Renan discute com Flavio Bolsonaro após este dizer que relator é investigado

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), e o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ) voltaram a se enfrentam na comissão, durante depoimento da diretora da Precisa, Emanuela Medrades. Flavio acusou Renan de ter um "laranja" em operações, questão que seria apurada em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Renan negou e rebateu citando a investigação que atinge o filho do presidente Jair Bolsonaro no caso das "rachadinhas".

"Há um inquérito no STF com investigações que dão conta que teria havido favorecimento por parte da Precisa para Milton Lira, que seria o operador, laranja, do senhor Calheiros", afirmou Flavio, referindo-se a uma reportagem publicada pelo site Poder 360.

Renan classificou as informações como "inverdadeiras" e afirmou que nunca teve um operador. "Nunca tive operador na mnha vida, minha vida sempre foi absolutamente transparente, quem é acusado de ter operador é o Flavio Bolsonaro. Acho que ele está se dirigindo a pessoa errada, acho que está se dirigindo a (Fabricio) Queiroz, ao Adriano da Nóbrega (miliciano). Me erra, e responde as acusações que pesam sobre você", rebateu Renan. "Todas respondidas e nada comprovado, diferente do senhor", respondeu Flavio.

Em outra categoria

A companhia elétrica portuguesa EDP afirma que o fornecimento de eletricidade foi totalmente restabelecido nas redes de distribuição do país após um apagão que afetou Espanha e Portugal na segunda-feira, 28, segundo o CEO Miguel Stilwell dAndrade em comentários enviados por e-mail.

Ele afirma que a pane no sistema energético ibérico foi sem precedentes. "As usinas da EDP responderam de forma eficaz aos pedidos da REN e da REE, operadoras dos sistemas elétricos dos dois países, entrando rapidamente em operação para apoiar o equilíbrio da rede. Simultaneamente, a empresa garantiu a plena disponibilidade de sua infraestrutura, contribuindo com a flexibilidade necessária para estabilizar o sistema", disse Stilwell dAndrade. Fonte: Dow Jones Newswires.

O fornecimento de energia foi quase totalmente restabelecido na Espanha na manhã desta terça-feira, 29, após o apagão que deixou milhões de pessoas às escuras desde o início da tarde da véspera. A Red Elétrica, que opera o sistema de energia espanhol, informou que 99% da demanda já havia sido restabelecida.

O blecaute que também atingiu Portugal ainda não tem as causas conhecidas. Já na noite da segunda-feira, o fornecimento havia retornado à maioria do território português.

Em Madri, aplausos irromperam de varandas quando a eletricidade voltou. Fonte: Associated Press.

O Partido Liberal, do primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições no Canadá na segunda-feira, 28, e coroou uma reviravolta impulsionada pelas ameaças à soberania e à economia do país lançadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No discurso da vitória diante de apoiadores em Ottawa, Carney enfatizou a importância da unidade canadense diante das ameaças vindas de Washington.

O líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, reconheceu a derrota e disse que a mudança no país "é difícil de acontecer" e "leva tempo".

O papel de Trump nas eleições canadenses foi central. Os liberais pareciam caminhar para uma derrota esmagadora até que o presidente dos Estados Unidos começou a atacar a economia e a soberania do Canadá, ao sugerir que o país se transformasse no 51ª estado americano.

As falas do líder americano enfureceram os canadenses e alimentaram uma onda de nacionalismo que ajudou os liberais a virar o jogo durante a campanha. Fonte: Associated Press.