Lula viaja amanhã ao Rio para posse da presidente da Petrobras e segue depois para o Nordeste

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende ficar parte da semana fora de Brasília e viaja, nesta quarta-feira, 19, ao Rio de Janeiro para participar da posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Após a passagem pela capital, ele segue viagem a Estados do Nordeste, a poucos meses das eleições municipais.

No Rio de Janeiro, a presença do chefe do Executivo à posse de Chambriard está prevista para as 15h30 (de Brasília). Em seguida, às 19 horas, Lula participará da cerimônia de comemoração ao Dia Nacional do Cinema.

Depois da passagem ao Rio de Janeiro, Lula segue viagem ao Nordeste, região onde o petista detém grande popularidade. Na quinta-feira, 20, o chefe do Executivo estará em Fortaleza, no Ceará, para fazer novos lançamentos. Dentre eles, estão previstos um pacote de anúncios do Ministério da Educação e a inauguração do Residencial Cidade Jardim do Minha Casa, Minha Vida.

Por fim, na sexta-feira, 21, Lula estará no início do dia em Teresina, no Piauí, para participar do encerramento da Caravana Federativa e anúncio de cessões de terrenos da Secretaria de Patrimônio da União. No período da tarde, o petista viajará a São Luís, no Maranhão, para evento de celebração da renovação do contrato de concessão do Porto do Itaqui e anúncios do Ministério de Minas e Energia.

Após ter viajado parte de 2023 ao exterior, no início do ano, Lula prometeu focar mais em viagens nacionais, na esteira das eleições municipais em outubro. O petista, então, prometeu fazer viagens a todos os Estados até o final do ano.

Além de uma estratégia para emplacar candidatos ao pleito, o Palácio do Planalto também vê as viagens como uma oportunidade de o governo - Lula e ministros - divulgarem ações da gestão. No início do ano, com a queda na popularidade, o petista cobrou que os chefes das pastas divulguem as ações para que os programas "cheguem à ponta".

Nas últimas semanas, contudo, o presidente deu uma pausa nas viagens por conta da tragédia provocada por enchentes no Rio Grande do Sul. Porém, após ter ido quatro vezes ao Estado para acompanhar de perto o processo de reconstrução, Lula retomou as viagens nacionais.

Em outra categoria

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu o fortalecimento de políticas para promover o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) para ampliar a independência do país no setor de maneira "benéfica, segura e justa". O comentário foi realizado em uma reunião do Politburo na tarde de sexta-feira, 25, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 29.

O encontro discutiu medidas focadas no desenvolvimento e na regulação de IA.

Em seu discurso, Xi pediu que as autoridades concentrem esforços coordenados para avançar na construção de infraestrutura computacional, promovam o compartilhamento de recursos de dados, façam a integração de políticas sobre direito de propriedade intelectual, encontrem novos talentos na área, entre outros.

O presidente chinês também defendeu o uso de incentivos fiscais e melhor nivelamento financeiro para o campo de ciência e tecnologia.

Representantes da diplomacia dos países do Brics participam na manhã desta terça-feira, 29, da última plenária da reunião de chanceleres do grupo, no Palácio do Itamaraty, na região central do Rio de Janeiro. Os ministros devem divulgar em seguida um comunicado conjunto, que subsidiará a Declaração Final da Cúpula de Líderes do grupo, marcada para julho, também na capital fluminense.

A reunião é a primeira agenda oficial de ministros das Relações Exteriores do Brics após a expansão do grupo, que atualmente inclui 11 países-membros e nove países parceiros.

A sessão desta manhã trata de discussões sobre "O papel do Sul global no reforço do multilateralismo".

Os trabalhos, coordenados pelo embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, têm a participação do embaixador da Índia Dammu Ravi e dos ministros de relações internacionais de outros países fundadores do grupo - Wang Yi (China), Sergey Lavrov (Rússia) e Ronald Lamola (África do Sul).

Também participam autoridades de relações exteriores de outros países: Reem Al-Hashimy (Emirados Árabes Unidos), Waleed Al-Khuraiji (Arábia Saudita), Gedion Timothewos (Etiópia), Tri Tharyat (Indonésia), Seyed Rasoul Mohajer (Irã), Ragui El Etreby (Egito), Sergey Lukashevich (Belarus), Celinda Sosa Lunda (Bolívia), Akan Rakhmetullin (Cazaquistão); Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla (Cuba); Dato' Seri Utama Haji Mohamad bin Hasan (Malásia); Yusuf Maitama Tuggar (Nigéria); Maris Sangiampongsa (Tailândia); Odongo Jeje Abubakhar (Uganda) e Furkat Sidikov (Usbequistão).

Às 14 horas, Vieira deve dar uma declaração à imprensa.

A companhia elétrica portuguesa EDP afirma que o fornecimento de eletricidade foi totalmente restabelecido nas redes de distribuição do país após um apagão que afetou Espanha e Portugal na segunda-feira, 28, segundo o CEO Miguel Stilwell dAndrade em comentários enviados por e-mail.

Ele afirma que a pane no sistema energético ibérico foi sem precedentes. "As usinas da EDP responderam de forma eficaz aos pedidos da REN e da REE, operadoras dos sistemas elétricos dos dois países, entrando rapidamente em operação para apoiar o equilíbrio da rede. Simultaneamente, a empresa garantiu a plena disponibilidade de sua infraestrutura, contribuindo com a flexibilidade necessária para estabilizar o sistema", disse Stilwell dAndrade. Fonte: Dow Jones Newswires.