'Ainda Estou Aqui' pode pedir música, quanto orgulho, diz Lula sobre indicações ao Oscar

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

"A turma de 'Ainda Estou Aqui' já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles." A frase é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em publicação no X, antigo Twitter, nesta quinta-feira (23), sobre as indicações do filme Ainda Estou Aqui em três categorias do Oscar 2025. Conforme a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o filme concorre na categoria de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Em outra categoria

O governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, disse nesta quinta-feira, 23, em evento promovido pelo Lide em Zurique, na Suíça, que "não podemos barrar o agro" das discussões sobre transição energética e preservação do meio ambiente. A declaração representa um contraponto entre o que outros participantes falaram.

Enquanto o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, citou medidas adotadas por Brasília para ampliar o uso de energia limpa e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, defendeu que essa discussão não seja polarizada, Barbosa enalteceu o papel do agronegócio na economia brasileira.

"O agronegócio cresceu muito. Não podemos barrar o agro. Na Amazônia, a grande floresta do mundo, tem 30 milhões de brasileiros que moram ali e precisam sobreviver. A economia do nosso país depende muito do crescimento de áreas importantes", declarou Barbosa no Brazil Economic Forum.

O governador ressaltou, porém, que seu Estado "tem essa preocupação e política em curso, de fazer o crescimento econômico com sustentabilidade".

Barbosa fez, ainda, uma crítica branda a países europeus por não terem preservado suas florestas, o que faz com que empresas multinacionais procurem fazer essa "reparação" em países como o Brasil. "Os países europeus talvez não tenham feito as políticas de proteção ambiental da forma como fazemos. Por esse motivo, empresas multinacionais têm a preocupação ambiental com outros lugares que possam fazer essa reparação", declarou.

O governador do Tocantins citou preocupações com as ações do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à pauta ambiental. Trump, por exemplo, em um de seus primeiros atos na presidência, retirou os EUA do Acordo de Paris, o que já tinha feito em seu primeiro mandato, mas havia sido revertido pelo ex-presidente Joe Biden.

Para Barbosa, as críticas a Trump são motivadas pelo fato de a maior parte dos ambientalistas serem "ligados à esquerda". "Eu vi aqui se falando sobre a preocupação com o Donald Trump. Claro que temos de ter preocupação. Mas a questão ambiental é muito mais assídua a sua defesa por ambientalistas ligados à esquerda. Mas sabemos o caráter e o perfil duro do presidente Trump, mas acreditamos também no bom senso e na preocupação com o mundo", afirmou.

A cidade de São Paulo completa 471 anos no próximo sábado, 25, data considerada como feriado municipal. O dia será marcado por comemorações e também por alterações no funcionamento de serviços existentes na capital paulista.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, vão funcionar normalmente as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde (AMAs/UBSs) Integradas, sendo que nestas, a parte da UBS atenderá exclusivamente a população para a vacinação contra gripe, covid-19 e multivacinação.

Veja a seguir os equipamentos que estarão abertos durante o feriado:

- Assistências Médicas Ambulatoriais - das 7h às 19h;

- AMAs/Unidades Básicas de Saúde Integradas - das 7h às 19h;

- Hospitais Municipais;

- Hospitais Dia - tanto os que atuam 12h quanto os que atuam 24h;

- Prontos-socorros municipais;

- Unidades de Pronto Atendimento;

- Centros de Atenção Psicossocial IV;

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192;

- Laboratório de Análises Toxicológicas;

- Complexo Regulador de Urgência e Emergência;

- Centro de Controle de Intoxicações.

No sábado, as doze unidades do Poupatempo localizadas na capital paulista estarão fechadas, em razão do feriado municipal de aniversário da cidade de São Paulo. Os postos voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira, 27, com atendimento presencial.

"Entre os diversos serviços online disponíveis à população, destacam-se a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, consulta de pontos na habilitação, entre outros", afirma o Poupatempo.

Com relação ao rodízio municipal de veículos, o mesmo não terá impacto na cidade em razão da data cair no fim de semana.

O Estado de São Paulo tem atualmente 42 praias impróprias para banho, segundo balanço atualizado pela Cetesb na tarde desta quinta-feira, 23. Em relação aos dados da semana anterior, o número sofreu mínima redução: saiu de 43 para 42.

No início do mês, o Estado chegou a ter 51 praias em más condições. Um surto de virose no Guarujá na virada do ano colocou holofotes sobre a qualidade da água dos mares paulistas. A Cetesb diz que a grande quantidade de praias com má qualidade da água neste início de ano se dá por dois fatores: as chuvas que vêm caindo na região e o maior número de turistas na primeira semana do ano, devido às festas e ao verão.

Conforme o novo boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira, 23, Praia Grande lidera, com seis praias impróprias. São Sebastião, Bertioga, Ubatuba e Ilhabela estão empatadas, cada uma com cinco praias.

Santos, que já teve cinco praias impróprias, saiu da lista. Peruíbe, que chegou a ficar semana passada fora, voltou a fazer parte dela com três praias em más condições.

A agência considera a praia imprópria para banho quando a água apresenta mais de cem colônias de bactérias por 100 mililitros de água, em duas ou mais amostras, em um período de cinco semanas.

Quando uma praia é classificada dessa forma, a faixa de areia é sinalizada com bandeiras vermelhas. A Cetesb orienta os banhistas a evitarem o contato com a água do mar nessas praias. Isso porque a exposição pode representar riscos à saúde.

A Secretaria de Saúde do Estado, com apoio da Cetesb, Sabesp e prefeituras, ainda investiga a fonte que causou o surto de viroses e infecções gastrointestinais na Baixada Santista. Foi identificado norovírus em amostras de pacientes com estes sintomas na região.

Veja as praias impróprias para banho no Estado de São Paulo:

Ubatuba

- Rio Itamambuca

- Perequê-açu

- Itaguá

- Praia de Itaguá

- Santa Rita

Caraguatatuba

- Prainha

- Cocanha

São Sebastião

- Arrastão

- Pontal da Cruz

- Deserta

- Porto Grande

- Preta do Norte

Ilhabela

- Sino

- Saco da Capela

- Itaquanduba

- Itaguaçu

- Veloso

Bertioga

- São Lourenço (Próx. Morro)

- Enseada (Vista Linda)

- Enseada - (Col. Sesc)

- Boraceia - Sul

- Guaratuba

Guarujá

- Perequê

- Enseada (Av. Santa Maria)

São Vicente

- Praia da Divisa

- Milionários

- Gonzaguinha

- Prainha

Praia Grande

- Aviação

- Vila Tupi

- Vila Mirim

- Maracanã

- Real

- Balneário Flórida

Mongaguá

- Central

- Vera Cruz

Itanhaém

- Balneário Jd. Regina

- Balneário Gaivota

- Centro

Peruíbe

- Icaraíba

- Av. São João

- Guaraú