Lula E Zema voltam a trocar farpas Durante evento em Minas Gerais

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tiveram um novo atrito, nesta terça-feira, 11, na inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex em Betim (MG). Durante o evento na região Metropolitana de Belo Horizonte, os chefes do Executivo trocaram farpas indiretas sobre as Pastas do governo e a economia.

"Nós estamos fazendo no governo de Minas o que qualquer empresa faz. Gente competente, todo meu secretariado foi selecionado igual a Fiat contrata aqui. Apesar de sermos o segundo estado mais populoso do Brasil, nós somos o que tem o menor número de secretarias, 14, mas para time ganhar campeonato não precisa colocar 20, 30 jogadores em campo não, precisa é de 11 craques e é o que nós temos feito aqui", disse Zema ao discursar no evento antes do presidente Lula.

O petista, que conta atualmente com 38 ministros, retrucou o governador.

"Dizem que eu tenho sorte. E eu queria saber quem é que quer contratar um goleiro que não tenha sorte. Eu tenho sorte, muita sorte de montar uma equipe extraordinária como essa que aqui, porque o importante não é discutir se você tem um ou 10, o importante é discutir a qualidade das pessoas que você tem. Eu não quero só um cara formado em filosofia, um cara formado em engenharia um cara formado em qualquer coisa. É muito importante o diploma, mas eu quero pessoas que tenham, antes de tudo, sensibilidade no coração para entender o problema da sociedade brasileira", afirmou o petista.

Em seguida, o presidente disse que precisou retornar à Presidência da República para que "a economia voltasse a crescer acima de 3%". Lula então se voltou ao governador e questionou: "Ela não crescia há quanto tempo? Zema não lembra há quanto tempo essa economia não crescia 3%, nem você, nem o economista".

No último mês, o governador provocou o presidente Lula nas redes sociais ao gravar vídeos comendo banana com casca e ensinando receitas com a fruta. "Não fica tão bom como (comer) a banana pura, mas dá para encarar nesses tempos em que os preços dispararam", afirmou Zema.

Em outra publicação, o governador foi direto ao dizer que mandaria "uma receita bem gostosa para o governo federal experimentar". Zema seguiu tecendo críticas à alta nos preços dos alimentos no País e retomou a declaração de Lula, em que sugeriu que a população deixe de comprar produtos que estejam muito caros.

No início do ano, os dois protagonizaram outra troca de farpas, dessa vez sobre o programa de renegociação de dívidas dos Estados com a União. Lula havia afirmado que "o que nós fizemos para os Estados que não pagavam dívidas talvez só Jesus Cristo fizesse". Em resposta, Zema escreveu em sua conta no X (antigo Twitter) que "Jesus Cristo perdoaria todas as dívidas e jamais cobraria juros abusivos de quem ajuda a construir o Brasil".

Em outra categoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse há pouco que a BBC alterou seu discurso de 6 de janeiro de 2021, dia da invasão ao Capitólio, e celebrou a demissão de "pessoas muito desonestas que tentaram influenciar uma eleição presidencial".

"As principais pessoas da BBC, incluindo TIM DAVIE, o CHEFE, estão todas se demitindo/DEMITIDAS, porque foram pegas 'alterando' meu excelente (PERFEITO!) discurso de 6 de janeiro. Além de tudo, eles são de um país estrangeiro, que muitos consideram nosso Aliado Número Um. Que coisa terrível para a Democracia!", escreveu o republicano na Truth Social.

A CEO de notícias da BBC, Deborah Turness, e o diretor-geral da emissora britânica, Tim Davie, renunciaram ao cargo nesta trade. A saída acontece após o jornal The Telegraph mostrar que a BBC havia editado enganosamente um discurso de Trump para dar a impressão de que ele havia incitado diretamente à violência nos atos de invasão ao Capitólio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já embarcou de volta ao Brasil. A previsão é que Lula desembarque em Belém (PA) por volta das 19h30.

O presidente viajou a Santa Marta, na Colômbia, para participar da cúpula Celac-União Europeia neste domingo. O compromisso foi rápido. Lula chegou em Santa Marta por volta das 11h30, participou da reunião e já embarcou de volta a Belém.

Na segunda-feira, 10, ele participa da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, alertou que as consequências econômicas da prolongada paralisação do governo federal estão se intensificando, dizendo que a situação está ficando "cada vez pior", à medida que as interrupções se espalham por setores-chave e pressionam as finanças públicas.

"Vimos um impacto na economia desde o primeiro dia, mas está ficando cada vez pior. Tivemos uma economia fantástica sob o presidente Trump nos últimos dois trimestres, e agora há estimativas de que o crescimento econômico para este trimestre poderia ser reduzido pela metade se a paralisação continuar", disse ele em entrevista à ABC neste domingo.

De forma semelhante, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, pontuou hoje que o crescimento do quarto trimestre pode ser negativo se o shutdown se prolongar.

Hassett, falando ao programa "Face the Nation" da CBS, observou que a escassez de controladores de tráfego aéreo estava causando grandes atrasos nas viagens na preparação para o feriado de Ação de Graças. "Essa época é uma das mais movimentadas do ano para a economia... e se as pessoas não estiverem viajando nesse momento, então realmente poderíamos estar olhando para um trimestre negativo", acrescentou.