Moraes aparece com tipoia no braço em julgamento no STF sobre tentativa de golpe

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu com uma tipoia no braço durante a sessão da Primeira Turma da Corte nesta terça-feira, 22. O colegiado analisa a admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o "núcleo 2", acusado de participar de tentativa de golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022.

Segundo a assessoria da Suprema Corte, Moraes fez uma cirurgia após romper um tendão em um treino. O magistrado malha e é lutador de Muay Thai. O ministro do STF aproveitou o feriado de Páscoa para realizar o procedimento.

A Primeira Turma do Supremo começou a julgar nesta terça se aceita a denúncia da PGR contra Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.

Fernando e Marília eram da cúpula da Segurança Pública do Distrito Federal durante o 8 de Janeiro e Silvinei Vasques era diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no período eleitoral de 2022. Já Filipe Martins e Mário Fernandes integravam o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A PGR fatiou a denúncia de tentativa de golpe em cinco núcleos. Os integrantes do primeiro grupo, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados próximos como os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, já se tornaram réus em decisão unânime no último dia 26 de março.

Na primeira sessão do julgamento, na manhã desta terça, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, leu o relatório da denúncia. Em seguida, os advogados dos denunciados fizeram sustentações orais. A Primeira Turma também rejeitou as preliminares apresentadas pelos defensores, que questionaram supostos "vícios" no processo.

Em outra categoria

Pela rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou o terceiro mês consecutivo com "zero ilegais" liberados no país. O post é ancorado em uma peça de propaganda política de Trump, com boné vermelho e seu slogan de campanha: "Make America great again" ("Faça a América grande de novo").

O comentário de Trump faz referência a dados publicados na sexta-feira, 1º de agosto, pelo governo norte-americano mostrando que, em julho, as autoridades que vigiam as fronteiras dos Estados Unidos não tiveram de liberar no território do país nenhum imigrante ilegal após apreensão.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, solicitou à organização Cruz Vermelha Internacional ajuda para fornecer alimentos e assistência médica aos reféns israelenses mantidos em Gaza.

A medida ocorre em meio aos pedidos de israelenses pela libertação dos reféns após o Hamas divulgar vídeos mostrando dois reféns de Israel extremamente magros.

Por meio de nota no X, a Cruz Vermelha declarou estar consternada com os vídeos publicados.

"Esta situação terrível precisa acabar", afirmou a organização na publicação.

O incêndio provocado por um ataque de drone ucraniano em um depósito de petróleo na cidade russa de Sochi foi extinguido por bombeiros, informaram autoridades locais neste domingo, 3.

O ataque teria atingido dois tanques de combustível no local e cerca de 127 bombeiros trabalharam no local, conforme informou o governador da região, Veniamin Kondratyev, via Telegram.