Kassab diz poder abrir mão de candidatura do PSD à Presidência caso Tarcísio entre na disputa

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, cogita abrir mão da candidatura do partido à Presidência da República para apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele decida participar dessa mesma disputa, em 2026.

"Tarcísio tem dito que não é candidato. E o que eu sinto no partido, próprio Ratinho (Júnior), todos, que o Tarcísio saindo, essa questão tem que ser discutida", afirmou Kassab.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), até o momento, teria o favoritismo para ser o pré-candidato à Presidência pelo PSD. "Hoje nós temos o Ratinho se apresentando como pré-candidato e tenho dito que se o partido tiver candidato ele será bem recebido", disse.

Kassab esteve em Brasília nesta quarta-feira, 23, em um evento promovido pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSD-SP), para estreitar a relação entre lideranças municipais em São Paulo com a base do PSD no Congresso Nacional.

É um gesto apontado entre integrantes do PSD de que Kassab - atual secretário da Casa Civil de Tarcísio - pode pleitear o governo do Estado caso o atual gestor decida disputar o Palácio do Planalto. Durante o evento, alguns correligionários e aliados regionais já chamavam Kassab de "governador".

Ainda pensando em 2026, Kassab admite que deseja filiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). "É um sonho antigo, mas é um governador de Estado e posso dizer a vocês que caso ele se defina por sair do PSDB, vamos nos esforçar muito para que ele seja um filiado nosso", disse.

Como mostrou a Coluna do Estadão, Leite cogita migrar para o PSD, enquanto os presidentes do PSDB, Marconi Perillo, e do Podemos, Renata Abreu, tentam evitar essa movimentação. PSDB e Podemos devem anunciar uma fusão partidária até o final do mês.

Kassab diz que o PSD dá "governabilidade" ao presidente Luiz Inácio Lula Silva enquanto, ao mesmo tempo, a bancada no Congresso tem "independência" - como no caso do apoio ao projeto de lei da anistia aos presos do 8 de Janeiro.

Entre as siglas do Centrão, o PSD foi um dos que menos deram assinaturas ao requerimento de urgência do projeto de lei (procedimento que acelera a tramitação de uma proposta legislativa) da anistia, mas mais da metade (foram 23 dos 44) apoiaram a matéria.

O PSD tem atualmente três ministérios (Agricultura, Minas e Energia e Pesca) e pleiteia mais espaço no governo Lula. A sigla deseja uma pasta com mais orçamento à disposição do que a Pesca.

"Pela possibilidade de contribuir mais com o governo, nós gostaríamos, caso o governo assim entendesse, de trocar a pasta da Pesca", afirmou o líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA).

Esse assunto deverá entrar em discussão na noite desta quarta-feira, quando Lula se reunirá com líderes partidários em um jantar.

Em outra categoria

Um ataque de drone ucraniano provocou incêndio em um depósito de petróleo na cidade russa de Sochi na região de Krasnodar, no Mar Negro, disse o governador da região, Veniamin Kondratyev, via Telegram.

O ataque atingiu um tanque de combustível e 127 bombeiros trabalhavam no local para conter as chamas. A Rosaviatsia, autoridade de aviação civil da Rússia, suspendeu temporariamente os voos no aeroporto de Sochi.

O Ministério da Defesa russo disse em relatório matinal diário no Telegram que suas unidades de defesa aérea destruíram 93 drones ucranianos durante a noite, 60 deles sobre as águas do Mar Negro.

Enquanto isso, um ataque de míssil russo destruiu casas e infraestrutura civil na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, segundo autoridades locais. Pelo menos sete civis ficaram feridos. Três pessoas foram encaminhadas ao hospital, segundo informou o Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia.

A partir de 12 de outubro, turistas que entrarem em Portugal, Espanha, França, Itália ou outros 25 países na Europa podem não ter mais seus passaportes carimbados. Parte do continente vai substituir o tradicional selo por um sistema eletrônico.

O objetivo, segundo a União Europeia, é agilizar o controle de fronteiras e aumentar a segurança. O registro de entrada no país será feito por meio de dados biométricos, com reconhecimento facial e impressões digitais.

Sem acarretar custos extras ao viajante, a mudança será gradual e está prevista para ser concluída até abril de 2026.

Países europeus que vão trocar carimbo por sistema eletrônico:

Áustria

Bélgica

Bulgária

Croácia

República Tcheca

Dinamarca

Estônia

Finlândia

França

Alemanha

Grécia

Hungria

Islândia

Itália

Letônia

Liechtenstein

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Holanda

Noruega

Polônia

Portugal

Romênia

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Suécia

Suíça

O Hamas condenou a visita do enviado especial dos Estados Unidos ao Oriente Médio, Steve Witkoff, a centros de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Segundo o grupo, a visita foi uma "peça teatral previamente preparada para enganar a opinião pública, embelezar a imagem da ocupação e conceder-lhe uma cobertura política".

A chamada Fundação Humanitária de Gaza, supervisionada por Israel e visitada por Witkoff, é descrita pelo Hamas como uma entidade "criada para completar os capítulos de assassinato e genocídio". Para o grupo, os EUA têm responsabilidade direta na crise humanitária. "O governo americano é um parceiro completo no crime de fome e genocídio que ocorre diante dos olhos e ouvidos do mundo inteiro", escreveu.

O Hamas ainda exigiu que Washington retire seu apoio a Israel, defendam um cessar-fogo e promovam a "retirada do exército de ocupação israelense e o levantamento do cerco injusto ao nosso povo". O grupo afirma que o atual alinhamento dos EUA às ações israelenses aprofundam a "catástrofe humanitária" e perpetuam o conflito na região.