Milton Nascimento diz passar aposentadoria assistindo a vídeos seus: 'Dá muita saudade'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Milton Nascimento, 82 anos, começou esta quarta-feira, 11, com muito humor. Em um vídeo postado nas suas redes sociais, ele comentou sobre como tem aproveitado a sua aposentadoria.

"As coisas que mais tenho gostado da minha aposentadoria é de assistir aos meus vídeos antigos. Dá muita saudade, muita saudade mesmo", disse.

O vídeo é gravado por Augusto Kesrouani Nascimento, filho do cantor e seu empresário. Augusto pergunta se ele quer fazer um show para matar saudade. Milton responde sem pensar muito: "não".

O filho insiste: "tem certeza?". Bituca é enfático: "tenho certeza, sim".

Confira aqui

Em 2022, depois de seis décadas, Milton fez uma turnê de despedida dos palcos que passou por cidades do Brasil, Estados Unidos e Europa.

Nos shows, um apanhado dos principais sucessos como Morro Velho, Travessia, Encontros e Despedidas, Cais, Coração de Estudante, Cálix Bento, Tudo O que Você Podia Ser e Canção da América.

O show de encerramento, no Mineirão, em Belo Horizonte, teve público de 60 mil pessoas e foi transmitido pelo Globoplay.

Em outra categoria

O guarda civil municipal de Osasco Henrique Marival de Souza, de 46 anos, matou a tiros o secretário-adunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira, de 53 anos, após reunião dentro da sede da Prefeitura de Osasco, no início da noite da segunda-feira, 6.

Entenda o que se sabe até agora:

Qual foi o motivo do crime?

Segundo as investigações preliminares, Souza se revoltou com uma mudança de funções decidida pela sua chefia e anunciada por Moreira.

Ele deixaria de integrar a equipe de segurança pessoal do agora prefeito Gerson Pessoa (Podemos) para voltar a atuar nas ruas.

Por que os dois estavam dentro da prefeitura?

O secretário adjunto convocou uma reunião com guardas-civis, para anunciar mudanças, e esse encontro aconteceu no Paço Municipal, a sede da prefeitura.

Como o atirador rendeu o secretário?

Ao final do encontro, Moreira disse que os guardas que quisessem conversar em particular poderiam esperar que seriam atendidos.

Souza foi o último a se reunir com o secretário adjunto e, armado, aproveitou a ocasião para rendê-lo. O secretário havia deixado sua arma em casa.

Quantos tiros foram disparados?

Pelo menos oito disparos, segundo a Polícia Civil, e ao menos quatro atingiram o secretário. Está pendente ainda o laudo necroscópico.

Quando foram disparados, Souza estava sozinho com Moreira numa sala na sede da prefeitura, e ninguém soube dizer se o secretário havia sido atingido se imediato.

O que aconteceu após os tiros?

O atirador se manteve trancado na sala enquanto negociava sua rendição com policiais militares. Só por volta das 19h30 ele aceitou se entregar. O secretário adjunto estava morto.

O que foi feito com o atirador?

O guarda-civil foi preso e conduzido ao 5º Distrito Policial de Osasco, onde seria ouvido e deve ser indiciado pelo homicídio.

O atirador já havia praticado atos de insubordinação ou mau comportamento no trabalho?

Segundo o comando da Guarda Civil Municipal de Osasco, Souza não era alvo de denúncias nem de investigações por processos administrativos. Ele integra a Guarda há mais de 15 anos.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na segunda-feira, 6, a inclusão do livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, nos acervos das escolas públicas estaduais. A obra será adquirida para bibliotecas e utilizada especialmente em projetos educativos com alunos do terceiro ano do ensino médio, de acordo com o chefe do Executivo estadual.

Em um evento de investimentos na educação, o governador afirmou que autorizou a secretária da pasta, Rowenna Brito, a comprar os livros.

A ideia é que a obra seja usada para promover debates sobre direitos humanos, ditadura militar e democracia no Brasil.

Para complementar as discussões, o filme homônimo, dirigido por Walter Salles, também será exibido em escolas e acompanhado de debates e palestras sobre o contexto histórico retratado.

"A outra iniciativa é dentro das nossas escolas fazer programação para que o filme seja exibido e debatido, trazendo especialistas quando necessário", afirmou Jerônimo Rodrigues.

O governador também parabenizou a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, a protagonista do filme, por sua conquista no Globo de Ouro no domingo, 5. Ela se tornou a primeira brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz de Drama, superando nomes como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e Kate Winslet.

"O prêmio acabou sendo uma resposta para aquilo que aconteceu na ditadura, quando pessoas desapareceram e o Estado não se preocupou em dar respostas", disse o governador.

Ele classificou a vitória da atriz como um marco para o cinema brasileiro e um incentivo para debates sobre democracia nas escolas.

A proposta de Jerônimo Rodrigues surge em um momento em que a memória sobre os crimes cometidos durante a ditadura volta a ganhar espaço no debate público. "Onde tiver necessidade de realizar um debate ou explicação sobre o filme, vai acontecer. Principalmente para os alunos do 3º ano, pois nós teremos uma forte possibilidade de ter esse filme na prova de redação do Enem. Portanto, um prêmio desse nos ajuda e nos anima a fazer um bom debate sobre a democracia", afirmou.

Além do âmbito educacional, o governador mencionou sua presença em Brasília na quarta-feira, 8, para participar do ato em defesa da democracia e contra os ataques de 8 de janeiro de 2023. "8 de Janeiro nunca mais", disse, reforçando o compromisso do Estado com a preservação das instituições democráticas.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que proíbe a importação de resíduos sólidos e de rejeitos, mas abre exceções para inclusive para materiais "perigosos".

"É proibida a importação de resíduos sólidos e de rejeitos, inclusive de papel, derivados de papel, plástico, vidro e metal", diz o artigo principal da lei.

No entanto, durante a tramitação no Congresso, os parlamentares incluíram dispositivos que flexibilizam essa proibição.

De acordo com a lei publicada no Diário Oficial da União (DOU) seguirá permitida a importação de resíduos utilizados na transformação de materiais e minerais estratégicos, inclusive aparas de papel de fibra longa, e de resíduos de metais e materiais metálicos. "O importador ou o fabricante de autopeças, exceto de pneus, são autorizados a importar resíduos sólidos derivados de produtos nacionais previamente exportados, para fins exclusivos de logística reversa e reciclagem integral, ainda que classificados como resíduos perigosos, nos termos de regulamento."