Dallagnol tem 18,2%, Paulo Martins, 18%, e Eduardo Pimentel, 17,9%, em Curitiba, aponta Atlas

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A disputa pela prefeitura de Curitiba (PR) têm um empate técnico de três pré-candidatos, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel/CNN Brasil divulgado nesta quinta-feira, 25. O ex-procurador da Lava Jato e deputado cassado Deltan Dallagnol (Novo) aparece com 18,2% de intenções de voto, enquanto o ex-deputado federal Paulo Martins (PL) com 18% e o atual vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD), com 17,9%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Seguindo os resultados, o ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB) aparece com 8,7%, seguido da jornalista Cristina Graeml (PMB), com 8,4%, da deputada federal Carol Dartora (PT), com 7,9%, e do deputado estadual Ney Leprevost (União), com 7,7%. Segundo a margem de erro da pesquisa, os quatro pré-candidatos também sofrem um empate técnico, assim como a primeira posição.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 23 de abril e ouviu 860 pessoas em Curitiba. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-07759/2024.

O método utilizado pelo instituto recruta internautas durante a navegação de rotina, utilizando dados de geolocalização. Chamada Recrutamento Digital Aleatório (RDR), a metodologia promete diminuir o eventual impacto psicológico da interação humana no momento da entrevista.

Em um segundo cenário, a pesquisa tira Paulo Martins da disputa e coloca o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) no lugar. No PT também há mudança, com a substituição de Carol Dartora pelo deputado federal Zeca Dirceu. Com os novos nomes, Dallagnol aparece em primeiro lugar com 21,5%, seguido de Pimentel em segundo, com 18,4%, e Richa em terceiro, com 12,7%.

Um terceiro cenário testado para a capital paranaense não tem os nomes de Deltan, do deputado estadual Goura (PDT) e da deputada estadual Maria Victoria (PP). Também não há um pré-candidato do PT.

Nele, Eduardo Pimentel lidera, com 20,2% das intenções de voto. Depois, estão Paulo Martins, com 18,1%, Cristina Graeml, 13%, Beto Richa, 10,8%, e Ney Leprevost, 10,7%.

A pesquisa não colocou entre os pré-candidatos o nome do ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião, que anunciou a sua filiação ao Partido Mobiliza, antigo PMN, com objetivo de concorrer ao pleito deste ano, ou em eventual disputa ao cargo do senador Sérgio Moro (União-PR), em caso de cassação do parlamentar.

Em outra categoria

O perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais publicou neste domingo, 4, uma foto aparentemente gerada por inteligência artificial (IA) com o rosto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um corpo musculoso, com um sabre de luz vermelho e vestimentas que ficaram conhecidas na franquia de filmes Star Wars.

O dia 4 de maio é considerado o Dia do Star Wars pelos fãs da franquia. A data foi escolhida por conta das semelhanças entre uma frase icônica dos filmes: "May the force be with you" ("Que a força esteja com você") e a frase "May the fourth" ("4 de maio").

"Feliz 4 de Maio a todos, incluindo os Lunáticos da Esquerda Radical que lutam arduamente para trazer Lordes Sith, Assassinos, Traficantes, Prisioneiros Perigosos e membros famosos da gangue MS-13 de volta à nossa Galáxia. Vocês não são a Rebelião - vocês são o Império. Que o 4 de Maio esteja com vocês.", apontou a mensagem do perfil oficial da Casa Branca na rede social X.

Trump vestido de papa

Essa não é a primeira foto gerada por inteligência artificial que foi publicada pelo governo Trump neste final de semana.

Na sexta-feira, 2, o perfil da Casa Branca e do próprio Trump publicaram uma foto do presidente americano vestido como papa, sentado em uma cadeira de estrutura dourada.

Na última terça-feira, Trump afirmou, em tom de brincadeira, que gostaria de ser o próximo papa. "Eu seria minha escolha número 1", disse Trump a repórteres.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) anunciou neste domingo, 4, a retirada da Nicarágua da agência especializada das Nações Unidas (ONU) por causa da concessão de um prêmio da organização que celebra a liberdade de imprensa a um jornal nicaraguense, o La Prensa.

A diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, anunciou que havia recebido uma carta na manhã de domingo do governo nicaraguense anunciando sua retirada devido à atribuição do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa Unesco/Guillermo Cano.

"Lamento essa decisão, que privará o povo da Nicarágua dos benefícios da cooperação, especialmente nos campos da educação e da cultura. A Unesco está totalmente dentro de suas atribuições quando defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa em todo o mundo", disse Azoulay em comunicado.

A Nicarágua era um dos 194 estados membros da organização. Os membros da Unesco criaram o prêmio de liberdade de imprensa em 1997, e o prêmio de 2025 foi atribuído no sábado ao La Prensa por recomendação de um júri internacional de profissionais da mídia.

32 pessoas foram resgatadas após um naufrágio na praia de South Beach, em Miami, na tarde do sábado, 3. Segundo autoridades locais, o acidente aconteceu no fim da tarde, por volta das 17h (16h horário de Brasília), próximo à Ilha Monumento Flager e todas as pessoas a bordo foram resgatadas sem ferimentos.

Ainda não há informações sobre o que causou o acidente. De acordo com a mídia local, o iate de luxo seria da marca Lamborghini e as equipes trabalham para recuperar a embarcação, que não representa risco à navegação local.

Nas redes sociais, diversos registros mostram o barco afundando na vertical. Em imagens publicadas pela guarda costeira americana, os tripulantes vestiram coletes salva-vidas e aguardavam o resgate na parte superior do iate.

A operação de resgate contou com a participação de diversas agências, incluindo a comissão de conservação de peixes e vida selvagem da Flórida e a guarda costeira americana.