José de Abreu e Murilo Rosa se desculpam após acordo na Justiça

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
José de Abreu e Murilo Rosa chegaram a um acordo amigável após desentendimento que começou com uma entrevista de Maria Zilda alguns meses atrás. Na manhã desta quarta-feira, 30, os dois publicaram retratações públicas em suas redes sociais.

Os dois se reuniram em uma audiência na 19ª Vara Criminal do Rio de Janeiro na terça-feira, 29. "Eu, José de Abreu, gostaria de me retratar publicamente pelas postagens realizadas nas minhas redes sociais referentes ao sr. Murilo Rosa. Reconheço que as referidas postagens não são verdadeiras e foram ofensivas. Peço desculpas pelos ataques dirigidos injustamente a sua pessoa e ao que tenha causado a seus familiares", começou Zé de Abreu.

O ator ainda reconheceu que distorceu a expressão "Murilar", termo criado carinhosamente por Jayme Monjardim. No comunicado, ele reiterou que as postagens nas quais se refere a Murilo Rosa não condizem com a verdade ou com o profissional e pessoa que ele é. "Enfim, vida que segue", finalizou.

Em seguida, Murilo Rosa também se pronunciou. "O perdão nos leva a lugares surpreendentes e hoje foi assim... Palavras gentis de José de Abreu se desculpando, com afeto e sinceridade. Acreditei. O juiz terminou a audiência dizendo palavras entusiasmadas e fiquei muito feliz com isso. Foi um bom momento para todos. Aplaudir o conflito dos outros é fácil, quero ver aplaudir a paz."

Relembre a polêmica

Em 2020, Murilo Rosa e Maria Zilda Bethlem abriram uma live na qual a atriz disse que José de Abreu tinha mau hálito na época em que fizeram par romântico na novela Bebê a Bordo, em 1988. "Era uma coisa insuportável. Evidentemente, ele bebia. Era [cena] externa, ele já tinha o cheiro de suor, mais o de cigarro, mais o da bebida. Era uma coisa insuportável! O Zé era um bicho", disse.

No início deste ano, o trecho foi resgatado e revoltou José de Abreu, que acusou a atriz de ter traído seu marido com ele na época das gravações da novela. Em seu pronunciamento, o ator criticou o comportamento de Murilo Rosa: "Se fosse digno, teria me defendido. Não é à toa que existe na Globo o verbo 'murilar', ou seja, agir como Murilo Rosa. E dele, mais, não falo, não merece".

Dois dias depois, Rosa respondeu a fala do ator e falou sobre a novela A Casa das Sete Mulheres, na qual trabalharam juntos.

"Jayme Monjardim criou um termo carinhoso e até hoje me pergunta 'onde eu estou Murilando' [...] Ali, naquele camarim, quem viu, presencial um rato se encolhendo em sua insignificância. A vida passa. Passa rápido [...] e ainda o rato se preocupa com o seu hálito", disse.

Em outra categoria

O edital do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025, calendário das notificações de lançamento do tributo, foi disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo na segunda-feira, 30. Os valores do imposto ainda não foram divulgados.

Segundo o documento, a cartela do IPTU será enviada aos contribuintes a partir da segunda quinzena de janeiro e o vencimento da primeira parcela e do prazo para pagamento à vista ocorre em fevereiro.

A tabela completa pode ser conferida no seguinte endereço na internet: https://capital.sp.gov.br/documents/d/fazenda/editaliptu2025

Contribuintes que não receberem a notificação até a data limite poderão emitir 2ª via da notificação pelo site ou comunicar o não recebimento da notificação em qualquer uma das subprefeituras no período indicado.

Se a comunicação não for feita, considera-se o contribuinte como notificado.

A postagem das notificações para contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 25 de fevereiro.

O não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadastro Informativo Municipal (Cadin), que registra as pendências de pessoas físicas e jurídicas perante órgãos e entidades públicas do município.

O tributo pode ser pago via Pix e a guia de pagamento com o código deve ser emitida exclusivamente pelo site do IPTU.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Vencimentos

- No dia escolhido, para o contribuinte que fizer opção na atualização cadastral;

- No dia 9 ou 14, para aqueles que não fizeram opção de dia de vencimento;

- No dia 20, para aqueles que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março;

- Nos dias em que não houver expediente bancário, os vencimentos serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem cobrança de acréscimo.

Dúvidas sobre o pagamento podem ser esclarecidas pelo telefone 156 e pelo site da Prefeitura, no seguinte endereço: https://www.prefeitura.sp.gov.br/iptu

Câmeras da cidade de Paris registraram o fotógrafo mineiro Flávio de Castro Souza, desaparecido desde o dia 26 de novembro, nas margens do Rio Sena, mas não esclareceram o que aconteceu com ele depois, segundo afirma Carolina Castro, sua prima, em postagem nas redes sociais.

A advogada compartilhou nos últimos dias de 2024 atualizações sobre o caso, que é investigado pela polícia francesa.

Segundo Carolina, conforme informações reportadas à mãe de Flávio pelas autoridades, foram analisadas imagens das câmeras próximas ao local onde o celular do fotógrafo foi encontrado, mostrando que ele próprio deixou o objeto em um vaso de plantas.

Posteriormente, o brasileiro se dirigiu para uma das margens do Sena, onde permaneceu por algum tempo, que não foi precisado.

Segundo Carolina, a câmera de monitoramento urbano captou o local onde ele estava, mas, por realizar um giro de 360 graus, o perdeu de vista. Quando a câmera voltou a focalizar o mesmo ponto, o brasileiro não estava mais lá. A análise de imagens de outras câmeras do entorno não detectou outras imagens de Flávio.

"Não temos uma certeza, uma conclusão. Nesse momento, temos de entregar para Deus, para que ilumine as autoridades, para que a gente tenha uma resolução", disse a prima do fotógrafo. "Espero realmente que a gente tenha uma notícia boa, porque a gente ainda tem esperança. As autoridades estão diligenciando para tentar achá-lo. Diante desses fatos que falei para vocês, a gente fica muito mais apreensivo, mas o que nos resta é aguardar".

Relembre o caso

O fotógrafo estava em Paris desde o início de novembro para realizar um trabalho. Ele tinha voo de volta para o Brasil marcado para 26 de novembro e chegou a fazer o check in online.

Na manhã daquele dia, segundo informações de amigos, ele teria caído acidentalmente no Sena. A queda na água, segundo eles, aconteceu quando o brasileiro estava na Ilha dos Cisnes, ponto turístico que fica no meio do rio, sob a Ponte de Grenelle.

Flávio foi socorrido e levado para o Hospital George Pompidou, o mais próximo do local da queda. Ele recebeu alta seis horas depois, mas perdeu o voo.

Após perder o voo, ele avisou aos amigos que iria à administradora do apartamento, na Rue des Reculettes, para prorrogar a estadia por mais um dia.

A empresa confirmou ter recebido o fotógrafo, que ainda estava com as roupas molhadas. Depois disso, ele não fez mais contato.

O celular de Flávio foi encontrado em um vaso de flores na frente de um restaurante.

A primeira frente fria do ano deve avançar sobre o Estado de São Paulo a partir da sexta-feira, 3, de acordo com a Climatempo, provocando mais umidade para capital paulista, interior e litoral. A Região Metropolitana terá sol e temperatura elevada, mas conforme o fenômeno avança, os ventos e a nebulosidade aumentam. Há possibilidade de rajadas de vento entre 40 a 50 km/h.

"Ao longo do dia, ocorrem pancadas de chuva e há potencial de chuva forte, com raios. Durante as pancadas, as rajadas de vento podem ser mais fortes (de 50 a 70 km/h)", estima a empresa de meteorologia.

Segundo a Climatempo, há risco de transtornos, como a formação de pontos de alagamentos e impactos no fornecimento de energia.

Situação é de alerta no Estado de SP

No sábado, 4, a frente fria avança ao longo da costa paulista e reforça a instabilidade. Com isso, as pancadas de chuva ocorrem de forma mais frequente e duradoura. O tempo não fica completamente fechado.

"Ainda ocorrem alguns períodos de sol e a sensação será de abafamento, mas as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora e em vários momentos do dia. Há potencial de temporal/chuva volumosa, com rajadas fortes de vento, de 50 a 70 km/h", afirma a Climatempo.

Há risco de alagamentos, enchentes e impactos no fornecimento de energia.

As pancadas de chuva devem atingir praticamente todo o Estado de São Paulo. O risco é maior especialmente no sábado. "O interior paulista fica no alerta e áreas próximas a Minas Gerais podem ter chuva de forma mais frequente", acrescenta a empresa de meteorologia.

Cidade de São Paulo

A capital paulista amanheceu nesta quinta-feira, 2, com poucas nuvens e predomínio de sol. No período da tarde, há condições para chuvas na forma de pancadas, típicas de verão.

Ainda de acordo com o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas isoladas de chuva no fim das tardes. Também há previsão de chuva para sexta-feira.

Segundo a Meteoblue, há expectativa para grande volume de chuva no domingo, 5.

Já a partir de terça-feira, 7, as temperaturas também ficam mais amenas, não passando dos 26ºC, condição que deve permanecer por alguns dias.

Veja a previsão para os próximos dias:

Quinta-feira: entre 19ºC e 30ºC;

Sexta-feira: entre 21ºC e 30ºC;

Sábado: entre 21ºC e 28ºC;

Domingo: entre 20ºC e 28ºC;

Segunda-feira: entre 19ºC e 28ºC;

Terça-feira: entre 19ºC e 26ºC;

Quarta-feira: entre 18ºC e 25ºC;

Quinta-feira: entre 17ºC e 24ºC.