Gusttavo Lima visitou Luciano Hang em dia de anúncio de 'parceria' com Caiado para 2026

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gusttavo Lima estava em Santa Catarina nesta quarta-feira, 5, quando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que lançará a pré-candidatura à Presidência da República ao seu lado, no dia 4 de abril. O sertanejo visitou o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que apoiou publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

Caiado disse ao Estadão na quarta-feira que uma chapa formada por ele e por Gusttavo Lima é uma possibilidade. "Vamos decidir em 2026. Agora, estamos acordados que vamos andar juntos, visitando os Estados e que tomaremos em 2026 uma decisão conjunta". No momento, Caiado está inelegível, condenado pela Justiça Eleitoral de Goiás por abuso de poder político.

Gusttavo Lima e Hang registraram o encontro em postagens no Instagram. Nos stories, o cantor aparece com funcionários da rede de lojas, que, uniformizados, entoam canções sobre o trabalho na Havan. Ele também mostrou parte do estoque no centro de distribuição da rede, andou de patinete pelas instalações e cantou alguns de seus sucessos.

Luciano Hang publicou em seu perfil um vídeo em que recepciona o "Embaixador", como o músico também é conhecido. "O 'véio da Havan' está recebendo o Embaixador querido por toda a população brasileira. Ele veio conhecer um pouco da nossa empresa e para a gente conversar, vai ser um prazer", diz Hang na publicação.

Na legenda do vídeo, ele descreve Gusttavo Lima como "um gigante da música brasileira, que assim como nós, acredita no trabalho, na liberdade e no crescimento do nosso país".

Recentemente, o cantor passou a indicar que gostaria de ser candidato à Presidência da República, e tem até figurado em algumas pesquisas de intenção de votos. Ele não tem um histórico na política e não está filiado a nenhum partido.

Além de Caiado, o coach e empresário Pablo Marçal (PRTB) também já cogitou concorrer na eleição presidencial de 2026 em chapa com o cantor, mas ressaltou que gostaria de ser o candidato principal em uma possível união entre eles.

Em fevereiro, após ser noticiado que ele tinha uma dívida de R$ 10,53 com a Justiça Eleitoral por não ter comparecido a eleições nos últimos anos, Gusttavo Lima realizou o pagamento do débito.

Apresentar a quitação eleitoral, certidão que comprova o regular exercício das obrigações eleitorais - e que inclui a ausência de multas -, é um dos requisitos necessários para que um registro de candidatura seja aceito.

Em outra categoria

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou há pouco que "foi uma honra" receber Ahmed Hussein al-Sharaa, o novo presidente da Síria, na Casa Branca nesta segunda-feira, 10.

Trump disse que ambos discutiram todas as complexidades da paz no Oriente Médio, da qual, segundo ele, al-Sharaa é um grande defensor.

"Estou ansioso para nos encontrarmos e conversarmos novamente. Todos estão falando sobre o Grande Milagre que está ocorrendo no Oriente Médio. Ter uma Síria estável e bem-sucedida é muito importante para todos os países da região", escreveu o republicano na Truth Social.

Em comunicado conjunto, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE) propuseram aprofundar a cooperação em energia renovável, segurança alimentar, inovação tecnológica, intercâmbios culturais e outros campos.

O comunicado também reafirma que ambos os lados aderem aos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas, especialmente a igualdade soberana dos Estados, o respeito pela integridade territorial e independência política, a não interferência nos assuntos internos de outros países e a resolução pacífica de disputas.

"O Roteiro avançará nossos compromissos compartilhados e acelerará a cooperação em ação climática e proteção ambiental, transição energética e interconexões regionais, impulsionando o comércio e os fluxos econômicos e a resiliência, além de aprofundar nossos esforços conjuntos para combater o crime organizado transnacional", pontuou o documento.

A Cúpula Celac-UE aconteceu entre domingo e hoje, em Santa Marta, na Colômbia.

Nicolas Sarkozy foi libertado da prisão nesta segunda-feira, 10, após um tribunal de apelações de Paris conceder ao ex-presidente francês liberdade condicional sob supervisão judicial , menos de três semanas depois de ter começado a cumprir uma pena de cinco anos por conspiração criminosa em um esquema para financiar sua campanha eleitoral de 2007 com fundos da Líbia.

Sarkozy, de 70 anos, saiu da prisão de La Santé de carro e logo em seguida entrou rapidamente em sua casa, na zona oeste de Paris. A breve cena contrastou com sua prisão pública, 20 dias antes, quando caminhou de mãos dadas com sua esposa, a ex-supermodelo Carla Bruni-Sarkozy, por um beco perto de sua casa, acenando para seus simpatizantes.

O ex-presidente, que nega qualquer irregularidade, está proibido de deixar o território francês e de entrar em contato com algumas pessoas, incluindo réus e testemunhas no caso, afirmou o tribunal.

Espera-se que o julgamento do recurso ocorra posteriormente, possivelmente na primavera.

*Com informações da Associated Press.