Mariana Rios perdeu 30% da audição

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Nesta terça-feira, 10, a atriz Mariana Rios participou do programa The Noite com Danilo Gentili, no SBT. Na conversa com o apresentador, Mariana revelou o diagnóstico de Síndrome de Meniére, uma doença autoimune que a levou a perder 30% da audição no ouvido esquerdo.

O primeiro sinal ocorreu depois de um período muito estressante. "Eu estava no trabalho, super estressada, fazendo toda hora a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, e meu ouvido começou um zumbido sem fim durante esse pico de estresse", lembrou.

Mariana contou que ficou sentindo o zumbido no ouvido por mais ou menos um mês e só procurou um médico quando se sentiu tonta. "Fui ao médico, e ele disse: 'Você veio tarde. Deveria ter vindo nas primeiras 36 horas. Você perdeu 30% da audição, e não há como reverter'", completou.

A atriz disse que, depois do diagnóstico, reajustou a sua rotina para evitar momentos de muito estresse. Ela disse que precisa dormir pelo menos oito horas por dia e ainda faz meditação.

A Síndrome de Meniére é caracterizada pelo acúmulo de líquido no labirinto, parte da orelha interna responsável pelo equilíbrio e por transmitir os impulsos auditivos.

Estima-se que duas a cada mil pessoas podem apresentar os sintomas da Síndrome de Meniére, que pode apresentar os seguintes sintomas:

- Crise de tontura persistente, por mais de 20 minutos

- Perda auditiva que pode vir acompanhada de um zumbido

- Sensação de ouvido tapado

A doença não tem cura. O tratamento visa o controle, através de diminuição da retenção de líquidos no corpo, evitando sal, por exemplo. Em alguns casos pode ser indicado o uso de diuréticos.

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O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, iniciou oficialmente nesta quarta-feira, 11, as obras de ampliação e modernização. Para diminuir o impacto da intervenção, que terá investimentos de R$ 2,4 bilhões até 2028, a principal conexão de destinos domésticos do País vai reduzir o número de voos diários.

A informação foi confirmada pela concessionária Aena, responsável pelo aeroporto desde outubro do ano passado. Os planos são reduzir os 44 voos por hora para 40, diminuindo as atividades da aviação executiva. Durante as obras, o terminal seguirá operando normalmente.

Esses quatro voos a menos vão representar uma "gordura" diante das eventualidades, como explicou Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil. "Nosso desafio é manter o número de voos e uma boa performance. Esses 4 voos vão representar um buffer, uma gordura para fazermos a obra com menor impacto na aviação com um todo" , afirmou.

A concessionária diz que Congonhas opera com 44 movimentos por hora, 80% da capacidade máxima (55 voos por hora).

O aeródromo vai ganhar um terminal de passageiros com o dobro do tamanho atual, passando a somar mais 100 mil m², novas pontes de embarque e 20 mil m² para áreas comerciais. Congonhas também vai poder receber aeronaves com maior capacidade como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10. A previsão de entrega é junho de 2028.

O início das obras representa um desafio para o Aeroporto de Congonhas diante de um problema que vem se repetindo: atrasos e cancelamentos de voos, seguidos de filas e queixas de passageiros. Relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), pôs recentemente Congonhas entre os aeroportos com menor pontualidade.

Os transtornos, para especialistas ouvidos pelo Estadão, estão ligados à operação do terminal perto do limite da capacidade. A concessionária e as companhias aéreas atribuem os atrasos às condições meteorológicas adversas, como tempestades e ventanias.

O Aeroporto de Guarulhos tem o maior número de movimentações diárias no País. Lá, a capacidade máxima é de 60 movimentos por hora, mas nem todas as faixas horárias atingem o limite. Em Congonhas, o segundo com mais operações do Brasil, a capacidade é quase totalmente utilizada ao longo do dia.

O anúncio do início das obras com o lançamento da pedra fundamental contou com a presença de Maurici Lucena, presidente da Aena, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth.

Lucena afirma que os R$ 2,4 bilhões que serão investidos representam o maior aporte da companhia fora da Espanha. Para o ministro Costa Filho, os "investimentos vão mudar significativamente a aviação no Estado de São Paulo".

Obras serão divididas em fases

Outra estratégia da concessionária para limitar os impactos é dividir a ampliação em fases. Neste ano, a concessionária iniciou a ampliação da sala de embarque remoto e a reforma dos banheiros, que deve ser finalizada no primeiro trimestre de 2025.

"Fizemos seis meses de estudos para detalhar esse faseamento e verificar que ele é compatível. Nossa expectativa é trazer menor impacto possível", diz Santiago Yus.

- primeira fase: inclui demolição de estruturas, instalação de canteiro de obras e melhorias na pista de taxiamento.

- segunda fase: abrange a transferência das companhias para novos hangares, dando início à construção do píer do novo terminal.

- terceira fase: serão instaladas as pistas de embarque e o sistema de processamento de bagagens.

Para melhorar a circulação no entorno, a concessionária pretende criar 72 vagas para motoristas por aplicativos.

As Forças Armadas querem dobrar a participação de mulheres entre seus quadros nos próximos dez anos. A ideia é que a taxa feminina entre os militares, que hoje é de 10,52%, chegue a 20% em uma década.

A meta foi detalhada numa coletiva de imprensa promovida pelo Ministério da Defesa nesta quarta-feira, 11, em Brasília. O evento foi convocado para explicar sobre o inédito alistamento militar feminino, atualmente exclusivo para homens.

- Alistamento feminino voluntário será feito de janeiro a junho de 2025;

- Primeira turma começa em 2026;

- 1.465 vagas no total (155 na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica);

- 28 cidades em 13 Estados além do DF

A primeira turma vai começar em 2026 - a incorporação poderá ocorrer em março ou agosto. Entre janeiro e junho do ano que vem, mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão se alistar de forma voluntária. A iniciativa vai reservar 1.465 vagas (155 na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica) em 28 cidades em 13 Estados, além do Distrito Federal.

Atualmente há 37 mil mulheres nas Forças Armadas, mas sua atuação está direcionada para as áreas da saúde, ensino e logística. O contra-almirante André Gustavo Guimarães, subchefe de mobilização da Marinha, diz que "falar em números não reflete necessariamente em qualidade", e que a instituição busca, com o novo projeto, "permitir que as mulheres estejam em todos os espaços onde os homens estejam".

"Nós buscamos uma referência externa. Mundialmente, tomando por base os países da Otan (Aliança do Atlântico Norte) e da comunidade asiática, a média numa amostragem de 40 países foi de 10,4%. A gente entendeu que o ponto de partida desse trabalho já identificava o Brasil numa posição mediana. Em relação à América do Sul, somos o quarto país em participação feminina", diz Guimarães.

O alistamento feminino voluntário poderá ser feito nos seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba, Florianópolis, Formosa (GO), Fortaleza, Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus, Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo e Valparaíso de Goiás (GO).

O processo de recrutamento será feito em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. As candidatas devem passar por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos. Elas poderão escolher a Força que quiserem, dependendo da disponibilidade de vagas em sua região, aptidão da candidata e a especificidade exigida pelo Exército, pela Marinha e pela Aeronáutica.

Uma vez incorporadas, as mulheres ocuparão a graduação de soldado (marinheiro-recruta na Marinha), e o serviço militar deve durar 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 10, o projeto de lei que proíbe o uso de celular nas escolas. A proposta foi aprovada por 45 votos favoráveis e 14 contrários, em meio a divergências de parlamentares conservadores. Agora, o texto segue para o Senado. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que a tramitação da medida seja concluída ainda neste ano para que possa valer já a partir de 2025.

O texto aprovado permite que os estudantes de todas as idades levem o telefone na mochila, mas restringe seu uso durante as aulas, no recreio e em outros intervalos. A nova redação modifica a proposta aprovada na Comissão de Educação da Câmara, que proibia até que alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) levassem o aparelho para a escola.

Segundo o deputado Renan Ferreirinha (PSD-RJ), a mudança atende a um pleito feito pelas famílias, que querem ter contato com os filhos para saber se os estudantes chegaram ao colégio, por exemplo. Pesquisa da Nexus mostrou que 86% são contrários ao uso irrestrito de celular. Desses, 54% são a favor da proibição total e 32% acreditam que o uso do celular deva ser permitido apenas em atividades didáticas e pedagógicas.

O PL aprovado na Câmara prevê

- Uso do celular proibido em todas as etapas da educação básica (educação infantil até o ensino médio) em sala de aula, no recreio e nos intervalos de aula;

- Uso permitido para fins pedagógicos sob orientação de educadores, ou para promover acessibilidade de alunos com deficiência;

- Uso permitido em situações de estado de perigo, estado de necessidade ou caso de força maior.

- Todos os alunos poderão portar o celular, mas sem utilizá-lo.

O projeto de restrição do uso de celulares nas escolas conseguiu apoio do governo e da oposição, mas passou com menos tranquilidade pela CCJ do que pela Comissão de Educação. Na sessão da CCJ, a deputada bolsonarista Julia Zanatta (PL-SC) chegou a pedir que o projeto fosse retirado da pauta.

O pedido foi rejeitado por 27 a 8. Zanatta argumentou que é importante discutir a restrição do uso, mas disse que diariamente recebe relatos de estudantes que são alvo de "doutrinação" e proselitismo político por parte dos professores.

Trecho incluído pelo relator Renan Ferreirinha (PSD-RJ) abre brecha para que estudantes possam filmar professores em sala de aula. No artigo sobre as exceções para gravação, Ferreirinha incluiu que os aparelhos podem ser utilizados para "garantir os direitos fundamentais". Nos bastidores, deputados de situação afirmam que a inclusão era necessária para garantir que o texto passasse na CCJ.

O relator acrescentou ainda exceções para a proibição: situações de estado de perigo, estado de necessidade ou caso de força maior".

Embate entre conservadores

Durante a sessão, Julia Zanatta se manifestou em mais de uma ocasião contra o projeto, argumentando que fere as liberdades individuais dos estudantes. Outros parlamentares conservadores, como Capitão Alberto Neto (PL-AM), apoiaram o texto. A discordância gerou embate entre os deputados.

"Está precisando de menos 'bundamolismo', menos frouxidão para avançar em pautas necessárias, firmes e fortes em defesa das nossas liberdades", disse a deputada, afirmando que na direita há "revolucionários de marcha lenta", que sempre cedem à esquerda.

Após a declaração, o capitão Alberto Neto rebateu: "Só para lembrar a nobre deputada que já troquei tiro com bandido, enfrentei governo, prefeitura, esquerda, centro. Uma coisa que não fui foi bunda mole. Agora, muitas vezes, o projeto que aprovamos aqui não está do jeito que sonhamos e precisamos reduzir os danos", disse.

Os deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Diego Garcia (Republicanos-PR) tiveram o microfone cortado pela presidente da CCJ, Caroline de Toni (PL-SC) após discutirem aos gritos na comissão. Garcia foi relator do projeto na Comissão de Educação e foi chamado de hipócrita por Pollon, contrário à proposta.

Em meio ao racha entre conservadores, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação, foi ao plenário da CCJ para defender o projeto. Nikolas afirmou que atuou em articulações de bastidores.

Ele afirmou que a possibilidade de uso de aparelhos eletrônicos para garantia dos direitos fundamentais, incluída no texto pelo relator, deixa os alunos protegidos. "Se não fosse esse projeto, seria um do governo federal. E o projeto viria muito pior do que o que está aqui", argumentou.

Governo atua para acelerar tramitação no Senado

Em setembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou publicamente que o MEC enviaria um projeto próprio para tratar do tema. Após articulações, no entanto, ele abriu mão da proposta e passou a apoiar o texto em tramitação na Comissão de Educação, sob relatoria de Diego Garcia). Apesar do consenso entre oposição e governo, nos bastidores, o ministro e deputados travavam disputa velada pelo protagonismo da proposta.

O ministro tem conversado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para acelerar a tramitação do projeto na Casa. O ministro quer que o texto entre em vigor já no próximo ano. Alguns parlamentares da área, consideram que não será possível finalizar as votações ainda neste ano.

"Não tem a menor chance. O governo quer a reforma tributária, o ajuste de gastos, o governo quer tudo. Não vai conseguir entregar tudo", analisa o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Rafael Britto (MDB-AL).

Restrição em São Paulo

No mês passado, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a restrição do uso do dispositivo em escolas. A medida foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas na semana passada. Desde 2007 há legislação sobre o tema em alguns Estados, no entanto, as leis acabaram esbarrando na dificuldade de implementação.

Recentemente, o tema foi tratado em um estudo da Unesco. Segundo a pesquisa, o uso de celulares na escola impacta negativamente na aprendizagem e na concentração dos estudantes. O tema tem sido discutido em outros países do mundo. Recentemente, a Finlândia e a Holanda instituíram legislação sobre o tema.

Estudo da Unesco, braço das Nações Unidas para a educação, mostrou que um em cada quatro países proíbe o uso de dispositivos ou tem políticas sobre o uso de celulares em sala de aula. Pesquisas mostram que o uso de celulares tem impacto na aprendizagem dos estudantes por funcionar como distração. Recentemente, a Finlândia, conhecida pela qualidade de seu sistema educacional, proibiu o uso desses aparelhos nas escolas.