Papa Francisco nomeia 21 cardeais neste sábado, incluindo um brasileiro

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O papa Francisco nomeará 21 novos cardeais da Igreja Católica neste sábado, 7, em cerimônia no Vaticano. Entre os religiosos empossados, cinco são latinos e, destes, um é brasileiro. Trata-se do arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler.

As nomeações aumentam a influência de Francisco no grupo que elegerá o seu sucessor e ampliam o espaço da agenda de reformas do líder católico.

Jaime Spengler é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão que reúne o episcopado brasileiro. Em entrevista ao Estadão, o arcebispo avaliou como "positiva" a discussão em setores da Igreja Católica sobre o celibato clerical, voto realizado por padres para que permaneçam castos e não se casem. "Certamente é positivo, pois implica a necessidade de ainda maior determinação no estudo e aprofundamento do tema", disse o religioso.

"A expectativa é poder responder à altura àquilo que o papa pedia no final de sua alocução: que os nomeados, confirmando sua adesão a Cristo, 'me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o povo santo de Deus'", afirmou o presidente da CNBB sobre a nomeação para cardeal.

Outro cardeal de destaque a ser nomeado neste sábado é Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio, arcebispo de Lima, capital do Peru. Em um artigo escrito para o jornal El País, Castillo descreveu um movimento católico peruano de direita, o Sodalitium Christianae Vitae, como um "experimento fracassado". "Minha hipótese é que o Sodalitium obedece a um projeto político", escreveu Castillo. "É a ressurreição do fascismo na América Latina, usando artisticamente a igreja por meio de métodos sectários."

Uma das marcas de Francisco no período à frente do Vaticano tem sido priorizar a diversidade geográfica no colégio de cardeais. Neste sentido, a lista de empossados neste sábado também inclui arcebispos da África e da Ásia. / COM AP

Em outra categoria

Um incêndio atinge uma fábrica de confecção de fantasias de carnaval em Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 12. Em postagem nas redes sociais, o governador do Rio, Cláudio Castro, disse que até as 9h, 17 pessoas já tinham sido resgatadas, sendo quatro delas retiradas pelas janelas. Nove vítimas foram encaminhadas para hospitais da região - e estão em estado grave, segundo informações da TV Globo.

"O grupamento aéreo e especialistas em salvamento em altura já retiraram 17 vítimas presas no local, até o momento. Nove foram encaminhadas para hospitais da região. A Polícia Militar também garante a segurança da população, isolando o entorno da fábrica", disse Castro na publicação.

Segundo a TV Globo, o local operava em turnos até noturnos para dar conta da alta demanda de produção e alguns dormiam no estabelecimento. À emissora, um rapaz que foi resgatado disse que no prédio havia idosos e adolescentes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8h. Mais de 30 viaturas e cerca de 90 bombeiros atuam no combate às chamas. Também há empenho do Grupamento de Operações Aéreas e de especialista em salvamento em altura.

O local produz fantasias para os desfiles de escolas de samba do carnaval, dentre elas, a Império Serrano e a Unidos da Ponte. Ambas divulgaram notas pelas redes sociais.

Um incêndio atinge uma fábrica de confecção de fantasias de carnaval em Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 12. Segundo a TV Globo, o local operava em turnos até noturnos para dar conta da alta demanda de produção. Funcionários estavam no prédio no momento em que as chamas começaram, mas ainda não há informações sobre o número de feridos.

Quatro pessoas foram resgatadas pela janela. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave. À TV Globo, um rapaz que foi resgatado disse que no prédio havia idosos e adolescentes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8 horas. Mais de 30 viaturas e cerca de 90 bombeiros atuam no combate às chamas. Também há empenho do Grupamento de Operações Aéreas e de especialista em salvamento em altura.

O local produz fantasias para os desfiles de escolas de samba do carnaval, dentre elas, a Império Serrano. A escola divulgou uma nota nas redes sociais.

"O Império Serrano lamenta profundamente o incêndio que ocorre nas dependências da Maximus Confecções, nesta manhã, em Ramos. Informamos que toda a produção das fantasias do carnaval 2025 do Império Serrano se encontram na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos."

Um drone do COR acompanha o trabalho. A via segue interditada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aos países ricos por não cumprirem com uma promessa de repasse de recursos aos países com florestas em pé. A declaração ocorreu em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, nesta quarta-feira, 12.

Esta é uma crítica constante que Lula faz - a falta de repasse de recursos dos países ricos pela manutenção das florestas. O petista disse, porém, que o "comportamento" de Trump dificulta ainda mais a negociação em torno desse financiamento.

"Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu era presidente da República e lá os países ricos prometeram dar 100 bilhões de dólares para que os países com florestas em pé mantivessem as florestas. Não deram. Depois prometeram 300 bilhões (de dólares), não deram. Agora, a necessidade fez chegar a 1,3 trilhão (de dólares). Vai ficar cada vez mais difícil. E pelo comportamento do presidente dos EUA, vai ficar cada vez mais difícil os países ricos se comprometerem a ajudar na salvação do planeta", declarou o presidente.