Regina Duarte faz elogios a 'Ainda Estou Aqui'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Regina Duarte falou sobre Ainda Estou Aqui, filme que aborda a ditadura militar e que foi pré-indicado ao Oscar. Os comentários sobre o longa ocorreram durante uma conversa ao podcast Se Lig, veiculado em 16 de dezembro.

"Me deu uma vontade de fazer cinema. Que direção, que texto, que coisa maravilhosa", elogiou. Em seguida, questionou sobre um possível filme de Vale Tudo, folhetim que protagonizou em 1988. "Por que não fazem um filme [de Vale Tudo]?". A novela ganhará um remake na Globo em 2025.

A atriz já viralizou anteriormente com falas polêmicas sobre o regime militar, na época em que era secretária especial de Cultura, no governo de Jair Bolsonaro. Na época, minimizou as mortes ocorridas durante a ditadura, e reforçou que não gostaria que a secretaria de cultura "virasse um obituário".

Nas redes sociais, internautas questionaram se Regina havia compreendido o filme do diretor Walter Salles. "Reconhecer um filme bem dirigido não quer dizer que ela absorveu a mensagem ou o contexto histórico", disse um.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva sobre a mãe, Eunice Paiva (1929 - 2018), Ainda Estou Aqui conta a história da mulher que criou seus cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos após o desaparecimento e assassinato do marido, Rubens Paiva (1929 - 1971), durante a ditadura militar.

Em outra categoria

A Eli Lilly recebeu o aval da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla inglês) para o uso do Zepbound como o primeiro e único medicamento de prescrição para adultos com apneia obstrutiva do sono moderada a grave e obesidade.

Em comunicado, a companhia farmacêutica afirmou que o Zepbound pode ajudar adultos a melhorar seu distúrbio do sono. A apneia obstrutiva é um distúrbio respiratório relacionado ao sono, caracterizado por colapsos completos ou parciais das vias aéreas superiores durante o sono, o que pode levar a pausas na respiração (apneia) ou respiração superficial (hipopneia) e uma diminuição potencial na saturação de oxigênio e/ou despertar do sono.

O Zepbound foi cerca de cinco vezes mais eficaz do que o placebo na redução de interrupções respiratórias em adultos que não estavam em terapia de pressão positiva das vias aéreas, levando a 25 interrupções respiratórias a menos por hora com o Zepbound e cinco com o placebo.

Além da melhora dos sintomas, os adultos que tomaram Zepbound perderam em média 18% do peso corporal, enquanto os adultos que tomaram Zepbound com terapia perderam em média 20% do peso corporal.

Perto das 19h45 (de Brasília), as ações da Eli Lilly subiam 0,91% nas transações após o fechamento da sessão da Bolsa de Nova York, depois de um ganho de 1,35% no pregão regular.

As fortes chuvas desta sexta-feira, 20, fizeram voos em Congonhas, na zona sul de São Paulo, serem desviados para outros aeroportos, informou a Aena, concessionária que administra o local. Em nota, a empresa diz que o aeroporto opera normalmente e está aberto para pousos e decolagens. No entanto, devido às condições meteorológicas, "três voos foram alternados para outros aeroportos".

A empresa não deu detalhes de quais voos foram desviados e para quais terminais se deslocaram. A reportagem buscou contato com as companhias aéreas, e aguarda retorno.

Na tarde da última segunda, 16, Congonhas teve as operações afetadas por conta de rajadas de vento de mais de 60 km/h registradas na área do aeroporto. Ao todo, cinco voos precisaram ter a rota alterada e descer nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. Um voo da companhia aérea Azul, com destino a Brasília, precisou ser cancelado.

As fortes chuvas que caem na capital já deixaram mais de 400 mil endereços sem energia elétrica, segundo balanço divulgado pela concessionária Enel. Em toda a Grande São Paulo, área de cobertura da concessionária, são 662.465 clientes afetados. Em nota, a empresa diz que está com a equipe reforçada para restabelecer o serviço.

No sábado, 21, a previsão é de continuidade do tempo instável, com chuvas de intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE)

"As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e a máxima não deve superar os 25°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 75%. A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco", informou o centro.

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção no início da tarde desta sexta-feira, 10, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. As chuvas vieram acompanhadas por forte ventania. O trânsito também ficou congestionado por razão do temporal.

Conforme o órgão municipal, as áreas de instabilidade se formaram por causa da aproximação de uma frente fria. "Há potencial para precipitação de moderada a forte intensidade, que virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda eventual de granizo. Este cenário aumenta o potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rios e córregos da capital e região metropolitana de São Paulo", afirma o CGE.

As precipitações devem ser mais intensas também no sábado, 21, assim como na quarta-feira, 25, dia de Natal. Com isso, as temperaturas também devem ficar mais amenas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também disse que um temporal provocou quedas de várias árvores em Várzea Paulista, na tarde desta sexta-feira. O caso mais grave foi na Avenida das Lélias, no Jardim Bahia, onde uma árvore caiu sobre fiação energizada. A Defesa Civil interditou a via e acionou equipes da companhia CPFL para a realização de serviço de manutenção no local.

Trânsito na cidade de SP

As chuvas também trouxeram impactos no trânsito da capital paulista. No início da tarde, havia 162 quilômetros de congestionamento na zona oeste. São 145 quilômetros de lentidão na zona leste, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Na zona sul, são 129 quilômetros de congestionamento.

Conforme o monitoramento, os menores índices de lentidão estão no centro e na zona norte, com 49 e 100 quilômetros de lentidão respectivamente.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.