Juiz abre ação contra dono de clínica como mandante de agressão a jornalista no Recife

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Justiça de Pernambuco acatou denúncia do Ministério Público estadual contra o empresário Rodrigo Tavares Ramos, de 35 anos - dono de clínica médica no Recife -, acusado de ter sido o mandante de um atentado 'covarde' contra o jornalista e blogueiro Ricardo Antunes. Segundo a Promotoria, Rodrigo Tavares pediu a seu amigo Pedro Henrique Costa de Oliveira, 29, que agredisse o jornalista.

O Estadão busca contato com a defesa do empresário e de Pedro Henrique, ambos denunciados por lesões corporais.

O crime ocorreu no dia 13 de novembro do ano passado, por volta de 15 horas. Antunes sofreu graves ferimentos no rosto. Laudo de perícias traumatológicas indica que ele sofreu 'deformidade permanente estética na face', limitação de abertura da mandíbula e outras lesões.

O Ministério Público afirma que o empresário foi o 'autor intelectual do crime'. "A motivação do covarde crime foram postagens do jornalista sobre supostas ilicitudes que ocorriam na clínica em que Rodrigo Tavares era o dono, a LP Saúde, como a agressão a uma paciente, a utilização de 'CRM vencido' e suposta falsificação de assinaturas", assinala o promotor de Justiça João Alves de Araújo, autor da denúncia.

A acusação formal foi recebida pelo juiz Laiete Jatobá Neto, da 3.ª Vara Criminal do Recife. Ele viu 'indícios suficientes de autoria' e mandou citar Rodrigo Ramos e Pedro Henrique para apresentarem resposta escrita à acusação, no prazo de dez dias.

O ataque a Ricardo Antunes foi filmado por uma pessoa ainda não identificada que estaria ao volante de um carro. As cenas do espancamento foram imediatamente divulgadas nas redes sociais. Para o promotor esse detalhe indica que o crime foi premeditado com o 'intuito de violar a honra da vítima e sua imagem'.

O jornalista, que dirige um blog de grande repercussão no Recife, foi emboscado quando saía de uma barbearia na avenida Conselheiro Aguiar. "Pedro Henrique, por ordens do acusado Rodrigo Tavares Ramos, ambos em perfeita comunhão de desígnios, vontades e ações, ofendeu a integridade corporal do sr. Ricardo César do Vale Antunes, a qual resultou em deformidade permanente na vítima", afirma o promotor.

"Naquele dia, a vítima, jornalista com um blog de notícias de amplo acesso e muito famoso, foi surpreendida pela chegada do acusado que lhe aplicou um forte soco na região da face e, quando ela já estava ao chão, voltou a ser atacada, de forma ainda mais incisiva, vindo a sofrer mais socos que lhe causaram as lesões corporais", sustenta a acusação.

Segundo a denúncia, a relação entre Pedro Henrique e Rodrigo Tavares 'é próxima e pode ser comprovada por vídeos que constam nos autos'. O promotor ressalta que o empresário 'conta com histórico de violência e coleciona boletins de ocorrência contra si pelo crime previsto no artigo 147 do Código Penal'. O 147 define o crime de ameaça.

O atentado contra Ricardo Antunes foi condenado por 12 entidades do jornalismo, incluindo a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Fenaj (Federação Nacional de Jornalismo) e Sinjope (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco). Todas pedem punição aos agressores.

Em outra categoria

Um incêndio em um depósito de perfumes no noroeste da Turquia na manhã deste sábado, 08, deixou seis pessoas mortas e uma pessoa ferida, segundo informaram as autoridades responsáveis.

A causa do incêndio na província de Kocaeli é desconhecida. Ele começou por volta das 9 da manhã, e a mídia local informou que foi precedido por várias explosões. Equipes de emergência e bombeiros foram imediatamente enviadas ao local, e o incêndio foi controlado em uma hora.

O governador da província, Ilhami Aktas, afirmou aos jornalistas que seis pessoas morreram e uma estava ferida e recebendo tratamento. Ele acrescentou que a causa do incêndio ainda é desconhecida e está sendo investigada.

*Com informações da Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Um drone da Rússia colidiu com um prédio residencial no leste da Ucrânia na manhã deste sábado, 08, matando três pessoas e ferindo outras 12, segundo autoridades ucranianas.

O ataque em Dnipro, a quarta maior cidade da Ucrânia, fez parte de uma grande investida de mísseis e drones russos que visou a infraestrutura de energia e também matou um trabalhador de uma empresa de energia em Kharkiv, disse uma autoridade ucraniana.

A Rússia disparou um total de 458 drones e 45 mísseis, incluindo 32 mísseis balísticos. As forças ucranianas derrubaram e neutralizaram 406 drones e nove mísseis, segundo a força aérea, acrescentando que 25 locais foram atingidos.

As autoridades desligaram a energia em várias regiões devido aos ataques, disse a ministra de Energia da Ucrânia, Svitlana Grynchuk, em post no Facebook.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste sábado que os ataques atingiram locais militares e de energia que abastecem as forças ucranianas.

*Com informações da Associated Press.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse há pouco em sua rede social, Truth Social, que está recomendando aos republicanos do Senado que os centenas de bilhões de dólares que atualmente são enviados para as companhias de seguro - que, segundo ele, "sugam dinheiro, a fim de salvar o péssimo sistema de saúde fornecido pelo ObamaCare" - sejam enviados diretamente para os americanos comprarem seus próprios planos de saúde, garantindo que os cidadãos ainda terão dinheiro sobrando.

"Em outras palavras, tirem das grandes e más companhias de seguro, e deem o dinheiro para o povo, e terminem o pior sistema de saúde em qualquer lugar do mundo, o ObamaCare", afirmou Trump.

Ele ainda comentou que é preciso acabar com a paralisação (shutdown) mais longa da história dos EUA, que chega hoje ao 39º dia.