrão, que antes cobiçavam o Ministério da Saúde, e até mesmo por membros do PT.

"Eu já tenho a pessoa escolhida, mas eu não posso avisar porque eu não conversei com a pessoa ainda. Então, eu não quero que a pessoa saiba que ela vai ser ministro ou que ele vai ser ministro pela Record. Eu quero que ele saiba da minha boca", afirmou o presidente.

Pressionado pela queda de popularidade, Lula falou sobre a reforma ministerial, e disse ter muito cuidado ao fazê-la. "Você sabe, um técnico de futebol, quando ele tem que tirar um e colocar outro, sabe? Normalmente, o que sai, sai de cara feia, o que entra sabe que tem que fazer melhor do que ele. E como eu tenho um time muito coeso, as pessoas são muito decentes comigo".

Após a demissão, Nísia fez uma despedida para servidores da pasta e afirmou que a saída da Esplanada não a "diminui em nada". "O governo pode ser pensado como um grande time ou orquestra, e o técnico desse time tem todas as bases e os elementos para definir que perfil, que jogador ele quer no momento, no segundo tempo. Isso não me diminui em nada", disse a ex-ministra.

Em outra categoria

Diplomatas russos e norte-americanos se reuniram em Istambul nesta quinta-feira, 27, para discutir a normalização da operação de suas respectivas embaixadas, depois de anos expulsando os diplomatas uns dos outros.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que as conversas seguiram um entendimento alcançado durante a ligação do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente russo, Vladimir Putin, e o contato entre diplomatas russos e norte-americanos seniores na Arábia Saudita.

Em discurso durante a reunião de quinta-feira do Serviço Federal de Segurança, Putin elogiou o "pragmatismo e a visão realista" do governo Trump, em comparação com o que ele descreveu como "estereótipos e clichês ideológicos messiânicos" de seus antecessores.

As negociações entre Israel e o Hamas sobre a próxima fase do cessar-fogo em Gaza começaram nesta quinta-feira, 27, no Cairo, segundo o Egito, evitando um colapso antes do término da primeira fase do acordo no sábado, 22.

Autoridades de Israel, Qatar e Estados Unidos iniciaram "discussões intensas" sobre a segunda fase do acordo, disse o serviço de informações do Estado do Egito em um comunicado."Os mediadores também estão discutindo maneiras de melhorar a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, como parte dos esforços para aliviar o sofrimento da população e apoiar a estabilidade na região", acrescentou.

As conversações da Fase 2 têm o objetivo de negociar o fim da guerra, incluindo a devolução de todos os reféns vivos que ainda estão em Gaza e a retirada de todas as tropas israelenses do território. A devolução dos reféns mortos restantes aconteceria na Fase 3.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que manteve boas relações com todos os grupos políticos da Alemanha, mas que seu governo aguarda os desdobramentos no país após a eleição.

Durante coletiva na Casa Branca após encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, nesta quinta-feira, o mandatário americano disse que aceitou o convite recebido do Rei Charles para visitar o Reino Unido.

"Convite de Rei Charles é sem precedente, simboliza força da relação Estados Unidos-Reino Unido", disse Starmer, que entregou a carta com o convite.