Para Lerner, 'todas as cidades deveriam ter um sonho'

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nome de destaque da arquitetura e urbanismo brasileiro e internacional, o curitibano Jaime Lerner morreu na manhã desta quinta-feira, 27, aos 83 anos. Internado desde domingo, 23, no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, não resistiu a complicações renais de que sofria há tempos. Em março, mesmo tendo já tomado as duas doses de vacina, ele contraiu a covid-19, da qual se recuperou tratando-se em casa, sem grandes problemas.

"O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado", disse o governador Ratinho Junior, que decretou luto de três dias e destacou a sua importância na atração de investimentos. "Lerner dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora", acrescentou o governador.

"Todas as cidades deveriam ter um sonho e perseguir esse sonho. Em Curitiba, nós tivemos vários sonhos", afirmou Lerner, certa vez, em uma entrevista. É uma boa definição de sua vida. Como urbanista, ele fez de Curitiba seu "laboratório de testes". A partir dos anos 70, adquiriu notoriedade internacional, ganhando dezenas de homenagens s e prêmios, entre eles quatro títulos de doutor Honoris causa. Em 2017, a revista americana Planetizen o indicou o "segundo urbanista mais influente mundo". Ele foi ainda consultor da ONU para assuntos de urbanismo e membro honorário das associações de arquitetos de sete países, entre eles Reino Unido, Canadá e Japão.

Obras

Entre suas obras marcantes estão o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, conhecidos "cartões postais" curitibanos, e a implantação das vias expressas e dos "ligeirinhos", sistema de ônibus de linha direta. Ele também inaugurou o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como "Museu do Olho".

Como pano de fundo, em suas iniciativas estava sempre o foco num melhor padrão de vida para os moradores da capital paranaense. Na sua lista de conquistas está o prêmio no Concurso Nacional de Projetos pelo edifício-sede da Polícia Federal, em Brasília, em 1967. Em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca. Seu currículo profissional incluiu também projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio, Recife, Salvador e Nata, entre outras.

Meio Ambiente

Uma de suas intervenções recentes foi o desenvolvimento do BRT no Rio de Janeiro, utilizado na Olimpíada de 2016. Mas ele deixou sua marca, também, na preservação do meio ambiente. Seu programa Curitiba Capital Ecológica incluía a pré-seleção e reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Segundo o Instituto Jaime Lerner, o programa recolhe em torno de 15 mil toneladas de lixo ao ano e conta com a colaboração de 70% dos curitibanos.

Para garantir a adesão dos bairros mais pobres à ideia, no início dos anos 90 o então prefeito criou o programa Compra do Lixo. Os moradores da periferia separavam e encaminhavam o lixo para reciclagem e, em troca, recebiam vales-transporte. A iniciativa recebeu o prêmio máximo da ONU para o Meio Ambiente em 1990. Ao defender essas ideias, a atividade política de Lerner foi quase sempre um pano de fundo do trabalho. Como prefeito biônico de Curitiba, foi da Arena. Como governador, em 1994, foi do PDT, e reeleito em 1998 pelo PFL.

Seu olhar para os graves problemas das grandes cidades se traduz em análises que fez de vida paulistana. Por exemplo, separação das funções: "Morar aqui e trabalhar lá é a maior tragédia que existe. Ou separar as pessoas por renda: gueto de gente muito rica, gueto de gente pobre. Isso aumenta a violência."

Em outra categoria

O nacionalista de extrema direita George Simion garantiu uma vitória decisiva neste domingo, 4, no primeiro turno das eleições presidenciais da Romênia, segundo dados eleitorais quase completos. A eleição ocorreu meses após uma votação anulada ter mergulhado o país-membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em sua pior crise política em décadas.

Simion, o líder de 38 anos da Aliança para a Unidade dos Romenos (AUR), superou de longe todos os outros candidatos nas pesquisas, com 40% dos votos, mostram dados eleitorais oficiais, após a apuração de 97% dos votos na votação.

Bem atrás, em segundo lugar, ficou o prefeito de Bucareste, Nicusor Dan, com 20,67%, e em terceiro, o candidato da coalizão governista, Crin Antonescu, com 20,62% - uma diferença que deve aumentar à medida que os últimos votos das cidades maiores forem apurados.

Onze candidatos disputaram a presidência e um segundo turno será realizado em 18 de maio entre os dois candidatos mais votados. Até o fechamento das urnas, cerca de 9,57 milhões de pessoas - ou 53,2% dos eleitores elegíveis - haviam votado, de acordo com o Escritório Central Eleitoral, com 973.000 votos depositados em seções eleitorais instaladas em outros países.

Eleição foi anulada em 2024

A eleição na Romênia teve de ser repetida hoje depois que o cenário político do país foi abalado no ano passado, quando um tribunal superior anulou a eleição anterior, na qual o candidato de extrema direita Calin Georgescu liderou o primeiro turno, após alegações de violações eleitorais e interferência russa, que Moscou negou.

Georgescu, que compareceu ao lado de Simion em uma seção eleitoral em Bucareste, chamou a nova votação de "uma fraude orquestrada por aqueles que fizeram da mentira a única política de Estado", mas disse que estava lá para "reconhecer o poder da democracia, o poder do voto que assusta o sistema, que aterroriza o sistema".

O perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais publicou neste domingo, 4, uma foto aparentemente gerada por inteligência artificial (IA) com o rosto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um corpo musculoso, com um sabre de luz vermelho e vestimentas que ficaram conhecidas na franquia de filmes Star Wars.

O dia 4 de maio é considerado o Dia do Star Wars pelos fãs da franquia. A data foi escolhida por conta das semelhanças entre uma frase icônica dos filmes: "May the force be with you" ("Que a força esteja com você") e a frase "May the fourth" ("4 de maio").

"Feliz 4 de Maio a todos, incluindo os Lunáticos da Esquerda Radical que lutam arduamente para trazer Lordes Sith, Assassinos, Traficantes, Prisioneiros Perigosos e membros famosos da gangue MS-13 de volta à nossa Galáxia. Vocês não são a Rebelião - vocês são o Império. Que o 4 de Maio esteja com vocês.", apontou a mensagem do perfil oficial da Casa Branca na rede social X.

Trump vestido de papa

Essa não é a primeira foto gerada por inteligência artificial que foi publicada pelo governo Trump neste final de semana.

Na sexta-feira, 2, o perfil da Casa Branca e do próprio Trump publicaram uma foto do presidente americano vestido como papa, sentado em uma cadeira de estrutura dourada.

Na última terça-feira, Trump afirmou, em tom de brincadeira, que gostaria de ser o próximo papa. "Eu seria minha escolha número 1", disse Trump a repórteres.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) anunciou neste domingo, 4, a retirada da Nicarágua da agência especializada das Nações Unidas (ONU) por causa da concessão de um prêmio da organização que celebra a liberdade de imprensa a um jornal nicaraguense, o La Prensa.

A diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, anunciou que havia recebido uma carta na manhã de domingo do governo nicaraguense anunciando sua retirada devido à atribuição do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa Unesco/Guillermo Cano.

"Lamento essa decisão, que privará o povo da Nicarágua dos benefícios da cooperação, especialmente nos campos da educação e da cultura. A Unesco está totalmente dentro de suas atribuições quando defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa em todo o mundo", disse Azoulay em comunicado.

A Nicarágua era um dos 194 estados membros da organização. Os membros da Unesco criaram o prêmio de liberdade de imprensa em 1997, e o prêmio de 2025 foi atribuído no sábado ao La Prensa por recomendação de um júri internacional de profissionais da mídia.