PTB paulista abre portas para ex-ministros 'ideológicos'

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em uma tentativa de se firmar como a principal trincheira da ala mais ideológica do bolsonarismo, o PTB determinou que ex-integrantes "ativistas" do governo terão espaço garantido na legenda para disputar cargos proporcionais em 2022.

O partido se aproximou de dissidentes do Novo e estuda até mudar de nome para eliminar o "trabalhista" da sigla. O diretório paulista da legenda já se prepara para abrigar novos filiados, entre eles os ex-ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação).

Presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson - que foi preso na última sexta-feira por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator do inquérito das milícias digitais -, o PTB também decidiu participar de atos programados para o dia 7 de setembro contra o STF. Os novos militantes da agremiação levarão cartazes em defesa da libertação do dirigente, tratado por eles como "preso político".

Segundo o vice-presidente do diretório paulista do PTB, Flávio Beal, a executiva da legenda no Estado encomendou "estudos de branding" para escolher um novo nome para o partido. A mudança é uma tese que vem sendo debatida internamente como estratégia para reduzir a resistência de lideranças que estão se aproximando.

"O PTB está fazendo uma boa tentativa de abraçar a direita, mas se encaixa nisso de uma maneira meio torta. O partido foi fundado em cima de esquerdismo e lei trabalhista. É pai, mãe, tio e avô da esquerda brasileira. Tem coisas que ainda não se ajustaram. O nome é uma delas", disse o deputado Luiz Philippe de Orleans Bragança (PSL-SP).

Cotado para ser vice de Bolsonaro em 2018, Luiz Philippe vai deixar o PSL e já se reuniu com Jefferson, que o convidou para entrar no PTB. O parlamentar, descendente da família real brasileira, afirmou que quer entrar em um partido que tenha "rigor ideológico" para enfrentar a esquerda "fogo com fogo".

Investigado em inquéritos no Supremo sobre propagação de notícias falsas e financiamento de atos antidemocráticos, o empresário Otávio Fakhoury assumiu o comando do PTB paulista em evento que teve a presença de Salles. Depois de tentar uma vaga de deputado pelo Novo em 2018, o ex-titular do Meio Ambiente é uma das apostas do PTB paulista.

Além dele, o partido também convidou Ernesto Araújo e Abraham Weintraub. "Eles têm a garantia de legenda para disputar a vaga que quiserem na eleição proporcional, mas, na majoritária, vai depender da nossa coligação", disse Beal. O PTB mantém a porta aberta para receber o presidente Jair Bolsonaro ou quer estar no mesmo palanque que ele nos Estados.

Em outra frente, o PTB se aproximou de dissidentes do partido Novo e de parlamentares da legenda que estão descontentes com a direção nacional e defendem pautas bolsonaristas. O engenheiro e administrador Roberto Motta, que foi um dos fundadores do Novo, e o empresário Diogo da Luz, que disputou o Senado pelo partido, foram sondados pelo PTB para concorrer a vagas na Câmara dos Deputados em 2022. Já os parlamentares que ainda estão no Novo querem esperar para anunciar a mudança.

Direita

Fundada em 1945 por Getúlio Vargas, a sigla está cada vez mais radicalizada à direita. Depois do trabalhismo dos anos pré-1964 e do fisiologismo posterior à redemocratização, o integralismo chegou ao PTB. Recentemente, integrantes da Frente Integralista Brasileira (FIB) se filiaram ao diretório do partido em São Paulo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Dez pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas após dois barcos com turistas naufragarem na China, informou a imprensa estatal nesta segunda-feira, 5. O acidente aconteceu na tarde de domingo, 4, depois que uma tempestade súbita de chuva e granizo atingiu as partes altas do rio Wu, um afluente do Yangtzé, o maior curso d'água da China, e afetou as condições de navegação cobrindo a superfície do rio com uma névoa densa.

Ao todo, 84 pessoas caíram na água; quatro ficaram ilesas e os feridos foram hospitalizados. Os barcos tinham capacidade máxima de cerca de 40 pessoas cada e não estavam superlotados, segundo o relato de testemunhas.

O incidente foi na cidade de Qianxi, no sudoeste da província de Guizhou. As montanhas e os rios dessa região são grandes atrações turísticas, e foram o destino de muitos chineses durante o feriado nacional de cinco dias, que termina nesta segunda.

Além dos dois barcos turísticos, outras duas embarcações foram afetadas; eles não transportavam passageiros, e os sete tripulantes conseguiram se salvar.

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu "esforços totais" nas operações de busca e resgate dos feridos, segundo a agência estatal Xinhua.

Xi também destacou a importância de "reforçar as medidas de segurança em locais turísticos" e outros lugares com grandes aglomerações de pessoas. (Com agências internacionais).

Ministros do governo de Israel aprovaram planos para intensificar as operações militares na Faixa de Gaza, disse uma autoridade israelense nesta segunda-feira, 5, sob condição de anonimato.

De acordo com a fonte, os planos envolvem a reivindicação de mais áreas no enclave palestino, onde metade do território já está sob controle israelense.

A aprovação ocorreu um dia depois de o país anunciar a convocação de dezenas de milhares de soldados da reserva para as operações em Gaza, que teriam como objetivo aumentar a pressão sobre o Hamas pela negociação de um cessar-fogo. Fonte: Associated Press.

O presidente Donald Trump disse que está instruindo o seu governo a reabrir e expandir Alcatraz, a notória antiga prisão em uma ilha da Califórnia. A prisão foi fechada em 1963. A Ilha de Alcatraz atualmente é operada como um ponto turístico.

"Estou instruindo o Departamento de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e a Segurança Interna, a reabrir uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos", escreveu Trump em mensagem no site Truth Social na noite deste domingo.

Ainda segundo ele, a reabertura de Alcatraz servirá como um "símbolo de Lei, Ordem e Justiça". A ordem foi emitida em um momento em que Trump vem entrando em conflito com os tribunais ao tentar enviar membros de gangues acusados para uma prisão notória em El Salvador, sem o devido processo legal. Trump também falou sobre o desejo de enviar cidadãos americanos para lá e para outras prisões estrangeiras.