Saiba quem é o deputado que será relator da cassação de Carla Zambelli

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR) será o relator do processo de cassação da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP). Garcia foi escolhido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira, 17, para analisar o caso da parlamentar, que foi condenada a dez anos de prisão, perda do mandato e multa devido à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Depois da análise na CCJ, que deve dar parecer positivo ou negativo para a cassação, o processo de Zambelli será submetido à votação no plenário da Câmara dos Deputados. Caso 257 parlamentares votem a favor, a deputada foragida perderá seu cargo em definitivo.

Diego Garcia, o relator do processo, faz oposição ao governo Lula. É filiado ao Republicanos, partido do Centrão. Aos 40 anos, está em seu terceiro mandato e é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família. Em 2022, foi reeleito para a Casa com 65.416 votos.

Em sua biografia no site da Câmara, Garcia se apresenta como "deputado federal eleito pelo Paraná. Em defesa da vida e da família, combate à corrupção, alfabetização e doenças raras".

O deputado já enfrentou uma representação do Conselho de Ética da Câmara após discutir com o atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que também era deputado na época.

Em 2021, Garcia agrediu e puxou o computador de Teixeira durante uma sessão em que se debatia o uso medicinal de cannabis. O processo foi extinto após um pedido de desculpas de Garcia.

Durante as eleições de 2022 e 2024, o parlamentar apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2022, participou de uma missa ao lado do ex-presidente no Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes (PR) - cidade natal do deputado.

A deputada federal licenciada Carla Zambelli deixou o País e está morando na Itália desde que foi condenada pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP), seu suplente, foi empossado na última segunda-feira, 16 e assumiu o cargo.

Atualmente, um processo de extradição está em curso contra a deputada, que pode ser enviada de volta ao Brasil. Ao mesmo tempo, também corre um processo de cassação, que pode resultar na perda em definitivo do seu mandato.

Zambelli se encontra, no momento, com prisão preventiva decretada, devido a tentativa de fuga, com os seus rendimentos congelados por ordem no ministro Alexandre de Moraes, sem as redes sociais e com seu nome incluso na lista de difusão vermelha da Interpol.

Em outra categoria

Um incêndio em um depósito de perfumes no noroeste da Turquia na manhã deste sábado, 08, deixou seis pessoas mortas e uma pessoa ferida, segundo informaram as autoridades responsáveis.

A causa do incêndio na província de Kocaeli é desconhecida. Ele começou por volta das 9 da manhã, e a mídia local informou que foi precedido por várias explosões. Equipes de emergência e bombeiros foram imediatamente enviadas ao local, e o incêndio foi controlado em uma hora.

O governador da província, Ilhami Aktas, afirmou aos jornalistas que seis pessoas morreram e uma estava ferida e recebendo tratamento. Ele acrescentou que a causa do incêndio ainda é desconhecida e está sendo investigada.

*Com informações da Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Um drone da Rússia colidiu com um prédio residencial no leste da Ucrânia na manhã deste sábado, 08, matando três pessoas e ferindo outras 12, segundo autoridades ucranianas.

O ataque em Dnipro, a quarta maior cidade da Ucrânia, fez parte de uma grande investida de mísseis e drones russos que visou a infraestrutura de energia e também matou um trabalhador de uma empresa de energia em Kharkiv, disse uma autoridade ucraniana.

A Rússia disparou um total de 458 drones e 45 mísseis, incluindo 32 mísseis balísticos. As forças ucranianas derrubaram e neutralizaram 406 drones e nove mísseis, segundo a força aérea, acrescentando que 25 locais foram atingidos.

As autoridades desligaram a energia em várias regiões devido aos ataques, disse a ministra de Energia da Ucrânia, Svitlana Grynchuk, em post no Facebook.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste sábado que os ataques atingiram locais militares e de energia que abastecem as forças ucranianas.

*Com informações da Associated Press.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse há pouco em sua rede social, Truth Social, que está recomendando aos republicanos do Senado que os centenas de bilhões de dólares que atualmente são enviados para as companhias de seguro - que, segundo ele, "sugam dinheiro, a fim de salvar o péssimo sistema de saúde fornecido pelo ObamaCare" - sejam enviados diretamente para os americanos comprarem seus próprios planos de saúde, garantindo que os cidadãos ainda terão dinheiro sobrando.

"Em outras palavras, tirem das grandes e más companhias de seguro, e deem o dinheiro para o povo, e terminem o pior sistema de saúde em qualquer lugar do mundo, o ObamaCare", afirmou Trump.

Ele ainda comentou que é preciso acabar com a paralisação (shutdown) mais longa da história dos EUA, que chega hoje ao 39º dia.