Presidência da Câmara nega adiamento da votação do Orçamento, que deve acontecer semana que vem

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A assessoria da presidência da Câmara dos Deputados desmentiu nota divulgada na manhã de hoje pela assessoria da Comissão Mista de Orçamento (CMO) sobre o adiamento da votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

O comunicado dizia que a nova previsão para a votação do PLOA na CMO era entre 31 de março a 4 de abril devido à viagem dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ao Japão. A presidência não confirmou o adiamento, e por isso a votação do Orçamento está mantida para a semana que vem.

Em outra categoria

Americanos se preparam para um dia de caos nesta sexta-feira, 7, com redução de 4% das operações aéreas nos Estados Unidos, consequência da paralisação do governo, que entra hoje em seu 38º dia. Ao todo, 40 aeroportos são afetados, entre eles, alguns dos mais movimentados do país, incluindo os de Atlanta (ATL), Newark (EWR), Denver (DEN), Chicago (ORD), Houston (IAH), Los Angeles (LAX) e Nova York (JFK).

Mais de 750 voos programados para esta sexta foram cancelados com antecedência na quinta, de acordo com o site de rastreamento FlightAware. No mesmo dia, foram registrados 6,4 mil atrasos e cerca de 200 cancelamentos. Até a próxima sexta, 14, o percentual de redução deve chegar a 10%. A medida conjunta da Secretaria de Transportes e da Administração Federal de Aviação (FAA) visa a segurança das operações.

Os controladores de tráfego aéreo trabalham sem receber salário desde o início do shutdown, em 1.º de outubro. Segundo a FAA, o aumento dos relatos da sobrecarga de trabalho têm aumentado, tanto por parte de pilotos quanto de controladores de tráfego aéreo, o que eleva o risco das operações.

Em uma nota publicada na quinta, 6, a secretaria informa que só no último fim de semana foram registrados 2.740 atrasos em diversos aeroportos do país. A ordem não exige uma redução nos voos internacionais e as companhias aéreas podem usar critérios próprios para decidir quais voos serão cancelados para atingir a meta. Elas também serão obrigadas a emitir reembolsos integrais aos passageiros, mas não os custos adicionais.

A medida entra em vigor numa das altas temporadas de viagens dos EUA com o Dia dos Veteranos (11/11) e o Dia de Ação de Graças (27/11) se aproximando.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou, nesta sexta-feira, 7, que o país realizou mais um ataque contra uma embarcação que transportava drogas no Mar do Caribe; três homens morreram durante a investida. "Os ataques continuarão até que o envenenamento do povo americano cesse", alertou o secretário.

Esse é o 17º ataque anunciado na ofensiva que começou no início de setembro. Agora, o número total de mortos durante a operação, tanto no Mar do Caribe quanto no Pacífico, sobe para 70. A operação foi realizada em águas internacionais no Pacífico Oriental. Nenhum militar americano ficou ferido durante a ação.

O vídeo do bombardeio mostra a pequena embarcação pegando fogo logo após ser atingida. "A todos os narcoterroristas que ameaçam nossa pátria: se quiserem continuar vivos, parem de traficar drogas. Se continuarem traficando drogas mortais, nós os mataremos", escreveu Hegseth em uma publicação no X (antigo Twitter).

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 06, que o Casaquistão é o primeiro Estado de seu segundo mandato a aderir aos Acordos de Abraão, sendo o "primeiro de muitos". Os acordos normalizaram as relações entre o país da Ásia Central e Israel.

"Acabei de realizar uma ótima ligação entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de Israel, e o presidente Kassym-Jomart Tokayev, do Casaquistão", escreveu Trump na Truth Social.

"Em breve, anunciaremos uma Cerimônia de Assinatura para oficializar, e há muitos outros países tentando se juntar a este clube de FORÇA. Muito mais está por vir na união de países para Estabilidade e Crescimento - Progresso real, resultados reais. BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES!", acrescentou a postagem.