Bolsonaro posta vídeo ao lado de menino cantando hino de Israel na Argentina

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um vídeo em que aparece ao lado de uma criança não identificada que canta um trecho do hino de Israel. A gravação foi feita em Buenos Aires, Argentina, onde Bolsonaro esteve para a posse do presidente Javier Milei.

No vídeo de pouco mais de um minuto, Bolsonaro aparece em silêncio, sentado ao lado do menino, enquanto ele canta. Ao fim do hino, ele acompanha palmas de outras pessoas que assistiam e que não aparecem na gravação, e exclama "viva Israel".

O vídeo foi postado na tarde do último domingo, 10, em seus perfis no Instagram e no X (antigo Twitter), e acumula quase 600 mil curtidas.

Bolsonaro, que já mantinha uma relação amigável com Israel quando foi presidente, é conhecido por suas posições favoráveis ao País na guerra contra o Hamas. O ex-presidente já declarou que para haver paz na região da Faixa de Gaza, as lideranças palestinas devem deixar de lado a violência armada e reconhecer o direito de Israel como estado soberano. Tanto a Palestina quanto o estado israelense não se reconhecem como nações independentes e vivem uma tensão política e religiosa que já dura oito décadas, com um vasto histórico de conflitos e ataques bélicos perpetrados por ambos.

Com o posicionamento, Bolsonaro tenta ser um contraponto ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já condenou os atos terroristas do Hamas, mas também, em diversas ocasiões, criticou as ações de Israel, como quando chamou o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, de "extremista" e sem sensibilidade humana.

Na última semana, Bolsonaro fez outro post em que há menção a Israel. Nele, o ex-presidente aparece vestindo uma camisa que leva estampada as bandeiras do Brasil e de Israel fundidas em uma.

Em outra categoria

O Congresso peruano votou na sexta-feira, 21, para remover o ministro do Interior do cargo após decidir que ele não conseguiu lidar adequadamente com o aumento da criminalidade violenta no país andino.

O Ministro do Interior Juan José Santiváñez tem, por lei, 72 horas para deixar seu cargo após o voto de desconfiança, que obteve 78 votos a favor, 11 contra e 20 abstenções. Santiváñez insistiu que trabalhou duro ao lado da polícia durante seus 10 meses no cargo, mas que respeitaria a decisão parlamentar.

Santiváñez deve renunciar e assumir a responsabilidade por sua "incapacidade de lidar com a onda de insegurança cidadã que o país enfrenta", disse o Congresso peruano em sua conta X.

A indignação pública aumentou com a crescente onda de assassinatos e outros tipos de violência, especialmente a morte, no domingo, de Paul Flores, o vocalista de 39 anos da banda de cumbia Armonia 10. Ele foi baleado e morto quando agressores atacaram o ônibus de turnê de sua banda após um show em Lima.

Protestos eclodiram em várias cidades turcas na sexta-feira, 21, contra a prisão do prefeito de Istambul e principal rival do presidente Recep Tayyip Erdogan, apesar do severo aviso do líder turco de que manifestações de rua não seriam toleradas.

Em Istambul, a polícia usou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha para repelir centenas de manifestantes que tentaram romper uma barricada em frente ao aqueduto histórico da cidade e atiraram sinalizadores, pedras e outros objetos contra eles.

A polícia também dissolveu manifestações em Ancara, a capital, assim como na cidade costeira de Izmir, no mar Egeu, recorrendo a medidas enérgicas às vezes, de acordo com imagens mostradas na TV Halk. Milhares marcharam em várias outras cidades pedindo que o governo renuncie, informou a emissora.

Pelo menos 97 pessoas foram detidas em todo o país durante os protestos, disse o Ministro do Interior Ali Yerlikaya.

Um incêndio em uma subestação elétrica interrompeu o fornecimento de energia ao Aeroporto de Heathrow, em Londres, durante a maior parte de sexta-feira, forçando o hub mais movimentado da Europa a fechar por aproximadamente 18 horas e deixando cerca de 200.000 passageiros presos.

Após o restabelecimento da energia e da suspensão da ordem de fechamento, um jato da British Airways aterrissou pouco antes do pôr do sol. Outras chegadas se seguiram, incluindo um voo curto de Manchester, no noroeste da Inglaterra.

Um voo da British Airways para Riad, na Arábia Saudita, partiu pouco antes das 21h (horário local). O aeroporto planeja operar com a programação completa no sábado.