Tramonte tem 27%, Engler, 19% e Fuad, 17%, aponta pesquisa Real Time Big Data em BH

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pesquisa Real Time Big Data sobre o cenário eleitoral em Belo Horizonte divulgada nesta quinta-feira, 26, mostra que o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa com 27% das intenções de voto. O deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece com 19% e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) tem 17%.

A deputada federal Duda Salabert (PDT), o vereador Gabriel Azevedo (MDB) e o deputado federal Rogério Correia (PT) estão empatados numericamente, cada um com 8% de menções. O senador Carlos Viana (Podemos) tem 2%, enquanto Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU) não pontuaram. Indecisos somam 5%, enquanto outros 6% dos eleitores belo-horizontinos pretendem votar em branco ou anular.

A pesquisa do Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09356/2024.

Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 19 de setembro, Tramonte oscilou dois pontos para baixo, indo de 29% a 27%, enquanto Engler e Noman oscilaram um ponto para baixo cada. O deputado federal do PL registrou 20% na pesquisa anterior, indo a 19% na sondagem mais recente, enquanto o prefeito da capital mineira foi de 18% a 17% no mesmo período.

Segundo turno

A pesquisa Real Time Big Data também avaliou dois cenários de segundo turno. Contra Fuad Noman, Mauro Tramonte tem 43% e o atual prefeito, 37%. Nesse cenário, são 10% os indecisos e 10% votam nulo ou branco.

Ante Bruno Engler, o candidato do Republicanos tem 46% e Engler, 33%. Entre os dois, são 10% os indecisos e 11% votam branco ou nulo.

Pesquisa espontânea

Além do cenário estimulado, em que o agente da pesquisa expõe ao entrevistado quais são as opções de voto no pleito, a Real Time Big Data também realizou a pesquisa espontânea, na qual não há a indicação de quais são os candidatos e o entrevistado diz a intenção de voto por conta própria.

Nessa modalidade de pesquisa, Tramonte é a opção de voto de 18% dos entrevistados. O apresentador de TV é seguido por Bruno Engler, com 15% de menções, e Fuad Noman, com 14%. Apesar de liderar as citações na pesquisa espontânea, Tramonte está em empate técnico com Engler e Noman estão empatados tecnicamente.

Duda Salabert tem 6% na espontânea, seguida por Gabriel Azevedo e Rogério Correia, ambos com 4%. Carlos Viana registra 1% de menções, enquanto a soma de outros nomes citados equivale a 2%.

Nulos e brancos são 9%, enquanto 27% dos entrevistados, na pesquisa espontânea, não sabem indicar sua intenção de voto.

Rejeição

Segundo a pesquisa Real Time Big Data, Duda Salabert registra o maior índice de rejeição entre os candidatos a prefeito de BH. São 60% os eleitores que "não votariam" na deputada federal do PDT.

O segundo maior índice de rejeição é o de Rogério Correia, que apresenta 57% de menções negativas. O petista é seguido por Carlos Viana, que apresenta 56% de rejeição.

Entre os três candidatos mais bem colocados no cenário estimulado, a rejeição de Engler é de 47%, a de Fuad Noman, 42%, e a de Tramonte, de 35%.

Em outra categoria

A força aérea de Israel bombardeou uma área próxima ao palácio presidencial da Síria na madrugada desta sexta-feira, 2, poucas horas após alertar o governo local para que não avançassem sobre vilarejos habitados por membros da minoria religiosa drusa, que vive no sul do país - sob pena de sofrer represálias.

O ataque ocorreu após dois dias de confrontos entre milicianos pró-governo sírio e combatentes da minoria drusa, nos arredores da capital, Damasco. Os confrontos já deixaram mais de cem mortos, além de dezenas de feridos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

O exército israelense afirmou em comunicado que caças bombardearam uma área nos arredores do Palácio do presidente Hussein al-Sharaa. Não foram fornecidos mais detalhes.

Veículos de mídia sírios pró-governo informaram que o bombardeio atingiu uma área próxima ao Palácio do Povo, localizado em uma colina com vista para a cidade.

Os drusos são uma minoria que surgiu no século X como um desdobramento do ismailismo, um ramo do islamismo xiita.

Mais da metade dos cerca de 1 milhão de drusos no mundo vive na Síria. A maioria dos demais está no Líbano e em Israel, incluindo nas Colinas de Golã - território capturado por Israel da Síria durante a Guerra do Oriente Médio de 1967 e anexado em 1981.

Na Síria, os drusos vivem principalmente na província meridional de Sweida e em alguns subúrbios de Damasco. (Com agências internacionais).

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Argentina e o Chile nesta sexta-feira, 2, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. As autoridades chilenas citaram a possibilidade de tsunami e emitiram um alerta de deslocamento para a população na região costeira do Estreito de Magalhães, extremo sul do país. Também foi solicitado que as pessoas deixassem todas as áreas de praia no território antártico chileno.

O Serviço Geológico dos EUA afirmou que o epicentro do terremoto foi sob o oceano, 219 quilômetros ao sul da cidade argentina de Ushuaia.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, usou sua conta no X, antigo Twitter, para dizer que "todos os recursos estão disponíveis" para responder a possíveis emergências. "Neste momento, nosso dever é nos prevenirmos e ouvir as autoridades", disse o presidente.

O terremoto ocorreu às 8h58, horário local (9h58 de Brasília), e as cidades mais próximas são Ushuaia, na Argentina, a 219 quilômetros do epicentro, e, no lado do Chile, a cidade portuária de Punta Arenas, a cerca de 440 quilômetros de distância.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile informou que enviou pessoal à área para avaliar os danos, embora até o momento não tenha havido relatos de vítimas ou danos materiais, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão da agência na região, em uma entrevista coletiva. "Pedimos à população de Magalhães que permaneça em áreas seguras", pois "são esperados tremores secundários", disse ele. (Com informações da Associated Press).

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou nesta quinta-feira que o então conselheiro de Segurança Nacional americano, Mike Waltz, não foi demitido, mas sim realocado para ser o próximo embaixador do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

"Waltz fez o trabalho que ele precisava fazer e o presidente Donald Trump achou melhor um novo cargo pra ele", disse Vance em entrevista à Fox News.

Segundo o vice, a saída de Waltz do cargo não teve a ver com escândalo do Signal. Em março, o conselheiro passou a ser investigado pela criação de um grupo de mensagens no software e incluir, por engano, o jornalista Jeffrey Goldberg. "Waltz tem minha completa confiança", acrescentou Vance.

Sobre a contração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA na quarta-feira, ele reiterou que "isso é a economia de Joe Biden".

Vance ainda comentou que a Índia tirou proveito do país por muito tempo, mas que o governo Trump irá rebalancear o comércio e que

a Rússia e a Ucrânia têm que dar o último passo para acordo de paz. "Chega um momento que não depende mais dos EUA".