Após falas de Gracyanne no 'BBB 25, Belo demonstra apoio e nega traição

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Belo usou seu perfil no Instagram nesta terça-feira, 4, para falar sobre Gracyanne Barbosa, sua ex-mulher e participante do Big Brother Brasil 25. A musa fitness foi alvo de comentários maldosos nas redes sociais em meio às declarações sobre o relacionamento dela com o cantor.

Gracyanne citou o ex-marido durante uma conversa com os brothers. Na ocasião, ela comentou sobre a postura de Diogo Almeida em relação à sua ficante no reality, Aline Patriarca, e fez uma comparação com seu antigo relacionamento.

"Minha régua de um homem tratar uma mulher é alta. Belo sempre me tratou como uma rainha, o que eu acho que é o que ela merece", afirmou a musa fitness. Com o comentário, internautas disseram que, ainda assim, a musa fitness teria traído o cantor.

Nos Stories, Belo fez questão de reforçar que sempre houve amor e respeito entre eles, mesmo após o término conturbado.

"Venho aqui falar sobre a minha ex-esposa, minha parceira de tantos anos, a mulher que sempre esteve ao meu lado e que hoje segue a sua trajetória no Big Brother", iniciou o cantor. Ele ressaltou que, apesar das especulações sobre a relação, ambos sempre mantiveram cumplicidade e carinho.

No desabafo, Belo admitiu que o casamento com Gracyanne enfrentou altos e baixos, mas afirmou que o término aconteceu porque os dois já viviam vidas separadas, mesmo sob o mesmo teto.

"Não houve traição, não houve desrespeito - apenas dois corações que, em sua caminhada, seguiram rumos distintos", explicou o cantor, negando os rumores sobre infidelidade. Os dois foram casados por 16 anos e anunciaram o fim do casamento em abril de 2024.

Belo também aproveitou a publicação para elogiar a ex, destacando sua força e coragem dentro do reality. "O que vejo hoje é uma mulher forte, corajosa, que não tem medo de mostrar a sua verdade. E sigo aqui, torcendo para que ela brilhe e conquiste o seu espaço, porque quem conhece a nossa história sabe o quanto ela merece", declarou, deixando claro seu apoio a Gracyanne e à sua irmã, Giovanna Jacobina, que também está no Paredão.

Em outra categoria

O governo federal pretende reduzir, de 20% para 15%, o limite de alimentos processados e ultraprocessados nas merendas das escolas públicas, com a meta de chegar a 10% até 2026. A medida será formalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), marcado para esta terça-feira, 4, em Brasília.

De acordo com o governo, a iniciativa deve beneficiar 40 milhões de alunos em cerca de 150 mil escolas públicas, que fornecem R$ 10 bilhões em refeições anualmente. "O objetivo é oferecer uma alimentação mais saudável aos estudantes, com cardápios mais equilibrados", afirma.

A medida também visa regulamentar a aquisição de alimentos com recursos do Pnae por meio da agricultura familiar, com prioridade para assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, além de grupos formais e informais de mulheres. Segundo o Executivo federal, atualmente, pelo menos 30% dos recursos do Pnae devem ser obrigatoriamente destinados à compra de itens da agricultura familiar.

Durante o encontro, o governo também deve lançar o Projeto Alimentação Nota 10, que tem como objetivo capacitar merendeiras e nutricionistas do Pnae em segurança alimentar e nutricional. O investimento será de R$ 4,7 milhões, em parceria com instituições como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Itaipu Binacional e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

O que são alimentos processados e ultraprocessados?

De acordo com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP), os alimentos processados e ultraprocessados são classificados com base no grau de processamento a que são submetidos.

Processados: são aqueles que passam por processos industriais que alteram sua natureza, como congelamento, fermentação ou pasteurização. Normalmente, esses alimentos mantêm suas características originais, mas podem ter ingredientes adicionados, como sal, açúcar, óleos e conservantes. Pães, queijos e vegetais enlatados são alguns exemplos.

Ultraprocessados: são aqueles que passaram por processos industriais mais complexos e contêm uma grande quantidade de ingredientes artificiais, como corantes, conservantes, estabilizantes e aromatizantes. Esses alimentos geralmente possuem pouco ou nenhum alimento inteiro em sua composição e são ricos em substâncias aditivas que não são encontradas em preparações caseiras. Exemplos incluem refrigerantes, salgadinhos e biscoitos industrializados.

De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos e com o Guia Alimentar para a População Brasileira, os alimentos ultraprocessados não devem ser oferecidos para crianças e precisam ser evitados até mesmo pelos adultos, uma vez que estão associados a doenças como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Na avaliação do epidemiologista Carlos Augusto Monteiro, criador do termo "ultraprocessados" e coordenador do Nupens, a análise por faixa etária revela que, quanto mais velha a pessoa, menor o consumo de ultraprocessados. Em contrapartida, quanto mais jovem, maior o consumo, com os adolescentes sendo o grupo que mais consome esses produtos. "Isso mostra que os hábitos e as preferências são formados desde a infância", afirmou Monteiro, em entrevista concedida ao Estadão.

Segundo o médico, os ultraprocessados têm grande responsabilidade no aumento dos níveis de obesidade, doença que se tornou uma epidemia no Brasil e no mundo. Para Monteiro, uma das principais formas de reverter esse quadro é adotar uma alimentação saudável, algo mais simples do que se imagina.

"É uma alimentação muito parecida com a que os nossos avós consumiam. Basicamente, uma parte da comida que consumimos deve passar pela cozinha. Hoje, grande parte vem das fábricas, e isso não é natural."

Um policial civil foi morto a tiros após tentar matar a namorada, também policial civil, dentro da delegacia onde ela trabalha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta terça-feira, 4. A mulher está internada em estado grave. Outras três pessoas tiveram ferimentos leves. Segundo a Polícia Civil do Rio, nos pertences do agente morto foram encontrados remédios para esquizofrenia, o que pode indicar que ele estava em surto psicótico.

Eram 11h30 quando o policial Vinícius Silva de Souza, de 29 anos, chegou à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, que funciona em prédio anexo à 59.ª Delegacia de Polícia, no Jardim 25 de Agosto, e se dirigiu à policial civil Viviane Maia da Rosa, de 33 anos, que trabalha na Deam. Segundo a Polícia Civil, ambos mantinham um relacionamento amoroso e ela havia se queixado de um "conflito" com ele.

Souza disparou quatro tiros em direção a Viviane, que foi atingida. Outro policial da Deam reagiu atirando contra Souza, que correu em direção à 59 DP. Lá, Souza atirou contra outros policiais civis e militares, que reagiram. No tiroteio, Souza foi baleado e morreu no local.

A policial foi socorrida para o hospital municipal Moacyr do Carmo, também em Duque de Caxias. Segundo a Polícia Civil, ela foi submetida a cirurgia e seu estado de saúde é grave.

A delegacia foi parcialmente interditada para a perícia. A investigação está em andamento pela 59.ª DP e pela Deam de Duque de Caxias, com apoio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).

Por enquanto, a única suspeita é de que Souza estivesse em surto psicótico, devido aos remédios para esquizofrenia que foram encontrados em seus pertences.

A secretaria estadual de Polícia Civil se solidarizou com as vítimas e informou que está oferecendo o suporte necessário às famílias dos dois policiais civis.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 4, os resultados da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025.

Os inscritos poderão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessar). Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o País - deste total de bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.

Os estudantes selecionados deverão realizar a entrega da documentação da primeira chamada entre os dias 4 a 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio eletrônico.

O Prouni é o programa federal que oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.