Michael J. Fox fala sobre Parkinson e bom humor: 'Tenho que mantê-lo intacto

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Michael J. Fox falou sobre seu senso de humor e a perspectiva do diagnóstico de Parkinson, durante o baile de gala anual A Funny Thing Happened on the Way to Cure Parkinson's ("Algo Engraçado Aconteceu no Caminho para a Cura do Parkinson", em português), da Michael J. Fox Foundation. O ator de 63 anos concedeu uma entrevista exclusiva à People, no sábado, 16, durante o evento, sediado em Nova York, Estados Unidos.

Michael admitiu que não é sempre fácil manter o humor ácido pelo qual é conhecido em meio à luta contra o Parkinson. "É difícil para mim, mas preciso mantê-lo intacto."

Para ele, piadas sobre seu diagnóstico são uma maneira de "quebrar o gelo": "Vamos abraçar [o diagnóstico] e fazer a diferença", completou o ator de De Volta para o Futuro.

O baile foi apresentado por Denis Leary, com direito à músicas de Stevie Nicks e de Fox. Ele agradeceu aos que compareceram: "Não consigo acreditar - muitas dessas pessoas eu conheço há anos e anos, e elas têm sido muito gentis comigo".

"Acho que estão vendo essa oportunidade de um grande ganho e um avanço [na pesquisa do Parkinson], e é no que estamos trabalhando", completou. O evento arrecadou, segundo a revista americana, cerca de 116 milhões de dólares (aproximadamente R$ 672 milhões na conversão atual).

Em outra categoria

O papa Francisco sofreu uma crise de broncoespasmo nesta sexta-feira, 28, que resultou em um episódio de vômito com aspiração, exigindo ventilação mecânica não invasiva, disse o Vaticano ao relatar um revés em sua batalha de duas semanas contra a pneumonia dupla.

Aos 88 anos, o papa permaneceu consciente e alerta durante todo o procedimento e cooperou com as manobras para ajudá-lo a se recuperar. Ele respondeu bem, com um bom nível de troca de oxigênio e continuou a usar uma máscara para receber oxigênio suplementar, disse o Vaticano.

O episódio, que ocorreu no início da tarde, resultou em uma "piora repentina do quadro respiratório". Os médicos decidiram manter o prognóstico do Santo Padre como cauteloso e indicaram que precisavam de 24 a 48 horas para avaliar como e se o episódio impactou sua condição clínica geral.

Os médicos descreveram o acontecimento como uma "crise isolada de espasmo brônquico", com um ataque de tosse em que Francis inalou vômito. Os médicos não voltaram a se referir ao papa em "estado crítico", mas foram cautelosos em declará-lo totalmente fora de perigo, dada a complexidade de seu caso.

O Vaticano já faz planos alternativos para a Quarta-feira de Cinzas na próxima semana, deixando claro que o papa Francisco ainda tem um longo caminho pela frente. O cardeal Angelo De Donatis, funcionário do Vaticano e ex-vigário de Roma, presidirá a cerimônia de 5 de março e a procissão que inaugura a solene temporada quaresmal da igreja que antecede a Páscoa em abril.

Um ônibus com turistas foi assaltado nesta sexta-feira, 28, na região de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. O veículo da viação Águia Branca tinha saído de São Paulo e, além de brasileiros, levava turistas estrangeiros. O assalto aconteceu no meio do trânsito, em plena Avenida Brasil. Os ladrões levaram pertences das vítimas e um dos criminosos teria feito um disparo no interior do veículo. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a empresa, o ônibus de número 13.504 saiu de São Paulo pouco depois da meia-noite, em direção ao Rio. Por volta das 7h30, quando o coletivo seguia pela Avenida Brasil, uma das principais vias da capital fluminense, dois criminosos invadiram o veículo e roubaram alguns passageiros. Eles aproveitaram que o trânsito estava lento em razão do excesso de veículos.

No momento do assalto, a Polícia Militar foi acionada. Policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) foram até o local, mas os criminosos já tinham fugido. O ônibus com os passageiros foi levado para a Delegacia de Bonsucesso e, posteriormente, para a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, no Leblon, na zona sul.

O número de pessoas roubadas não foi divulgado. Conforme a Polícia Civil, as vítimas estão sendo ouvidas e o ônibus passará por perícia. Agentes solicitaram imagens de segurança e realizam outras diligências para identificar os autores do crime, diz, em nota.

O Exército apreendeu uma tonelada de maconha tipo skunk na madrugada desta quinta-feira, 27, em uma embarcação no Rio Içá, no Amazonas, próximo à fronteira com a Colômbia. A carga é avaliada em R$ 20 milhões.

Uma cadela farejadora ajudou na varredura do 2º Pelotão Especial de Fronteira e identificou a droga escondida no casco da embarcação. O Comando Militar da Amazônia informou que o material apreendido foi encaminhado às autoridades.

A apreensão aconteceu no contexto da Operação Escudo, deflagrada para reforçar a segurança na região, sobretudo das comunidades indígenas, e combater crimes ambientais e outros ilícitos na faixa de fronteira, como o tráfico de drogas e armas.

O trabalho é desenvolvido em parceria com o Exército da Colômbia. Há um esforço conjunto para fazer frente aos narcotraficantes que operam na região e, com isso, impedir a circulação de drogas entre os países.